| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6599Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | SANTOS, Wyerlyan Sousa | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7867922046801624 | por |
| dc.contributor.advisor1 | GUERINI, Silvete Coradi | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0527275499843168 | por |
| dc.contributor.referee1 | GUERINI, Silvete Coradi | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0527275499843168 | por |
| dc.contributor.referee2 | DUARTE, Ana Lúcia Cunha | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7783722596524788 | por |
| dc.contributor.referee3 | SILVA NETO, Benjamim Cardoso da | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9991793232127565 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-11-10T12:47:48Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-29 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Wyerlyan Sousa. O modelo de educação integral implantado no Maranhão e o indicador de qualidade: Caso de uma escola da rede pública de ensino estadual. 2025. 79 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6599 | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga a influência do modelo de educação integral nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica no Maranhão, com foco na análise comparativa de dois modelos educacionais: os Centros Educa Mais, de abordagem propedêutica, e os Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, que integram formação acadêmica e técnico-profissional. A fundamentação teórica explora o conceito de educação integral, que transcende a transmissão de conhecimentos acadêmicos para abarcar o desenvolvimento integral do indivíduo. Com base em autores como John Dewey, Anísio Teixeira e Paulo Freire, compreende-se a educação como um processo contínuo e interativo, no qual o aprendizado integra aspectos sociais, emocionais e cognitivos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise comparativa seguindo a perspectiva de Gil e análise de conteúdo de Bardin. Os dados foram coletados a partir de relatórios oficiais do IDEB e da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Os resultados indicam que os modelos de educação integral apresentam desempenho significativamente superior em relação ao ensino tradicional. Em 2023, o IDEB das escolas integrais ficou acima de 4,0. Já a análise do Plano de Recomposição de Aprendizagem revela padrões na escolha dos descritores e metodologias adotadas, evidenciando um equilíbrio entre abordagens tradicionais e estratégias ativas. Conclui-se que o modelo de educação integral tem o potencial de contribuir com a educação no Maranhão, reduzindo desigualdades educacionais e elevando a qualidade do ensino. No entanto, políticas públicas devem assegurar que a expansão desses modelos ocorra de forma equitativa, garantindo acesso amplo e inclusivo a todos os estudantes. | por |
| dc.description.abstract | This research investigates the influence of the full-time education model on the Basic Education Development Index (IDEB) in Maranhão, focusing on the comparative analysis of two educational models: Centros Educa Mais, with a propaedeutic approach, and the State Institutes of Education, Science and Technology of Maranhão (IEMAs), which integrate academic and technical-professional training. The theoretical framework explores the concept of full-time education, which transcends the transmission of academic knowledge to encompass the holistic development of the individual. Drawing on authors such as John Dewey, Anísio Teixeira, and Paulo Freire, education is understood as a continuous and interactive process in which learning integrates social, emotional, and cognitive dimensions. The research adopts a qualitative approach, applying comparative analysis based on Gil’s perspective and content analysis according to Bardin. Data were collected from official IDEB reports and the Maranhão State Department of Education. The results indicate that full-time education models perform significantly better than traditional teaching. In 2023, while the IDEB of full-time schools exceeded 4.0, the analysis of the Learning Recovery Plan revealed patterns in the selection of descriptors and methodologies, showing a balance between traditional approaches and active strategies. It is concluded that the full-time education model has the potential to contribute to education in Maranhão by reducing educational inequalities and improving teaching quality. However, public policies must ensure that the expansion of these models occurs equitably, guaranteeing broad and inclusive access for all students. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-11-10T12:47:48Z No. of bitstreams: 1 Wyerlyan Sousa Santos.pdf: 1403056 bytes, checksum: ef30ba366efb424787189ba429c86966 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-10T12:47:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wyerlyan Sousa Santos.pdf: 1403056 bytes, checksum: ef30ba366efb424787189ba429c86966 (MD5) Previous issue date: 2025-08-29 | eng |
| dc.description.sponsorship | CAPES | por |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
| dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UFMA | por |
| dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação Integral; | por |
| dc.subject | IDEB; | por |
| dc.subject | Centros Educa Mais | por |
| dc.subject | Full-Time Education; | eng |
| dc.subject | IDEB; | eng |
| dc.subject | Centros Educa Mais | eng |
| dc.subject.cnpq | Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação | por |
| dc.title | O MODELO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL IMPLANTADO NO MARANHÃO E O INDICADOR DE QUALIDADE: CASO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL | por |
| dc.title.alternative | The Comprehensive Education Model Implemented in Maranhão and the Quality Indicator: A Case Study of a State Public School | eng |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Wyerlyan Sousa Santos.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
