Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCONCEIÇÃO, Ananda Itsu Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4114519455510816por
dc.contributor.advisor1SILVA NETO, Benjamim Cardoso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9991793232127565por
dc.contributor.referee1SILVA NETO  , Benjamim Cardoso da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9991793232127565  por
dc.contributor.referee2CASTRO, Raimundo Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993234233817713por
dc.contributor.referee3MELO, Rayane de Jesus Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9699495735241377por
dc.date.accessioned2025-11-10T12:06:39Z-
dc.date.issued2025-08-28-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Ananda Itsu Moraes. Uma revisão sistemática sobre etnomatemática no ensino de Matemática: Por entre propostas didáticas e conteúdos. 2025. 115 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6598-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga como os saberes e fazeres populares vêm sendo incorporados ao ensino de Matemática na Educação Básica em pesquisas de dissertações e teses brasileiras e como o reconhecimento desses saberes e fazeres são mobilizadas em propostas didáticas. A pergunta norteadora do estudo é: Como as práticas etnomatemáticas têm sido incorporadas em propostas didáticas para o ensino de Matemática na Educação Básica a partir de pesquisas de dissertações e teses brasileiras? O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar propostas pedagógicas, desenvolvidas no âmbito da pós-graduação no período de 2013 a 2023, sobre Etnomatemática e direcionadas ao ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica. A metodologia se estrutura em torno de um estudo qualitativo, com procedimento de Revisão Sistemática de Literatura. Com as buscas nas plataformas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foram selecionados 69 trabalhos dentre dissertações e teses defendidas de 2013 e 2023, que foram analisadas com base nas práticas etnomatemáticas, conteúdos matemáticos e propostas didáticas apresentadas. Os resultados proporcionaram a identificação de oito classificações temáticas que organizam os contextos culturais mobilizados: saberes agrícolas e rurais; artesanais e industriais; dos povos originários; ribeirinhos; de origem africana; de grupos de trabalhadores; na educação inclusiva; e de comunidades/bairros. A análise evidencia o potencial da Etnomatemática para promover uma educação mais contextualizada e significativa, ainda que desafios persistam quanto à formação docente e à consolidação dessas práticas no currículo escolar. Esperamos com esta dissertação contribuir para o aprimoramento das práticas docentes, propondo abordagens significativas para o ensino de Matemática.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates how popular knowledge and practices have been incorporated into mathematics teaching in basic education in Brazilian dissertation and theses research, and how the recognition of these knowledge and practices is mobilized in didactic proposals. The guiding question of the study is: How have ethnomathematical practices been incorporated into didactic proposals for mathematics teaching in basic education based on Brazilian dissertation and theses research? The general objective of this research was to analyze pedagogical proposals, developed within the scope of graduate programs from 2013 to 2023, on ethnomathematics and aimed at teaching mathematical content in basic education. The methodology is structured around a qualitative study, with a systematic literature review procedure. Through searches on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), 69 papers were selected from among dissertations and theses defended between 2013 and 2023. These works were analyzed based on their ethnomathematical practices, mathematical content, and pedagogical proposals. The results led to the identification of eight thematic classifications that organize the cultural contexts mobilized: agricultural and rural knowledge; artisanal and industrial knowledge; knowledge of indigenous peoples; riverside communities; knowledge of African origin; knowledge of labor groups; knowledge in inclusive education; and knowledge of communities/neighborhoods. The analysis highlights the potential of ethnomathematics to promote a more contextualized and meaningful education, although challenges persist regarding teacher training and the consolidation of these practices in the school curriculum. We hope with this dissertation to contribute to the improvement of teaching practices by proposing meaningful approaches to mathematics teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-11-10T12:06:39Z No. of bitstreams: 1 ANANDA ITSU MORAES CONCEIÇÃO.pdf: 1844969 bytes, checksum: b96e08d07442dfa5738a7f20378f4f17 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-10T12:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANANDA ITSU MORAES CONCEIÇÃO.pdf: 1844969 bytes, checksum: b96e08d07442dfa5738a7f20378f4f17 (MD5) Previous issue date: 2025-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Etnomatemática;por
dc.subjectEducação Básica;por
dc.subjectConteúdos Matemáticos;por
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectEthnomathematics Program;eng
dc.subjectBasic Education;eng
dc.subjectMathematical Contents;eng
dc.subjectPedagogical Practiceseng
dc.subject.cnpqCurrículos Específicos para Níveis e Tipos de Educaçãopor
dc.titleUMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: POR ENTRE PROPOSTAS DIDÁTICAS E CONTEÚDOSpor
dc.title.alternativeA SYSTEMATIC REVIEW ON ETHNOMATHEMATICS IN MATHEMATICS TEACHING: BETWEEN DIDACTIC PROPOSALS AND CONTENTeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANANDA ITSU MORAES CONCEIÇÃO.pdfDissertação de Mestrado1,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.