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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6598| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: POR ENTRE PROPOSTAS DIDÁTICAS E CONTEÚDOS |
| Título(s) alternativo(s): | A SYSTEMATIC REVIEW ON ETHNOMATHEMATICS IN MATHEMATICS TEACHING: BETWEEN DIDACTIC PROPOSALS AND CONTENT |
| Autor: | CONCEIÇÃO, Ananda Itsu Moraes ![]() |
| Primeiro orientador: | SILVA NETO, Benjamim Cardoso da |
| Primeiro membro da banca: | SILVA NETO , Benjamim Cardoso da |
| Segundo membro da banca: | CASTRO, Raimundo Santos de |
| Terceiro membro da banca: | MELO, Rayane de Jesus Santos |
| Resumo: | Esta dissertação investiga como os saberes e fazeres populares vêm sendo incorporados ao ensino de Matemática na Educação Básica em pesquisas de dissertações e teses brasileiras e como o reconhecimento desses saberes e fazeres são mobilizadas em propostas didáticas. A pergunta norteadora do estudo é: Como as práticas etnomatemáticas têm sido incorporadas em propostas didáticas para o ensino de Matemática na Educação Básica a partir de pesquisas de dissertações e teses brasileiras? O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar propostas pedagógicas, desenvolvidas no âmbito da pós-graduação no período de 2013 a 2023, sobre Etnomatemática e direcionadas ao ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica. A metodologia se estrutura em torno de um estudo qualitativo, com procedimento de Revisão Sistemática de Literatura. Com as buscas nas plataformas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foram selecionados 69 trabalhos dentre dissertações e teses defendidas de 2013 e 2023, que foram analisadas com base nas práticas etnomatemáticas, conteúdos matemáticos e propostas didáticas apresentadas. Os resultados proporcionaram a identificação de oito classificações temáticas que organizam os contextos culturais mobilizados: saberes agrícolas e rurais; artesanais e industriais; dos povos originários; ribeirinhos; de origem africana; de grupos de trabalhadores; na educação inclusiva; e de comunidades/bairros. A análise evidencia o potencial da Etnomatemática para promover uma educação mais contextualizada e significativa, ainda que desafios persistam quanto à formação docente e à consolidação dessas práticas no currículo escolar. Esperamos com esta dissertação contribuir para o aprimoramento das práticas docentes, propondo abordagens significativas para o ensino de Matemática. |
| Abstract: | This dissertation investigates how popular knowledge and practices have been incorporated into mathematics teaching in basic education in Brazilian dissertation and theses research, and how the recognition of these knowledge and practices is mobilized in didactic proposals. The guiding question of the study is: How have ethnomathematical practices been incorporated into didactic proposals for mathematics teaching in basic education based on Brazilian dissertation and theses research? The general objective of this research was to analyze pedagogical proposals, developed within the scope of graduate programs from 2013 to 2023, on ethnomathematics and aimed at teaching mathematical content in basic education. The methodology is structured around a qualitative study, with a systematic literature review procedure. Through searches on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), 69 papers were selected from among dissertations and theses defended between 2013 and 2023. These works were analyzed based on their ethnomathematical practices, mathematical content, and pedagogical proposals. The results led to the identification of eight thematic classifications that organize the cultural contexts mobilized: agricultural and rural knowledge; artisanal and industrial knowledge; knowledge of indigenous peoples; riverside communities; knowledge of African origin; knowledge of labor groups; knowledge in inclusive education; and knowledge of communities/neighborhoods. The analysis highlights the potential of ethnomathematics to promote a more contextualized and meaningful education, although challenges persist regarding teacher training and the consolidation of these practices in the school curriculum. We hope with this dissertation to contribute to the improvement of teaching practices by proposing meaningful approaches to mathematics teaching. |
| Palavras-chave: | Programa Etnomatemática; Educação Básica; Conteúdos Matemáticos; Práticas Pedagógicas Ethnomathematics Program; Basic Education; Mathematical Contents; Pedagogical Practices |
| Área(s) do CNPq: | Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
| Citação: | CONCEIÇÃO, Ananda Itsu Moraes. Uma revisão sistemática sobre etnomatemática no ensino de Matemática: Por entre propostas didáticas e conteúdos. 2025. 115 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6598 |
| Data de defesa: | 28-Ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ANANDA ITSU MORAES CONCEIÇÃO.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,8 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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