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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6596| Tipo do documento: | Tese |
| Título: | IMPACTOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO SOBRE A FORMAÇÃO E INSERÇÃO LABORAL DE EGRESSOS DO IFMA |
| Título(s) alternativo(s): | IMPACTS OF VOCATIONAL TECHNICAL EDUCATION INTEGRATED WITH HIGH SCHOOL ON THE TRAINING AND LABOR RELEASE OF IFMA GRADUATES |
| Autor: | CARDOSO, Livia Maria Mendonça Jansen de Mello ![]() |
| Primeiro orientador: | LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada |
| Primeiro membro da banca: | LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada |
| Segundo membro da banca: | PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno |
| Terceiro membro da banca: | MORAES, Lélia Cristina Silveira de |
| Quarto membro da banca: | PEDROSA, Eliane Maria Pinto |
| Quinto membro da banca: | PINTO, Edvan Wilson Ferreira |
| Resumo: | O presente estudo teve por objetivo investigar os possíveis impactos da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio sobre a formação e inserção laboral de egressos do IFMA. A pesquisa analisou as relações entre educação e trabalho no contexto do capitalismo contemporâneo, discutindo as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais que moldaram as experiências de trabalho e educação dos indivíduos, além de diferentes perspectivas sobre o papel da educação na sociedade. O trabalho também examinou a trajetória da educação profissional no Brasil, desde suas origens no período colonial até as reformas contemporâneas, abordando as transformações econômicas, sociais e políticas que influenciaram a educação profissional e destacando os principais marcos legais e políticas públicas implementadas ao longo dos anos, tendo como foco as políticas públicas de Educação Profissional Técnica Integrada. Por fim, a partir de uma abordagem crítica, o estudo examinou os efeitos da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio sobre a formação e inserção laboral de egressos do IFMA, tomando como referência empírica a realidade do Campus São Luís – Monte Castelo no período de 2020 a 2024. A metodologia utilizada incluiu levantamento bibliográfico, análise de dados secundários e aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com egressos. Os resultados indicaram que a Educação Profissional Técnica Integrada favorece a continuidade dos estudos e contribui parcialmente para a inserção dos egressos no mercado de trabalho, além de promover impactos positivos para além da formação profissional, abrangendo outros aspectos importantes da formação do indivíduo como desenvolvimento pessoal, participação sociopolítica e cultural e compreensão da realidade social. Entretanto, constatou-se que ainda persistem desafios relacionados à inserção laboral qualificada, à adequação curricular e à superação da dualidade estrutural presente no sistema educacional brasileiro. A análise apontou a necessidade de políticas públicas mais efetivas no sentido de promover uma formação integral e emancipadora, garantindo a efetiva democratização do acesso a oportunidades educacionais e profissionais. |
| Abstract: | This study aimed to investigate the potencial impacts of Integrated Technical Vocational Education to High School on the training and integration of IFMA graduates into the labor market. The research analyzed the relationship between education and work in the context of contemporary capitalism, discussing the technological, economic, and social changes that have shaped individuals’ educational and work experiences, as well as different perspectives on the role of education in society. The work also examined the trajectory of vocational education in Brazil, from its origins in the colonial period to contemporary reforms, addressing the economic, social, and political transformations that have influenced vocational education and highlighting the main legal milestones and public policies implemented over the years, with a focus on public policies for Integrated Technical Vocational Education. Drawing on a critical perspective, the study examined the effects of Integrated Technical Vocational Education on the training and integration of IFMA graduates into the labor market, using as empirical reference the reality of the Campus São Luís – Monte Castelo from 2020 to 2024. The methodology used included literature review, analysis of secondary data, and application of questionnaires and semi-structured interviews with graduates. The results indicated that Integrated Technical Vocational Education favors the continuation of studies and partially contributes to graduates' entry into the job market. Moreover, it also promoted positive impacts beyond professional training, encompassing other importante aspects of individual formation, such as personal development, sociopolitical and cultural participation, and a greater understanding of social reality. However, challenges remain regarding qualified labor market integration, curriculum adequacy, and overcoming the structural duality present in the brazilian educational system. The analysis highlighted the need for more effective public policies to promote comprehensive and emancipatory education, ensuring the true democratization of access to educational and professional opportunities. |
| Palavras-chave: | Educação Profissional Integrada; Mercado de trabalho; Dualidade estrutural; Formação integral Integrated Vocational Education; Labor market; Structural duality; Comprehensive formation |
| Área(s) do CNPq: | Economia dos Recursos Humanos |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSO |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO |
| Citação: | CARDOSO, Livia Maria Mendonça Jansen de Mello. Impactos da educação profissional técnica integrada ao ensino médio sobre a formação e inserção laboral de egressos do IFMA. 2025. 181 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6596 |
| Data de defesa: | 6-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LIVIA MARIA MENDONÇA JANSEN DE MELLO CARDOSO.pdf | Tese de Doutorado | 1,41 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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