Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, Livia Maria Mendonça Jansen de Mello-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3247316848980931por
dc.contributor.advisor1LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7758192020816194por
dc.contributor.referee1LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7758192020816194por
dc.contributor.referee2PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770414667943660por
dc.contributor.referee3MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee4PEDROSA, Eliane Maria Pinto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2211939453989786por
dc.contributor.referee5PINTO, Edvan Wilson Ferreira-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3909346081675328por
dc.date.accessioned2025-11-07T11:41:24Z-
dc.date.issued2025-10-06-
dc.identifier.citationCARDOSO, Livia Maria Mendonça Jansen de Mello. Impactos da educação profissional técnica integrada ao ensino médio sobre a formação e inserção laboral de egressos do IFMA. 2025. 181 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6596-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo investigar os possíveis impactos da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio sobre a formação e inserção laboral de egressos do IFMA. A pesquisa analisou as relações entre educação e trabalho no contexto do capitalismo contemporâneo, discutindo as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais que moldaram as experiências de trabalho e educação dos indivíduos, além de diferentes perspectivas sobre o papel da educação na sociedade. O trabalho também examinou a trajetória da educação profissional no Brasil, desde suas origens no período colonial até as reformas contemporâneas, abordando as transformações econômicas, sociais e políticas que influenciaram a educação profissional e destacando os principais marcos legais e políticas públicas implementadas ao longo dos anos, tendo como foco as políticas públicas de Educação Profissional Técnica Integrada. Por fim, a partir de uma abordagem crítica, o estudo examinou os efeitos da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio sobre a formação e inserção laboral de egressos do IFMA, tomando como referência empírica a realidade do Campus São Luís – Monte Castelo no período de 2020 a 2024. A metodologia utilizada incluiu levantamento bibliográfico, análise de dados secundários e aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com egressos. Os resultados indicaram que a Educação Profissional Técnica Integrada favorece a continuidade dos estudos e contribui parcialmente para a inserção dos egressos no mercado de trabalho, além de promover impactos positivos para além da formação profissional, abrangendo outros aspectos importantes da formação do indivíduo como desenvolvimento pessoal, participação sociopolítica e cultural e compreensão da realidade social. Entretanto, constatou-se que ainda persistem desafios relacionados à inserção laboral qualificada, à adequação curricular e à superação da dualidade estrutural presente no sistema educacional brasileiro. A análise apontou a necessidade de políticas públicas mais efetivas no sentido de promover uma formação integral e emancipadora, garantindo a efetiva democratização do acesso a oportunidades educacionais e profissionais.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the potencial impacts of Integrated Technical Vocational Education to High School on the training and integration of IFMA graduates into the labor market. The research analyzed the relationship between education and work in the context of contemporary capitalism, discussing the technological, economic, and social changes that have shaped individuals’ educational and work experiences, as well as different perspectives on the role of education in society. The work also examined the trajectory of vocational education in Brazil, from its origins in the colonial period to contemporary reforms, addressing the economic, social, and political transformations that have influenced vocational education and highlighting the main legal milestones and public policies implemented over the years, with a focus on public policies for Integrated Technical Vocational Education. Drawing on a critical perspective, the study examined the effects of Integrated Technical Vocational Education on the training and integration of IFMA graduates into the labor market, using as empirical reference the reality of the Campus São Luís – Monte Castelo from 2020 to 2024. The methodology used included literature review, analysis of secondary data, and application of questionnaires and semi-structured interviews with graduates. The results indicated that Integrated Technical Vocational Education favors the continuation of studies and partially contributes to graduates' entry into the job market. Moreover, it also promoted positive impacts beyond professional training, encompassing other importante aspects of individual formation, such as personal development, sociopolitical and cultural participation, and a greater understanding of social reality. However, challenges remain regarding qualified labor market integration, curriculum adequacy, and overcoming the structural duality present in the brazilian educational system. The analysis highlighted the need for more effective public policies to promote comprehensive and emancipatory education, ensuring the true democratization of access to educational and professional opportunities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-11-07T11:41:24Z No. of bitstreams: 1 LIVIA MARIA MENDONÇA JANSEN DE MELLO CARDOSO.pdf: 1448558 bytes, checksum: 8b6c919546d402c412b7e0f972f97344 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-07T11:41:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIVIA MARIA MENDONÇA JANSEN DE MELLO CARDOSO.pdf: 1448558 bytes, checksum: 8b6c919546d402c412b7e0f972f97344 (MD5) Previous issue date: 2025-10-06eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissional Integrada;por
dc.subjectMercado de trabalho;por
dc.subjectDualidade estrutural;por
dc.subjectFormação integralpor
dc.subjectIntegrated Vocational Education;eng
dc.subjectLabor market;eng
dc.subjectStructural duality;eng
dc.subjectComprehensive formationeng
dc.subject.cnpqEconomia dos Recursos Humanospor
dc.titleIMPACTOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO SOBRE A FORMAÇÃO E INSERÇÃO LABORAL DE EGRESSOS DO IFMApor
dc.title.alternativeIMPACTS OF VOCATIONAL TECHNICAL EDUCATION INTEGRATED WITH HIGH SCHOOL ON THE TRAINING AND LABOR RELEASE OF IFMA GRADUATESeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVIA MARIA MENDONÇA JANSEN DE MELLO CARDOSO.pdfTese de Doutorado1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.