| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6595Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | FONTENELE, Cristhiane Sampaio Aragão | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5320326769729157 | por |
| dc.contributor.advisor1 | NUNES, Antonio de Assis Cruz | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108242146594455 | por |
| dc.contributor.referee1 | NUNES, Antonio de Assis Cruz | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108242146594455 | por |
| dc.contributor.referee2 | SILVA, Mariléia Santos Cruz da | - |
| dc.contributor.referee3 | SANTOS, Rosenverck Estrela | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4940964956801562 | por |
| dc.contributor.referee4 | BRAGA, Ludmila Portela Gondim | - |
| dc.contributor.referee5 | RODRIGUES, Savio José Dias | - |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/6651677724491621 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-11-07T11:05:00Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
| dc.identifier.citation | FONTENELE, Cristhiane Sampaio Aragão. Pedagogia de projetos no contexto da educação para as relações étnico-raciais da população negra: Uma proposta didática sobre João do Vale. 2025. 228 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6595 | - |
| dc.description.resumo | A pesquisa aborda a Pedagogia de projetos no contexto da educação para as relações étnico-raciais da população negra: uma proposta didática sobre João do Vale, é uma investigação realizada no âmbito do mestrado profissional. A pesquisa partiu da seguinte situação problema: Como a história de João do Vale na Unidade de Ensino Professora Wilna Bezerra em Pedreiras-Ma, poderá ser desenvolvida por meio da metodologia de pedagogia de projetos no ensino de Geografia à luz da educação para as relações étnico-raciais? A partir desta questão, formulamos o objetivo geral de Investigar sobre a Geografia no contexto ERER na Unidade de Ensino Professora Wilna Bezerra em Pedreiras-Ma, visando a produção de um E-book com orientações didáticas e pedagógicas sobre o uso da pedagogia de projetos do estudo do lugar, vida e obra de João do Vale. Para alcançarmos o que foi proposto realizamos uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso (Yin, 2001) e a abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa são professores de geografia do 6º ao 9º ano e coordenação pedagógica. Os instrumentos de coleta dos dados, foram observações sistemáticas e entrevista semistruturadas (Lakatos (2011). Os dados foram analisados em quadros. Para a fundamentação teórica da pesquisa, visitamos os autores: Brasil (2004, 2004a, 2009, 2018), Bender (2014), Fernandes (2012), Goodson (2007), Hernandez (1998), Junior (2021), Krause (2014), Nogueira (2013), Silva e Pezzato (2014), dentre outras. A dissertação está estruturada em seis seções: Na primeira seção está a introdução, contendo uma síntese da construção teórica e metodológica da pesquisa. Na segunda seção elencou-se o currículo de geografia do ensino fundamental no contexto da Educação para as Relações Étnico-Raciais na BNCC e nos marcos legais. Na terceira, aborda sobre os projetos como metodologia centrada na atividade dos alunos/estudantes e o ensino de geografia, como percurso trilhado a partir da Relações Étnico-Raciais e também uma possibilidade no ensino de geografia. Na quarta seção, pontuamos sobre o lugar de origem, vida e obra de João do Vale. A quinta seção, abordamos sobre a pesquisa empírica, que ficou subdividida em: Caracterização da escola; Trilhas metodológicas; Análises e interpretações dos participantes da pesquisa; e o produto educacional. Na sexta seção, concluimos que a questão central e os objetivos foram respondidos, no entanto, não de maneira positiva, sobre a aplicação da metodologia e da implementação da lei nº 10.639/2003. A partir das seções teóricas produzidas, os resultados da pesquisa apontam a relevância do processo ensino-aprendizagem pautado em metodologias que interajam com os demais componentes curriculares. Outro aspecto, é uma educação que respeite todos os autores envolvidos na educação, em destaqueo povo afro-brasileiro. Sobre este caminho, propomos o rompimento com o preconceito. | por |
| dc.description.abstract | The research addresses Project Pedagogy in the context of education for ethnic-racial relations of the black population: a didactic proposal about João do Vale, is an investigation carried out within the scope of the professional master’s degree. The research started from the following problem situation: How can the story of João do Vale at the Professora Wilna Bezerra Teaching Unit in Pedreiras – MA, be developed through the methodology of project pedagogy in the teaching of geography in the light of education for ethnic-racial relations? From this question, we formulated the general objective of investigating geography in the ERER context at the Professora Wilna Bezerra Teaching Unit in Pedreiras – MA, aiming at the production of an E-book with didactic and pedagogical guidelines on the use of project pedagogy in the study of the place, life and work of João do Vale. In order to achieve what was prospesed, we carried out a case study field research (Yin, 2001) and a qualitative approach. The research participants are geography teachers from the six to the nine grade and pedagogical coordinators. The data collection instruments were systematic obsrvations and semi-structured interviews (Lakatos, 2011). The data were analyzed in tables. For the theoretical basic of the research, we visited the authors: Brasil (2004, 2004a, 2009, 2018), Bender (2014), Fernandes (2012), Goodson (2007), Hernandez (1998), Junior (2021), Krause (2014), Nogueira (2013), Silva e Pezzato (2014), among others. The dissertation is strutured in six sections: The first section the introduction, containing a summary of the theoretical and methodological construction of the research. The second section outlines the elementary school geography curriculum within the context of Education for Ethnic-Racial Relations in the BNCC (National Council for the Development of Racial and Cutural Relations) and legal frameworks. The third section addresses projects as a methodology centered on student activity and geography teaching, both as a path taken from Ethnic-Racial Relations and as a possibility in geography teaching. The Fourth section discusses João do Vale place of origin, life, and work. The fifth section addresses the empirical research. Which was subdivided into:School characterization; methodological paths; Participants’ analyses and interpretations and the educational product.In the sixth session, we concluded that the central question and objectives were answered. However, not in a positive way, regarding the application of the methodology and the implementation of law nº 10.639/2003. Based on the theoretical sections produced, the results of the research point to the relevance of the teaching-learning process based on methodologies that interact with the other curricular components. Another aspect is the respect for the Afro-Brazilian people. On this path, we propose breaking with prejudice. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-11-07T11:05:00Z No. of bitstreams: 1 CRISTHIANE SAMPAIO ARAGÃO FONTENELE.pdf: 22623680 bytes, checksum: 0d82791015fe8693536a982308643ec7 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-07T11:05:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRISTHIANE SAMPAIO ARAGÃO FONTENELE.pdf: 22623680 bytes, checksum: 0d82791015fe8693536a982308643ec7 (MD5) Previous issue date: 2025-07-29 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
| dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UFMA | por |
| dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Currículo; | por |
| dc.subject | Pedagogia de Projetos; | por |
| dc.subject | Relações Étnicos Raciais; | por |
| dc.subject | Ensino de Geografia; | por |
| dc.subject | João do Vale | por |
| dc.subject | Curriculum; | eng |
| dc.subject | Project Pedagogy; | eng |
| dc.subject | Ethnic-racial Relations; | eng |
| dc.subject | Teaching Geography; | eng |
| dc.subject | João do Vale | eng |
| dc.subject.cnpq | Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação | por |
| dc.title | PEDAGOGIA DE PROJETOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DA POPULAÇÃO NEGRA: Uma proposta didática sobre João do Vale | por |
| dc.title.alternative | Project-Based Pedagogy in the Context of Education for Ethnic-Racial Relations of the Black Population: A Didactic Proposal on João do Vale | eng |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CRISTHIANE SAMPAIO ARAGÃO FONTENELE.pdf | Dissertação de Mestrado | 22,09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
