| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6592| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Contribuições para a prática pedagógica no ensino médio – uma experiência desenvolvida no Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho |
| Título(s) alternativo(s): | The Teaching of Dance in Physical Education Classes at School: Contributions to Pedagogical Practice in High School – An Experience developed at the Cônego Ribamar Carvalho Teaching Center |
| Autor: | ALMEIDA, Edvone Sampaio Cutrim ![]() |
| Primeiro orientador: | VIANA, Raimundo Nonato Assunção |
| Primeiro membro da banca: | VIANA, Raimundo Nonato de Assunção |
| Segundo membro da banca: | FARIAS, Mayrhon José Abrantes |
| Terceiro membro da banca: | BEZERRA, Alex Fabiano Santos |
| Quarto membro da banca: | SILVA, Mariléia Santos Cruz da |
| Quinto membro da banca: | NUNES, Iran de Maria Leitão |
| Resumo: | A dança, enquanto manifestação cultural, antropológica e artística, constitui-se como uma forma de conhecimento que transcende sua dimensão utilitária, integrando corpo, movimento e subjetividade. Este estudo investigou o ensino da dança nas aulas de Educação Física do Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, em São Luís (MA), com o objetivo de implementar ações pedagógicas que contribuam para uma prática dançante significativa no contexto escolar do ensino médio.Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos, tendo como método de procedimento a intervenção pedagógica. O instrumento de coleta de dados foi o questionário no formato DRP (Diagnóstico Rápido Participativo). Para a análise qualitativa dos dados, foi empregada a técnica de Análise de Categorias de Codificação, enquanto a abordagem quantitativa foi realizada por meio da organização e interpretação dos dados em gráficos. Os participantes da pesquisa foram um professor de Educação Física e vinte e oito alunos do terceiro ano do Ensino Médio da instituição de ensino supracitada.O trabalho foi organizado da seguinte forma:Na primeira seção, discutimos a compreensão do corpo que dança sob uma perspectiva fenomenológica, superando visões fragmentadas e buscando o entendimento de qual é o corpo que dança. Na segunda seção, abordamos a dança como produtora de conhecimento, destacando seus saberes específicos e sua realidade no âmbito da Educação Física escolar.Em seguida, trilhamos o percurso metodológico da pesquisa, buscando as informações necessárias para a construção da proposta de intervenção pedagógica.Por conseguinte chegamos nos resultados,os quais evidenciaram a necessidade de estratégias pedagógicas que valorizem a expressão corporal e a cultura local, culminando na elaboração de um caderno de orientações didáticas para trabalhar a dança no contexto escolar, através da experimentação dos fatores de movimento (espaço, tempo, peso e fluência).Optamos pela não aplicação do mesmo, amparados legalmente pela Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA.Concluimos que a dança, quando abordada como linguagem expressiva e conhecimento sensível, pode transformar as práticas educativas, promovendo uma educação integral que reconhece o corpo como sujeito ativo no processo de aprendizagem. |
| Abstract: | Dance, as a cultural, anthropological, and artistic manifestation, constitutes a form of knowledge that transcends its utilitarian dimension, integrating body, movement, and subjectivity. This study investigated the teaching of dance in Physical Education classes at the Cônego Ribamar Carvalho Teaching Center in São Luís (MA), aiming to implement pedagogical actions that contribute to a meaningful dance practice in the high school context. This is a mixed-methods research that combines qualitative and quantitative methods, with pedagogical intervention as the procedural method. The data collection instrument was a questionnaire in the format of DRP (Rapid Participatory Diagnosis). For the qualitative analysis of the data, the Coding Categories Analysis technique was employed, while the quantitative approach was conducted through the organization and interpretation of data in graphs. The research participants included one Physical Education teacher and twenty-eight third-year high school students from the aforementioned educational institution. The work was organized as follows: In the first section, we discussed the understanding of the dancing body from a phenomenological perspective, overcoming fragmented views and seeking to comprehend what the dancing body is. In the second section, we addressed dance as a producer of knowledge, highlighting its specific knowledges and its reality within school Physical Education. Subsequently, we outlined the methodological approach of the research, seeking the necessary information for constructing the pedagogical intervention proposal. Consequently, we arrived at the results, which evidenced the need for pedagogical strategies that value bodily expression and local culture, culminating in the development of a guidebook with didactic guidelines for working with dance in the school context, through the experimentation of movement factors (space, time, weight, and fluency). We opted not to apply it, legally supported by Normative Instruction No. 04/2020/PPGEEB/UFMA. We concluded that dance, when approached as expressive language and sensitive knowledge, can transform educational practices, promoting a holistic education that recognizes the body as an active subject in the learning process. |
| Palavras-chave: | Educação Física; Dança; Corpo; Ensino Physical Education; Dance; Body; Teaching |
| Área(s) do CNPq: | Dança |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| Citação: | ALMEIDA, Edvone Sampaio Cutrim. O ensino da dança nas aulas de educação física escolar: Contribuições para a prática pedagógica no ensino médio – uma experiência desenvolvida no Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho. 2025. 135 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6592 |
| Data de defesa: | 30-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EDVONE SAMPAIO CUTRIM ALMEIDA.pdf | Dissertação de Mestrado | 11,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

