| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6587| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EVIDÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO MARANHÃO |
| Título(s) alternativo(s): | EDUCATION AND ECONOMIC DEVELOPMENT: THEORETICAL FOUNDATIONS AND EVIDENCE FROM FULL-TIME HIGH SCHOOL EDUCATION IN MARANHÃO |
| Autor: | EVERTON, Luiza Helena Pinheiro ![]() |
| Primeiro orientador: | SOUZA, Rodrigo Gustavo de |
| Primeiro membro da banca: | SOUZA, Rodrigo Gustavo de |
| Segundo membro da banca: | MESQUITA, Benjamin Alvino de |
| Terceiro membro da banca: | SOUZA, Dryelle Patricia Silva de |
| Quarto membro da banca: | LEAL, Ricardo Aguirre |
| Resumo: | Esta dissertação analisa a relação entre educação e desenvolvimento, com ênfase no papel da ampliação da jornada escolar como uma proposta voltada para a potencialização da formação dos indivíduos e, consequentemente, para o fortalecimento do capital humano e o crescimento econômico da região. Estruturada em dois ensaios complementares, a pesquisa articula fundamentos teóricos e evidências empíricas sobre o impacto da educação integral no estado do Maranhão. O primeiro ensaio discute a importância da educação nos modelos de crescimento econômico, destacando autores como Solow, Romer e Lucas, e enfatiza a centralidade do capital humano como vetor de crescimento que contribui para eventual redução da desigualdade social, características basilares do desenvolvimento. Já o segundo ensaio realiza uma avaliação empírica dos efeitos do modelo de ensino integral sobre o desempenho dos estudantes do ensino médio maranhense, utilizando microdados do Saeb 2023 e o método de Propensity Score Matching (PSM). Os resultados apontam efeito positivo e estatisticamente significativo da educação integral sobre as proficiências em Língua Portuguesa e Matemática, com ganhos médios de 7,6 e 5,1 pontos, respectivamente. A análise também evidencia a influência das características individuais, socioeconômicas, escolares e geográficas sobre o desempenho dos estudantes, reforçando a ideia de que as desigualdades educacionais refletem as disparidades sociais. Conclui-se que a educação integral, quando articulada a uma proposta pedagógica estruturada e apoiada por políticas públicas consistentes, pode contribuir para a elevação da qualidade educacional e para a redução das desigualdades sociais e econômicas, sendo considerada importante instrumento de promoção do desenvolvimento socioeconômico no longo prazo. |
| Abstract: | This dissertation analyzes the relationship between education and development, with emphasis on the role of extended school hours as a proposal aimed at enhancing individual formation and, consequently, strengthening human capital and fostering regional economic growth. Structured in two complementary essays, the research articulates theoretical foundations and empirical evidence on the impact of full-time education in the state of Maranhão. The first essay discusses the importance of education in economic growth models, highlighting authors such as Solow, Romer, and Lucas, and emphasizing the centrality of human capital as a driver of growth that contributes to reducing social inequality, fundamental characteristics of the development process. The second essay presents an empirical evaluation of the effects of the full-time high school model on student performance in Maranhão, using 2023 Saeb microdata and the Propensity Score Matching (PSM) method. The results indicate a positive and statistically significant effect of full-time education on proficiency in Portuguese and Mathematics, with average gains of 7.6 and 5.1 points, respectively. The analysis also highlights the influence of individual, socioeconomic, school, and geographic characteristics on student performance, reinforcing the idea that educational inequalities mirror social disparities. It is concluded that full-time education, when integrated with a structured pedagogical proposal and supported by consistent public policies, can contribute to improving educational quality and reducing social and economic inequalities, thus serving as an important instrument for promoting long-term socioeconomic development. |
| Palavras-chave: | Educação integral; Capital humano; Desenvolvimento; Propensity Score Matching; Maranhão Full-time education; Human capital; Development; Propensity Score Matching; Maranhão |
| Área(s) do CNPq: | Capital Humano |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSO |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO/CCSO |
| Citação: | EVERTON, Luiza Helena Pinheiro. Educação e desenvolvimento econômico: Fundamentos teóricos e evidências do ensino médio em tempo integral no Maranhão. 2025. 76 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconomico/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6587 |
| Data de defesa: | 17-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LUIZA HELENA PINHEIRO EVERTON.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,03 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

