| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6586Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | RIBEIRO, Elisandra Cantanhede | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/968207009308288 | por |
| dc.contributor.advisor1 | MUNIZ, Pollyanna Gouveia Mendonça | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1171543912207012 | por |
| dc.contributor.advisor-co1 | REGIS, Kátia Evangelista | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6070006731217251 | por |
| dc.contributor.referee1 | MUNIZ, Pollyanna Gouveia Mendonça | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1171543912207012 | por |
| dc.contributor.referee2 | REGIS, Kátia Evangelista | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6070006731217251 | por |
| dc.contributor.referee3 | COELHO, Wilma de Nazaré Baía | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1035616337472088 | por |
| dc.contributor.referee4 | SANTOS, Rosenverck Estrela | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4940964956801562 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T11:33:55Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
| dc.identifier.citation | RIBEIRO, Elisandra Cantanhede. (Re) pensando o ensino de história: valorizando a identidade negra na Escola Estadual Luiz Alves Ferreira, no Quilombo Liberdade em São Luís-MA. 2025. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6586 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho aborda a temática da Identidade Negra no contexto do ensino de História na Escola Estadual Luiz Alves Ferreira, em São Luís do Maranhão, destacando a importância do ensino de história na formação identitária dos indivíduos. A pesquisa utilizou métodos como entrevistas e questionários estruturados, aplicados a alunos do 3o ano do ensino médio, professores de História, supervisores pedagógicos e gestores da escola, além de observação participante e conversas informais. O objetivo central foi investigar em que medida o ensino de História contribui para a construção e valorização da identidade negra dos alunos dessa escola. As categorias teóricas exploradas incluem conceitos de raça e racismo, cultura, quilombo urbano e identidade negra, embasados em contribuições de diversos autores. O estudo parte do pressuposto de que a escola deve incorporar conteúdos que promovam a diversidade em suas práticas pedagógicas, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Para que essas diretrizes sejam efetivamente implementadas, é necessário investir na formação de professores, garantir recursos adequados e incentivar discussões com os alunos. Essas ações visam criar um ambiente escolar que valorize a diversidade em todas as suas dimensões, especialmente no ensino de História. Além disso, este trabalho reforça a importância do cumprimento da Lei 10.639/2003, que obriga a inclusão da história e cultura da população negra no currículo escolar, promovendo a representatividade e o reconhecimento dos estudantes negros em relação à sua história e identidade. | por |
| dc.description.abstract | This work addresses the theme of Black Identity in the context of the teaching of History at the Luiz Alves Ferreira State School, in São Luís do Maranhão, highlighting the importance of teaching history in the identity formation of individuals. The research used methods such as interviews and structured questionnaires, applied to students in the 3rd year of high school, History teachers, pedagogical supervisors and school managers, as well as participant observation and informal conversations. The main objective was to investigate to what extent the teaching of History contributes to the construction and appreciation of the black identity of the students of this school. The theoretical categories explored include concepts of race and racism, culture, urban quilombo and black identity, based on contributions from several authors. The study is based on the assumption that the school should incorporate content that promotes diversity in its pedagogical practices, based on the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations. For these guidelines to be effectively implemented, it is necessary to invest in teacher training, ensure adequate resources, and encourage discussions with students. These actions aim to create a school environment that values diversity in all its dimensions, especially in the teaching of History. In addition, this work reinforces the importance of complying with Law 10.639/2003, which requires the inclusion of the history and culture of the black population in the school curriculum, promoting the representativeness and recognition of black students in relation to their history and identity. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-11-05T11:33:55Z No. of bitstreams: 1 ELISANDRA_RIBEIRO.pdf: 2498810 bytes, checksum: d65bf860ca72e00490fbc433fffe25d4 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-05T11:33:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELISANDRA_RIBEIRO.pdf: 2498810 bytes, checksum: d65bf860ca72e00490fbc433fffe25d4 (MD5) Previous issue date: 2025-07-23 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
| dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UFMA | por |
| dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | identidade; | por |
| dc.subject | escola; | por |
| dc.subject | educação; | por |
| dc.subject | ensino de história. | por |
| dc.subject | identity; | eng |
| dc.subject | school; | eng |
| dc.subject | education; | eng |
| dc.subject | history teaching. | eng |
| dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | por |
| dc.subject.cnpq | História | por |
| dc.title | (Re) pensando o ensino de história: valorizando a identidade negra na Escola Estadual Luiz Alves Ferreira, no Quilombo Liberdade em São Luís-MA | por |
| dc.title.alternative | (Re)thinking the teaching of history: valuing black identity at the Luiz Alves Ferreira State School, in the Quilombo Liberdade in São Luís-MA | eng |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ELISANDRA_RIBEIRO.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,44 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
