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Tipo do documento: Dissertação
Título: (Re) pensando o ensino de história: valorizando a identidade negra na Escola Estadual Luiz Alves Ferreira, no Quilombo Liberdade em São Luís-MA
Título(s) alternativo(s): (Re)thinking the teaching of history: valuing black identity at the Luiz Alves Ferreira State School, in the Quilombo Liberdade in São Luís-MA
Autor: RIBEIRO, Elisandra Cantanhede 
Primeiro orientador: MUNIZ, Pollyanna Gouveia Mendonça
Primeiro coorientador: REGIS, Kátia Evangelista
Primeiro membro da banca: MUNIZ, Pollyanna Gouveia Mendonça
Segundo membro da banca: REGIS, Kátia Evangelista
Terceiro membro da banca: COELHO, Wilma de Nazaré Baía
Quarto membro da banca: SANTOS, Rosenverck Estrela
Resumo: Este trabalho aborda a temática da Identidade Negra no contexto do ensino de História na Escola Estadual Luiz Alves Ferreira, em São Luís do Maranhão, destacando a importância do ensino de história na formação identitária dos indivíduos. A pesquisa utilizou métodos como entrevistas e questionários estruturados, aplicados a alunos do 3o ano do ensino médio, professores de História, supervisores pedagógicos e gestores da escola, além de observação participante e conversas informais. O objetivo central foi investigar em que medida o ensino de História contribui para a construção e valorização da identidade negra dos alunos dessa escola. As categorias teóricas exploradas incluem conceitos de raça e racismo, cultura, quilombo urbano e identidade negra, embasados em contribuições de diversos autores. O estudo parte do pressuposto de que a escola deve incorporar conteúdos que promovam a diversidade em suas práticas pedagógicas, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Para que essas diretrizes sejam efetivamente implementadas, é necessário investir na formação de professores, garantir recursos adequados e incentivar discussões com os alunos. Essas ações visam criar um ambiente escolar que valorize a diversidade em todas as suas dimensões, especialmente no ensino de História. Além disso, este trabalho reforça a importância do cumprimento da Lei 10.639/2003, que obriga a inclusão da história e cultura da população negra no currículo escolar, promovendo a representatividade e o reconhecimento dos estudantes negros em relação à sua história e identidade.
Abstract: This work addresses the theme of Black Identity in the context of the teaching of History at the Luiz Alves Ferreira State School, in São Luís do Maranhão, highlighting the importance of teaching history in the identity formation of individuals. The research used methods such as interviews and structured questionnaires, applied to students in the 3rd year of high school, History teachers, pedagogical supervisors and school managers, as well as participant observation and informal conversations. The main objective was to investigate to what extent the teaching of History contributes to the construction and appreciation of the black identity of the students of this school. The theoretical categories explored include concepts of race and racism, culture, urban quilombo and black identity, based on contributions from several authors. The study is based on the assumption that the school should incorporate content that promotes diversity in its pedagogical practices, based on the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations. For these guidelines to be effectively implemented, it is necessary to invest in teacher training, ensure adequate resources, and encourage discussions with students. These actions aim to create a school environment that values diversity in all its dimensions, especially in the teaching of History. In addition, this work reinforces the importance of complying with Law 10.639/2003, which requires the inclusion of the history and culture of the black population in the school curriculum, promoting the representativeness and recognition of black students in relation to their history and identity.
Palavras-chave: identidade;
escola;
educação;
ensino de história.
identity;
school;
education;
history teaching.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH
Citação: RIBEIRO, Elisandra Cantanhede. (Re) pensando o ensino de história: valorizando a identidade negra na Escola Estadual Luiz Alves Ferreira, no Quilombo Liberdade em São Luís-MA. 2025. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6586
Data de defesa: 23-Jul-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

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