| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6584| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | ENSINO MÉDIO E A HISTÓRIA LOCAL: O Quilombo Urbano da Liberdade em São Luís do Maranhão |
| Título(s) alternativo(s): | HIGH SCHOOL AND LOCAL HISTORY: The Urban Quilombo of Freedom in São Luís do Maranhão |
| Autor: | BRAGA, Marcio Gomes ![]() |
| Primeiro orientador: | CAMPOS, Marize Helena de |
| Primeiro membro da banca: | CAMPOS, Marize Helena de |
| Segundo membro da banca: | CIRINO, Raissa Gabrielle Vieira |
| Terceiro membro da banca: | ARAÚJO, Raimundo Inácio Souza |
| Resumo: | O presente trabalho aborda o Ensino Médio e a História Local: O Quilombo Urbano da Liberdade em São Luís do Maranhão. O objeto de pesquisa investigado foi o Quilombo Urbano da Liberdade com análise do bumba meu boi, manifestação cultural formada por várias histórias que se entrelaçam em âmbito global, nacional, regional e local. O objetivo geral da pesquisa é possibilitar aos professores de História a elaboração de aulas criativas utilizando História local como metodologia. O questionamento central da pesquisa refere-se a como a História Local pode responder aos objetivos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A metodologia utilizada foi a análise de referências bibliográficas, imagens e leis referentes à História do Ensino Médio brasileiro. Apresenta-se como Proposição Técnica o Guia Didático de Planos de aulas de História Local sob o Quilombo Urbano da Liberdade, centrado no bumba meu boi e direcionado aos professores do Componente Curricular História para o Ensino Médio bem como para o Ensino Fundamental Anos Finais da Educação Básica. O referido Guia Didático está organizado em quatro planos de aulas com temáticas específicas que tratam do Quilombo Urbano da Liberdade e, nesse sentido, sublinha-se: Plano Aula 1- O Bairro como laboratório da História Local - O Quilombo Urbano da Liberdade; Plano Aula 2 - Que Bumba-meu-boi é esse? Plano Aula 3 - A História invisível: O bumba meu boi e as conexões possíveis no Quilombo Urbano da Liberdade, e Plano Aula 4 - A influência Afro no Quilombo Urbano da Liberdade. A pesquisa entende que com Guia de Planos de aulas sobre a História Local e o ensino de História se torne valorativo contemplando as histórias presentes, nos bairros, nas ruas, nos nomes de ruas, nas praças, no nome das escolas e outras situações, possibilitando a compreensão crítica e reflexiva da identidade local. |
| Abstract: | The present work addresses High School and Local History: The Urban Quilombo of Liberdade in São Luís do Maranhão. The research object investigated was the Urban Quilombo of Liberdade with an analysis of Bumba-Meu-Boi, a cultural manifestation formed by various stories that intertwine at the global, national, regional, and local levels. The general objective of the research is to enable History teachers to develop creative lessons using local history as a methodology. The central question of the research is how Local History can respond to the objectives of the Common National Curriculum Base (BNCC). The methodology used was the analysis of bibliographic references, images, and laws related to the history of Brazilian High School.The Didactic Guide for lesson plans is organized into four lesson plans with specific themes that address the Urban Quilombo of Liberdade. In this regard, the following is emphasized: Lesson Plan 1 - The Neighborhood as a Laboratory of Local History - The Urban Quilombo of Liberdade, Lesson Plan 2 - What Bumba-Meu-Boi is this? Lesson Plan 3 - The Invisible History: Bumba-Meu-Boi and the Possible Connections in the Urban Quilombo of Liberdade, and Lesson Plan 4 - The Afro-Indigenous Influence in the Urban Quilombo of Liberdade. The research understands that with the Guide of Lesson Plans about Local History, the teaching of History becomes valuative, encompassing the stories present in neighborhoods, streets, street names, squares, and the names of schools among others, enabling a critical and reflective understanding of local identity. |
| Palavras-chave: | Didática da História; História local; Quilombo Urbano da Liberdade Didactics of History; Local history; Urban Quilombo of Liberdade |
| Área(s) do CNPq: | Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA/CCH |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH |
| Citação: | BRAGA, Marcio Gomes. Ensino médio e a História local: O Quilombo Urbano da Liberdade em São Luís do Maranhão. 2025. 126 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6584 |
| Data de defesa: | 26-Ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Marcio Gomes Braga.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,64 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

