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Tipo do documento: Dissertação
Título: REPENSANDO AS RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA NAS AULAS DE HISTÓRIA: O Caderno pedagógico História, Sociedade e Natureza
Título(s) alternativo(s): RETHINKING SOCIETY-NATURE RELATIONS IN HISTORY CLASSES: The History, Society and Nature Pedagogical Notebook
Autor: MORAES, Alice Cleyde Silva Mendes 
Primeiro orientador: VERAS, Rogério de Carvalho
Primeiro membro da banca: VERAS, Rogério de Carvalho
Segundo membro da banca: MOTA, Antonia da Silva
Terceiro membro da banca: ABREU, Eloy Barbosa de
Resumo: O presente trabalho se destina a pensar as possibilidades de atuação do ensino de História na ressignificação das relações sociedade-natureza e contribuir na construção de perspectivas mais complexas em relação ao ambiente. Nesse sentido, busco conhecer e analisar o arcabouço da História Ambiental e refletir acerca de sua estruturação no interior da disciplina histórica e, além disso, explorar como as percepções a respeito da natureza e de sua relação com a sociedade se estruturam no ensino de História, partindo dos instrumentos legais que balizam o ensino, bem como da percepção apresentada em atividades com estudantes sobre o tema. As abordagens mencionadas somaram-se à construção do Projeto Pedagógico “História do Lixo” realizado em parceria com os estudantes do sétimo ano do Centro de Ensino Monsenhor Luis Alves Madureira – Rosário/MA, cujo aprofundamento resultou no Caderno Pedagógico de “História, Sociedade e Natureza”, proposta pedagógica de cunho temático, fundamentada na pedagogia histórico-crítica, destinada aos professores de História.
Abstract: This work aims to reflect on the possibilities of History teaching in the redefinition of societynature relations and to contribute to the construction of more complex perspectives regarding the environment. In this sense, it seeks to understand and analyze the framework of Environmental History and reflect on its structuring within the historical discipline. Furthermore, it explores how perceptions of nature and its relationship with society are shaped in History teaching, based on the legal instruments that guide education as well as the perspectives revealed through student activities on the subject. These approaches culminated in the development of the pedagogical project “The History of Trash”, carried out in partnership with seventh-grade students at the Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves Madureira – Rosário/MA. The deepening of this experience resulted in the creation of the Pedagogical Notebook “History, Society, and Nature”, a thematic pedagogical proposal grounded in historical-critical pedagogy, aimed at History teachers.
Palavras-chave: Ensino de História;
História Ambiental;
História do Lixo;
História temática
History Teaching;
Environmental History;
History of Trash;
Wasteocene
Área(s) do CNPq: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENACAO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS IMPERATRIZ/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: MORAES, Alice Cleyde Silva Mendes.Repensando as relações sociedade-natureza nas aulas de História: O Caderno pedagógico História, Sociedade e Natureza. 2025. 163 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6578
Data de defesa: 25-Ago-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

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