Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, Alice Cleyde Silva Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1846351351746842por
dc.contributor.advisor1VERAS, Rogério de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3009770629664175 por
dc.contributor.referee1VERAS, Rogério de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3009770629664175 por
dc.contributor.referee2MOTA, Antonia da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.contributor.referee3ABREU, Eloy Barbosa de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3586732207140024por
dc.date.accessioned2025-11-04T11:49:41Z-
dc.date.issued2025-08-25-
dc.identifier.citationMORAES, Alice Cleyde Silva Mendes.Repensando as relações sociedade-natureza nas aulas de História: O Caderno pedagógico História, Sociedade e Natureza. 2025. 163 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6578-
dc.description.resumoO presente trabalho se destina a pensar as possibilidades de atuação do ensino de História na ressignificação das relações sociedade-natureza e contribuir na construção de perspectivas mais complexas em relação ao ambiente. Nesse sentido, busco conhecer e analisar o arcabouço da História Ambiental e refletir acerca de sua estruturação no interior da disciplina histórica e, além disso, explorar como as percepções a respeito da natureza e de sua relação com a sociedade se estruturam no ensino de História, partindo dos instrumentos legais que balizam o ensino, bem como da percepção apresentada em atividades com estudantes sobre o tema. As abordagens mencionadas somaram-se à construção do Projeto Pedagógico “História do Lixo” realizado em parceria com os estudantes do sétimo ano do Centro de Ensino Monsenhor Luis Alves Madureira – Rosário/MA, cujo aprofundamento resultou no Caderno Pedagógico de “História, Sociedade e Natureza”, proposta pedagógica de cunho temático, fundamentada na pedagogia histórico-crítica, destinada aos professores de História.por
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the possibilities of History teaching in the redefinition of societynature relations and to contribute to the construction of more complex perspectives regarding the environment. In this sense, it seeks to understand and analyze the framework of Environmental History and reflect on its structuring within the historical discipline. Furthermore, it explores how perceptions of nature and its relationship with society are shaped in History teaching, based on the legal instruments that guide education as well as the perspectives revealed through student activities on the subject. These approaches culminated in the development of the pedagogical project “The History of Trash”, carried out in partnership with seventh-grade students at the Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves Madureira – Rosário/MA. The deepening of this experience resulted in the creation of the Pedagogical Notebook “History, Society, and Nature”, a thematic pedagogical proposal grounded in historical-critical pedagogy, aimed at History teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-11-04T11:49:41Z No. of bitstreams: 1 ALICE CLEYDE SILVA MENDES MORAES.pdf: 19045719 bytes, checksum: 5ce9c273950f6a1409b70e84c9b66a8c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-04T11:49:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALICE CLEYDE SILVA MENDES MORAES.pdf: 19045719 bytes, checksum: 5ce9c273950f6a1409b70e84c9b66a8c (MD5) Previous issue date: 2025-08-25eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENACAO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS IMPERATRIZ/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de História;por
dc.subjectHistória Ambiental;por
dc.subjectHistória do Lixo;por
dc.subjectHistória temáticapor
dc.subjectHistory Teaching;eng
dc.subjectEnvironmental History;eng
dc.subjectHistory of Trash;eng
dc.subjectWasteoceneeng
dc.subject.cnpqCurrículos Específicos para Níveis e Tipos de Educaçãopor
dc.titleREPENSANDO AS RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA NAS AULAS DE HISTÓRIA: O Caderno pedagógico História, Sociedade e Naturezapor
dc.title.alternativeRETHINKING SOCIETY-NATURE RELATIONS IN HISTORY CLASSES: The History, Society and Nature Pedagogical Notebookeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALICE CLEYDE SILVA MENDES MORAES.pdfDissertação de Mestrado18,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.