| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6574| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Formação de professores de matemática: desafios e necessidades na integração de tecnologias digitais no ensino de matemática nas escolas públicas |
| Título(s) alternativo(s): | Teacher training in mathematics: challenges and needs in integrating digital technologies into mathematics teaching in public schools. |
| Autor: | SILVA, Alberto Carlos da Silva e ![]() |
| Primeiro orientador: | COSTA, José Santana Campos |
| Primeiro membro da banca: | COSTA, José Santana Campos |
| Segundo membro da banca: | SILVA, Antônio José da |
| Terceiro membro da banca: | MACEDO, Elivaldo Rodrigues |
| Resumo: | Neste trabalho de pesquisa, buscamos evidenciar os desafios e as competências essenciais para a integração das mídias digitais na prática pedagógica do dia a dia do professor de matemática. O trabalho, justifica-se, pelas exigências que o mundo tecnológico de hoje impõe, sobretudo, pela necessidade de proporcionar aulas de matemática mais dinâmicas, visuais e significativas. O trabalho defende qua a formação continuada de professores de matemática deve incorporar o uso de tecnologias na Educação Básica. Nesse sentido, inicia-se com uma reflexão sobre a globalização tecnológica e seus impactos na educação. Em seguida, aborda a formação continuada de professores, com foco especial nos docentes de matemática e no uso de tecnologias em sala de aula. São discutidas as diretrizes legais da formação docente, as dificuldades enfrentadas durante a pandemia da COVID-19, os desafios atuais para integrar recursos digitais ao ensino e as perspectivas para a prática docente na era digital. Também serão apresentados os resultados de uma pesquisa realizada em escolas públicas de Dom Pedro-MA, envolvendo professores, gestores e coordenadores. Por fim, o trabalho propõe atividades utilizando ferramentas como Graphmatica, Winplot, GeoGebra, Wolfram Alpha e calculadora, além de sugerir uma formação continuada voltada para o uso do GeoGebra no ensino fundamental e médio. Este trabalho busca mostrar a importância do uso de ferramentas digitais no ensino de matemática e incentivar que a formação continuada dos professores inclua o uso dessas tecnologias no cotidiano da Educação Básica. |
| Abstract: | In this research, we aim to highlight the challenges and essential competencies for integrating digital media into the daily pedagogical practice of mathematics teachers. The study is justified by the demands imposed by today’s technological world, especially the need to provide mathematics classes that are more dynamic, visual, and meaningful. It argues that continuing education for mathematics teachers must incorporate the use of technologies in Basic Education. In this context, the work begins with a reflection on technological globalization and its impacts on education. It then addresses continuing teacher education, with a special focus on mathematics teachers and the use of technologies in the classroom. The discussion includes the legal guidelines for teacher education, the difficulties faced during the COVID-19 pandemic, the current challenges of integrating digital resources into teaching, and perspectives for teaching practice in the digital age. The study also presents the results of research conducted in public schools in Dom Pedro MA, involving teachers, administrators, and coordinators. Finally, it proposes activities using tools such as Graphmatica, Winplot, GeoGebra, Wolfram Alpha, and calculators, in addition to suggesting continuing education focused on the use of GeoGebra in elementary and high school mathematics teaching. This work seeks to emphasize the importance of digital tools in mathematics education and to encourage the inclusion of these technologies in the ongoing professional development of teachers within Basic Education. |
| Palavras-chave: | ensino de Matemática; ferramentas digitais; formação continuada; tecnologias educacionais; Mathematics teaching; digital tools; continuing education; educational technologies. |
| Área(s) do CNPq: | Matemática |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
| Citação: | SILVA, Alberto Carlos da Silva e. Formação de professores de matemática: desafios e necessidades na integração de tecnologias digitais no ensino de matemática nas escolas públicas. 2025. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6574 |
| Data de defesa: | 6-Ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Alberto_Carlos_da_Silva_e_Silva.pdf | Dissertação de Mestrado | 16,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

