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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6572| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | DESCARBONIZAÇÃO DO PORTO DO ITAQUI: Levantamento da estimativa das emissões de CO2 pelos navios enquanto atracados entre 2022 e 2024 |
| Título(s) alternativo(s): | Decarbonization of the Port of Itaqui: Survey of estimated CO2 emissions from ships while docked between 2022 and 2024 |
| Autor: | SANTOS, Vitor Renato Pereira ![]() |
| Primeiro orientador: | OLIVEIRA, Clovis Bosco Mendonça |
| Primeiro coorientador: | CUNHA, Darliane Ribeiro |
| Primeiro membro da banca: | OLIVEIRA, Clovis Bosco Mendonça |
| Segundo membro da banca: | CUNHA, Darliane Ribeiro |
| Terceiro membro da banca: | PEREIRA, Newton Narciso |
| Quarto membro da banca: | CUTRIM, Sergio Sampaio |
| Quinto membro da banca: | CASSIA, Gabriel Fernando Mateucci |
| Resumo: | O setor marítimo é responsável por uma parcela significativa das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), especialmente durante a operação dos navios em portos. Dentre essas, as emissões geradas enquanto os navios estão atracados representam uma parte substancial da pegada de carbono portuária. Este estudo tem como objetivo estimar a quantidade de dióxido de carbono (CO₂) emitida por embarcações enquanto atracado no Porto do Itaqui, no período de 2022 a 2024, com vistas a subsidiar estratégias de descarbonização, em especial a adoção do sistema de fornecimento de energia elétrica em terra. A metodologia baseou-se nos parâmetros do Fourth IMO GHG Study, utilizando dados operacionais fornecidos pela autoridade portuária. Foram aplicadas equações para estimar o consumo energético dos motores auxiliares, a queima de combustíveis (MGO/MDO e HFO) e as respectivas emissões de CO₂. Os resultados indicam que, no período analisado, as operações portuárias emitiram entre 51,08 kt e 52,29 kt de CO₂. Identificou-se que navios-tanque, devido à maior demanda energética, foram os principais emissores, seguidos por graneleiros. Os berços especializados em granéis líquidos concentraram os maiores volumes de emissões. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas e investimentos voltados à modernização da infraestrutura portuária, especialmente por meio da implementação de sistemas OPS, como estratégia viável para a redução das emissões em áreas portuárias brasileiras. |
| Abstract: | The maritime sector is responsible for a significant share of global greenhouse gas (GHG) emissions, particularly during port operations. Among these, emissions produced while ships are berthed account for a substantial portion of the port's carbon footprint. This study aims to estimate the amount of carbon dioxide (CO₂) emitted by vessels during berthing at the Port of Itaqui between 2022 and 2024, with the goal of supporting decarbonisation strategies, particularly the adoption of shore-side electricity supply systems. The methodology was based on the parameters of the Fourth IMO GHG Study, using operational data provided by the port authority. Equations were applied to estimate the energy consumption of auxiliary engines, the burning of marine fuels (MGO/MDO and HFO), and the corresponding CO₂ emissions. The results indicate that, over the analysed period, port operations emitted between 51.08 kt and 52.29 kt of CO₂. Tankers were identified as the main emitters due to their higher energy demand, followed by bulk carriers. Berths dedicated to liquid bulk operations were responsible for the highest emission volumes. The study highlights the urgent need for public policies and investment aimed at modernising port infrastructure, particularly through the implementation of OPS systems as a feasible strategy for reducing emissions in Brazilian port areas. |
| Palavras-chave: | descarbonização portuária; pegada de carbono; onshore power supply; Porto do Itaqui; emissões de CO₂ port decarbonization; carbon footprint; onshore power supply; Port of Itaqui; CO₂ emissions |
| Área(s) do CNPq: | Portos e Vias Nevegáveis; Projeto e Construção |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CCET |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE/CCET |
| Citação: | SANTOS, Vitor Renato Pereira. Descarbonização do Porto do Itaqui: Levantamento da estimativa das emissões de CO2 pelos navios enquanto atracados entre 2022 e 2024. 2025. 92 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6572 |
| Data de defesa: | 28-Abr-2025 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VITOR RENATO PEREIRA SANTOS.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,56 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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