Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Vitor Renato Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6309247704063904por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Clovis Bosco Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539316397090000por
dc.contributor.advisor-co1CUNHA, Darliane Ribeiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993324017321694por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Clovis Bosco Mendonça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539316397090000por
dc.contributor.referee2CUNHA, Darliane Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993324017321694por
dc.contributor.referee3PEREIRA, Newton Narciso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2964542703674339por
dc.contributor.referee4CUTRIM, Sergio Sampaio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957285609994237por
dc.contributor.referee5CASSIA, Gabriel Fernando Mateucci-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1551660183027797por
dc.date.accessioned2025-11-03T17:57:29Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Vitor Renato Pereira. Descarbonização do Porto do Itaqui: Levantamento da estimativa das emissões de CO2 pelos navios enquanto atracados entre 2022 e 2024. 2025. 92 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6572-
dc.description.resumoO setor marítimo é responsável por uma parcela significativa das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), especialmente durante a operação dos navios em portos. Dentre essas, as emissões geradas enquanto os navios estão atracados representam uma parte substancial da pegada de carbono portuária. Este estudo tem como objetivo estimar a quantidade de dióxido de carbono (CO₂) emitida por embarcações enquanto atracado no Porto do Itaqui, no período de 2022 a 2024, com vistas a subsidiar estratégias de descarbonização, em especial a adoção do sistema de fornecimento de energia elétrica em terra. A metodologia baseou-se nos parâmetros do Fourth IMO GHG Study, utilizando dados operacionais fornecidos pela autoridade portuária. Foram aplicadas equações para estimar o consumo energético dos motores auxiliares, a queima de combustíveis (MGO/MDO e HFO) e as respectivas emissões de CO₂. Os resultados indicam que, no período analisado, as operações portuárias emitiram entre 51,08 kt e 52,29 kt de CO₂. Identificou-se que navios-tanque, devido à maior demanda energética, foram os principais emissores, seguidos por graneleiros. Os berços especializados em granéis líquidos concentraram os maiores volumes de emissões. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas e investimentos voltados à modernização da infraestrutura portuária, especialmente por meio da implementação de sistemas OPS, como estratégia viável para a redução das emissões em áreas portuárias brasileiras.por
dc.description.abstractThe maritime sector is responsible for a significant share of global greenhouse gas (GHG) emissions, particularly during port operations. Among these, emissions produced while ships are berthed account for a substantial portion of the port's carbon footprint. This study aims to estimate the amount of carbon dioxide (CO₂) emitted by vessels during berthing at the Port of Itaqui between 2022 and 2024, with the goal of supporting decarbonisation strategies, particularly the adoption of shore-side electricity supply systems. The methodology was based on the parameters of the Fourth IMO GHG Study, using operational data provided by the port authority. Equations were applied to estimate the energy consumption of auxiliary engines, the burning of marine fuels (MGO/MDO and HFO), and the corresponding CO₂ emissions. The results indicate that, over the analysed period, port operations emitted between 51.08 kt and 52.29 kt of CO₂. Tankers were identified as the main emitters due to their higher energy demand, followed by bulk carriers. Berths dedicated to liquid bulk operations were responsible for the highest emission volumes. The study highlights the urgent need for public policies and investment aimed at modernising port infrastructure, particularly through the implementation of OPS systems as a feasible strategy for reducing emissions in Brazilian port areas.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-11-03T17:57:29Z No. of bitstreams: 1 VITOR RENATO PEREIRA SANTOS.pdf: 4671062 bytes, checksum: 27f5523c32bc57f1f5701553a95c7cb4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-03T17:57:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VITOR RENATO PEREIRA SANTOS.pdf: 4671062 bytes, checksum: 27f5523c32bc57f1f5701553a95c7cb4 (MD5) Previous issue date: 2025-04-28eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdescarbonização portuária;por
dc.subjectpegada de carbono;por
dc.subjectonshore power supply;por
dc.subjectPorto do Itaqui;por
dc.subjectemissões de CO₂por
dc.subjectport decarbonization;eng
dc.subjectcarbon footprint;eng
dc.subjectonshore power supply;eng
dc.subjectPort of Itaqui;eng
dc.subjectCO₂ emissionseng
dc.subject.cnpqPortos e Vias Nevegáveis; Projeto e Construçãopor
dc.titleDESCARBONIZAÇÃO DO PORTO DO ITAQUI: Levantamento da estimativa das emissões de CO2 pelos navios enquanto atracados entre 2022 e 2024por
dc.title.alternativeDecarbonization of the Port of Itaqui: Survey of estimated CO2 emissions from ships while docked between 2022 and 2024eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITOR RENATO PEREIRA SANTOS.pdfDissertação de Mestrado4,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.