Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Alice Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1832190211439503por
dc.contributor.advisor1AMARAL, Luís Fernando Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0080630814123976por
dc.contributor.referee1AMARAL, Luís Fernando Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0080630814123976por
dc.contributor.referee2SOUZA, Valeska Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749585288939624por
dc.contributor.referee3SILVA FILHO, João Coelho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8407354545744277por
dc.date.accessioned2025-11-03T17:46:01Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationARAÚJO, Alice Santos de. Algoritmo e pensamento computacional: python como ponte entre matemática e programação no ensino médio. 2025. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6571-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta propostas didáticas para uma eletiva do Ensino Médio que integra conteúdos de Matemática com noções introdutórias de programação. A proposta foi desenvolvida em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as competências e habilidades demandadas na formação do estudante do século XXI. As atividades elaboradas buscam explorar, de forma contextualizada e interdisciplinar, a construção e a interpretação de gráficos e tabelas, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento computacional e da autonomia na resolução de problemas. A linguagem de programação é utilizada como ferramenta de apoio à aprendizagem matemática, aproximando os estudantes de práticas contemporâneas e conectadas ao mundo digital. A proposta está alinhada à parte diversificada do currículo do Novo Ensino Médio, contribuindo para a oferta de percursos formativos flexíveis, significativos e integrados a diferentes áreas do conhecimento.por
dc.description.abstractThis work presents a didactic proposal for an elective course in Brazilian upper secondary education that integrates Mathematics content with introductory programming concepts. The proposal was developed in alignment with the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the competencies and skills required for the education of 21st-century students. The activities are designed to explore, in a contextualized and interdisciplinary manner, the construction and interpretation of graphs and tables, fostering the development of logical reasoning, computational thinking, and autonomy in problem solving. Programming is used as a supporting tool for learning Mathematics, bringing students closer to contemporary, digitally connected practices. The proposal is consistent with the diversified part of the Novo Ensino Médio curriculum, contributing to the provision of flexible and meaningful learning pathways integrated across different areas of knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-11-03T17:46:01Z No. of bitstreams: 1 ALICE_ARAUJO.pdf: 2241916 bytes, checksum: 1ca91a2e26217a562a1de887c5a21dae (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-03T17:46:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALICE_ARAUJO.pdf: 2241916 bytes, checksum: 1ca91a2e26217a562a1de887c5a21dae (MD5) Previous issue date: 2025-09-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprogramação;por
dc.subjectpython;por
dc.subjectBNCC;por
dc.subjectgráficos;por
dc.subjectcompetências do século XXI;por
dc.subjectprogramming;eng
dc.subjectpython;eng
dc.subjectBNCC;eng
dc.subjectgraphs;eng
dc.subject21st-century skills.eng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleAlgoritmo e pensamento computacional: python como ponte entre matemática e programação no ensino médiopor
dc.title.alternativeAlgorithms and computational thinking: Python as a bridge between mathematics and programming in high school.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALICE_ARAUJO.pdfDissertação de Mestrado2,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.