Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6571
Tipo do documento: Dissertação
Título: Algoritmo e pensamento computacional: python como ponte entre matemática e programação no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Algorithms and computational thinking: Python as a bridge between mathematics and programming in high school.
Autor: ARAÚJO, Alice Santos de 
Primeiro orientador: AMARAL, Luís Fernando Coelho
Primeiro membro da banca: AMARAL, Luís Fernando Coelho
Segundo membro da banca: SOUZA, Valeska Martins de
Terceiro membro da banca: SILVA FILHO, João Coelho
Resumo: Este trabalho apresenta propostas didáticas para uma eletiva do Ensino Médio que integra conteúdos de Matemática com noções introdutórias de programação. A proposta foi desenvolvida em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as competências e habilidades demandadas na formação do estudante do século XXI. As atividades elaboradas buscam explorar, de forma contextualizada e interdisciplinar, a construção e a interpretação de gráficos e tabelas, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento computacional e da autonomia na resolução de problemas. A linguagem de programação é utilizada como ferramenta de apoio à aprendizagem matemática, aproximando os estudantes de práticas contemporâneas e conectadas ao mundo digital. A proposta está alinhada à parte diversificada do currículo do Novo Ensino Médio, contribuindo para a oferta de percursos formativos flexíveis, significativos e integrados a diferentes áreas do conhecimento.
Abstract: This work presents a didactic proposal for an elective course in Brazilian upper secondary education that integrates Mathematics content with introductory programming concepts. The proposal was developed in alignment with the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the competencies and skills required for the education of 21st-century students. The activities are designed to explore, in a contextualized and interdisciplinary manner, the construction and interpretation of graphs and tables, fostering the development of logical reasoning, computational thinking, and autonomy in problem solving. Programming is used as a supporting tool for learning Mathematics, bringing students closer to contemporary, digitally connected practices. The proposal is consistent with the diversified part of the Novo Ensino Médio curriculum, contributing to the provision of flexible and meaningful learning pathways integrated across different areas of knowledge.
Palavras-chave: programação;
python;
BNCC;
gráficos;
competências do século XXI;
programming;
python;
BNCC;
graphs;
21st-century skills.
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: ARAÚJO, Alice Santos de. Algoritmo e pensamento computacional: python como ponte entre matemática e programação no ensino médio. 2025. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6571
Data de defesa: 19-Set-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALICE_ARAUJO.pdfDissertação de Mestrado2,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.