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Tipo do documento: Dissertação
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Facilidades e fragilidades para a inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): CONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: Strengths and weaknesses for the school inclusion of children with autism spectrum disorder.
Autor: PINTO, Daniele Santos   
Primeiro orientador: SILVA, Silvana Maria Moura
Primeiro membro da banca: SILVA, Silvana Maria Moura da
Segundo membro da banca: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Terceiro membro da banca: GONÇALVES, Adriana Garcia
Resumo: A inserção de crianças com deficiência na educação regular, especialmente na Educação Infantil constitui um desafio que exige formação continuada dos professores, considerando que nesta etapa as crianças apresentam ritmos de aprendizagem variados e necessitam de metodologias específicas que respeitem suas particularidades. O ensino de uma criança com transtorno do espectro autista requer um entendimento profundo sobre suas características principais, padrões comportamentais frequentes e áreas que demandam mais atenção, entre outros aspectos. Portanto, o professor precisa se qualificar para oferecer uma educação estruturada, intencional e adaptável, com foco na aquisição de conhecimentos, habilidades intelectuais, psicomotoras e ter atitudes diversas. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as perspectivas dos professores da Educação Infantil em relação a formação continuada para a inclusão escolar de crianças com transtornos do espectro autista. Trata-se de pesquisas descritiva, exploratória e de campo com abordagem qualitativa, realizada na Unidade de Ensino Básico Maria José Serrão em São Luís. Os participantes foram 9 professores da Educação Infantil, que atuam com alunos com transtorno do espectro autista níveis de suporte 1 e 2, tendo pelo menos um ano de experiência com essas crianças. Para coletar os dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas de formas presencial e individual, em dias e horários previamente agendados, conforme a disponibilidade de cada participante. Para a interpretação dos dados foi empregada análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a escola está oferecendo formação continuada sob a responsabilidade da gestão. O coordenador pedagógico facilita essa formação para os professores por meio de diversas estratégias, visando estimular o interesse dos docentes no desenvolvimento profissional, além de abordar outras questões relacionadas às dinâmicas de trabalho durante o horário complementar aos sábados. Durante o estudo, observou-se nas declarações dos participantes a necessidade de uma formação mais direcionada e menos ampla, a fim de que as particularidades das crianças com transtorno do espectro autista sejam entendidas e valorizadas. Isso garante a implementação de estratégias e práticas que fomentem um ambiente inclusivo, além de intervenções que favoreçam seu desenvolvimento e aprendizado. Conclui-se que existe a necessidade de um planejamento mais efetivo de futuros programas de formação continuada sobre a temática em foco.
Abstract: The inclusion of children with disabilities in regular education, especially in Early Childhood Education, is a challenge that requires ongoing training for teachers, considering that at this stage children have varied learning rhythms and require specific methodologies that respect their particularities. Teaching a child with autism spectrum disorder requires a deep understanding of their main characteristics, frequent behavioral patterns and areas that require more attention, among other aspects. Therefore, the teacher needs to be qualified to offer a structured, intentional and adaptable education, focusing on the acquisition of knowledge, intellectual and psychomotor skills, as well as diverse attitudes. The general objective of this study was to analyze how ongoing training for teachers in early childhood education occurs for the inclusion of children with autism spectrum disorder in regular education. This was a descriptive, exploratory and qualitative field study carried out at the Maria José Serrão Elementary School in São Luís. The participants were 9 Early Childhood Education teachers who work with students with autism spectrum disorder, support levels 1 and 2, and who had at least one year of experience with these children. To collect the data, semi-structured interviews were conducted in person and individually, on previously scheduled days and times, according to the availability of each participant. Content analysis was used to interpret the data. The results indicated that the school is offering continuing education under the responsibility of the management. The pedagogical coordinator facilitates this training for teachers through several strategies, aiming to stimulate the interest of teachers in professional development, in addition to addressing other issues related to the dynamics of work during the additional hours on Saturdays. During the study, it was observed in the statements of the participants the need for more targeted and less broad training, so that the particularities of children with autism spectrum disorder are understood and valued. This ensures the implementation of strategies and practices that foster an inclusive environment, as well as interventions that favor their development and learning. It is concluded that there is a need for more effective planning of future continuing education programs on the topic in question.
Palavras-chave: Educação Especial;
Educação Infantil;
Inclusão;
Formação continuada;
Transtorno do espectro autista
Special education;
Continuing education;
Early childhood education;
Inclusion;
Autism spectrum disorder
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: PINTO, Daniele Santos Pinto. Formação continuada de professores na Educação Infantil: Facilidades e fragilidades para a inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista. 2025. 145 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6569
Data de defesa: 30-Mai-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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