Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6568
Tipo do documento: Tese
Título: PERMANÊNCIA E RESISTÊNCIA: POLÍTICAS INSTITUCIONAIS, MOTIVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES TRANS E TRAVESTIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): PERMANENCE AND RESISTANCE: INSTITUTIONAL POLICIES, MOTIVATIONS AND EXPERIENCES OF TRANS AND TRANSVESTITE STUDENTS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO
Autor: BOGÉA, Arthur Furtado
Primeiro orientador: LIMA, Lucinete Marques
Primeiro membro da banca: LIMA, Lucinete Marques
Segundo membro da banca: LIMA, Rarielle Rodrigues
Terceiro membro da banca: MARTINS, Carlos Wellington Soares
Quarto membro da banca: NUNES, Iran de Maria Leitão
Quinto membro da banca: BIANCHINI, Angelo Rodrigo
Resumo: As discussões sobre políticas de permanência para pessoas trans e travestis no ensino superior levantam debates urgentes sobre pertencimento, exclusão e justiça educacional. Nesse sentido, este trabalho investigou: quais possibilidades o discurso normativo e a ação institucional, na interação com a experiência cotidiana, trazem para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e da permanência de estudantes trans e travestis em cursos superiores da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, cidade universitária Dom Delgado? A tese defendida nesta pesquisa é que a permanência de estudantes trans e travestis na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) não é garantida por políticas, estruturas e relações acadêmicas institucionais, embora possa existir alguma influência positiva do nome social, expressando-se mais como uma prática contínua de resistência individual e coletiva, que se consolida em um campo de disputa constante. Essa prática política de enfrentamento e reinvenção de si afirma as limitações das estruturas cisnormativas da instituição, que falha em prover apoio e reconhecimento material e simbólico, exigindo que a UFMA realize uma profunda reestruturação de sua política de permanência. Com base nisso, o objetivo geral do estudo é compreender os sentidos de pertencer e permanecer na educação superior, construídos na interação do discurso normativo e da ação institucional com a experiência cotidiana de estudantes trans e travestis em um curso universitário. O estudo, de natureza qualitativa e crítica, busca compreender os sentidos atribuídos à permanência por sete estudantes e egressos trans e travestis da UFMA, cujas narrativas foram analisadas à luz dos estudos de gênero, da educação e das ciências sociais. A pesquisa está estruturada em sete seções, precedidas por uma introdução que apresenta o problema, a tese principal, os objetivos e a justificativa. A tese discute a exclusão histórica de pessoas trans e travestis da educação formal e a construção do gênero como regime normativo, mobilizando autoras como Judith Butler, Guacira Lopes Louro e Berenice Bento. Ao analisar os modelos teóricos sobre permanência universitária, com foco em Vincent Tinto e suas limitações, o estudo demonstra, por meio das experiências dos participantes, que a permanência na UFMA é tensionada por múltiplas formas de exclusão simbólica, institucional e material. Os relatos evidenciam violências em sala de aula, negação do nome social, apagamento curricular, ausência de apoio psicológico e negligência nos serviços de saúde. A universidade se mostra estruturada por uma lógica cisnormativa, na qual as políticas assistenciais são desenhadas para sujeitos genéricos. As pessoas participantes, contudo, constroem estratégias de resistência e afirmam sua presença como ato político, demonstrando que permanecer é uma prática cotidiana de enfrentamento e reinvenção de si. A pesquisa confirma a tese ao demonstrar o descompasso entre as normativas institucionais e as vivências concretas das pessoas trans e travestis. Além disso, aponta para a insuficiência das políticas de permanência que ignoram as especificidades dessa população e reitera a urgência de ações que incluam o reconhecimento de identidades, o cuidado com a saúde mental, a inclusão curricular de epistemologias trans e a reformulação dos serviços de assistência. Portanto, esta tese contribui para o campo dos estudos trans e travestis e para o debate sobre justiça educacional, ao propor uma escuta comprometida que valorize as experiências e os saberes dessas pessoas como centrais para a transformação universitária.
Abstract: Discussions on retention policies for trans and travesti people in higher education raise urgent debates about belonging, exclusion, and educational justice. In this context, this study investigated: what possibilities do normative discourse and institutional action, in interaction with everyday experience, bring to the development of a sense of belonging and to the permanence of trans and travesti students in undergraduate programs at the Federal University of Maranhão (UFMA), Dom Delgado University Campus? The central thesis is that the permanence of trans and travesti students at UFMA is not guaranteed by institutional policies, but rather constitutes a continuous act of individual and collective resistance consolidated within a constant field of dispute. This political practice of confrontation and self-reinvention underscores the limitations of the institution’s cisnormative structures, which fail to provide material and symbolic support and recognition, thereby requiring a profound restructuring of its retention policies. Based on this, the general objective of the study is to understand the meanings of belonging and remaining in higher education, constructed through the interaction of normative discourse and institutional action with the daily experiences of trans and travesti students in a university program. This qualitative and critical study seeks to grasp the meanings attributed to permanence by seven trans and travesti students and graduates from UFMA, whose narratives were analyzed through the lens of gender studies, education, and the social sciences. The research is structured in seven sections, preceded by an introduction that presents the problem, the main thesis, objectives, and justification. The thesis discusses the historical exclusion of trans and travesti people from formal education and the construction of gender as a normative regime, drawing on authors such as Judith Butler, Guacira Lopes Louro, and Berenice Bento. By analyzing theoretical models of university persistence, with a focus on Vincent Tinto and their limitations, the study demonstrates—through the participants’ experiences—that permanence at UFMA is strained by multiple forms of symbolic, institutional, and material exclusion. The narratives reveal classroom violence, denial of social names, curricular erasure, lack of psychological support, and neglect in health services. The university is shown to be structured by a cisnormative logic in which assistance policies are designed for generic subjects. Nevertheless, the participants develop resistance strategies and affirm their presence as a political act, demonstrating that to remain is a daily practice of confrontation and self-reinvention. The research confirms the thesis by evidencing the gap between institutional regulations and the concrete experiences of trans and travesti people. It highlights the insufficiency of retention policies that ignore the specificities of this population and reiterates the urgency of actions that include identity recognition, mental health care, curricular inclusion of trans epistemologies, and the reformulation of assistance services. Therefore, this thesis contributes to the field of trans and travesti studies and to the debate on educational justice, by proposing a committed form of listening that values the experiences and knowledge of these individuals as central to university transformation.
Palavras-chave: políticas de educação;
permanência estudantil;
educação superior;
estudantes trans e travestis;
identidade de gênero
education policy;
student retention;
higher education;
trans and travesty students;
gender identity
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: BOGÉA, Arthur Furtado. Permanência e resistência: Políticas institucionais, motivações e experiências de estudantes trans e travestis na Universidade Federal do Maranhão. 2025. 363 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6568
Data de defesa: 24-Set-2025
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTHUR FURTADO BOGÉA.pdfTese de Doutorado13,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.