| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6567| Tipo do documento: | Tese |
| Título: | Políticas de avaliação na Pós-Graduação Stricto Sensu e os efeitos do produtivismo na vida do pesquisador |
| Título(s) alternativo(s): | Politiques d'évaluation dans les programmes d'études supérieures (au sens strict) et effets du productivisme sur la vie du chercheur. Evaluation policies in graduate programs (Stricto Sensu) and the effects of productivism on the researcher's life. |
| Autor: | VIEIRA, Fernanda Cristina Silva Gomes ![]() |
| Primeiro orientador: | SOUSA, Antonio Paulino de |
| Primeiro membro da banca: | SOUSA, Antonio Paulino de |
| Segundo membro da banca: | DUBLANTE, Carlos André Sousa |
| Terceiro membro da banca: | NUNES, Iran de Maria Leitão |
| Quarto membro da banca: | ANJOS, Elisa Maria dos |
| Quinto membro da banca: | SANTOS, Helena Maria de Azevedo Coelho dos |
| Resumo: | Esta pesquisa faz parte do grupo de pesquisa Política, Gestão e Formação Humana, vinculada a linha de pesquisa História e Políticas Educacionais e foi desenvolvida com a intenção de desmistificar os desvios nos modos de avaliação da CAPES e os efeitos psicossociais do produtivismo acadêmico nos professores pesquisadores Programas de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Para o levantamento das informações que constituiram o corpus dessa tese, contamos com os contributos de teóricos dos mais diversos campos científicos, como do campo da Estatística: Quételet (1835), Senra (2010, 2015) Greenacre (2017), Carzola (2008); no campo da Sociologia da Quantificação: Desrosières (1997, 2001, 2010, 2011, 2014), Supiot (2015), De Sousa (2011, 2015, 2022), Gingras (2014, 2015); no campo da Filosofia e da Sociologia: Foucault (1994, 2008); Bourdieu (2004, 2007, 2008), no campo da Avaliação Educacional: Lima (2016), Bianchetti e Machado (2009), Nobre e Freitas (2017) e Lima Filho (2015), além de outros teóricos que contribuiram nesta pesquisa. Utilizamos como técnica de coleta dos dados as pesquisas bibliográficas, documentais e as entrevistas semiestruturadas. Para analisar, foi feito uso da técnica de análise de conteúdo e análise estatística. Não há dúvidas que as exigências impostas pelo produtivismo acadêmico remetem aos investigadores a buscar alternativas para se tornarem cada vez mais eficientes e isso conta com a cooperação entre alunos e professores para a criação de artigos nos programas de pós-graduação. As conclusões remetem que os pesquisadores estão sempre submetidos a relações hierárquicas dadas por uma lógica neoliberal que insiste em sobrepor a investigação acima da própria realidade, priorizando a concorrência, buscando a maximização da produção e isso acaba trazendo danos irreparáveis para a saúde desses sujeitos. Nessa perspectiva, se espera que este estudo aponte reflexões nos pesquisadores sobre as suas próprias práticas, buscando minimizar os efeitos dos desvios da avaliação em seus cotidianos. |
| Abstract: | Cette recherche s'inscrit dans le groupe de recherche « Politique, gestion et formation humaine
», rattaché à l'axe de recherche « Histoire et politiques éducatives ». Elle a été développée dans
le but de démystifier les écarts dans les méthodes d'évaluation du CAPES et les effets
psychosociaux du productivisme académique sur les enseignants-chercheurs des programmes
d'études supérieures en éducation de l'Institut fédéral d'éducation, des sciences et de la
technologie du Maranhão (IFMA) et de l'Université fédérale du Maranhão (UFMA). Pour
recueillir les informations qui ont constitué le corpus de cette thèse, nous nous sommes appuyés
sur les contributions de théoriciens issus des disciplines scientifiques les plus diverses,
notamment en statistique : Quételet (1835), Senra (2010, 2015), Greenacre (2017), Carzola
(2008) ; dans le domaine de la sociologie de la quantification : Desrosières (1997, 2001, 2010,
2011, 2014), Supiot (2015), De Sousa (2011, 2015, 2022), Gingras (2014, 2015) ; dans le
domaine de la philosophie et de la sociologie : Foucault (1994, 2008) ; Bourdieu (2004, 2007,
2008), dans le domaine de l'évaluation pédagogique : Lima (2016), Bianchetti et Machado
(2009), Nobre et Freitas (2017) et Lima Filho (2015), en plus d'autres théoriciens qui ont
contribué à cette recherche. Nous avons utilisé des recherches bibliographiques et
documentaires et des entretiens semi-directifs comme techniques de collecte de données. Pour
l'analyse, nous avons utilisé les techniques d'analyse de contenu et d'analyse statistique. Il ne
fait aucun doute que les exigences imposées par le productivisme académique obligent les
chercheurs à rechercher des alternatives pour gagner en efficacité, ce qui repose sur la
coopération entre étudiants et professeurs pour la rédaction d'articles dans les programmes de
troisième cycle. Les conclusions suggèrent que les chercheurs sont toujours soumis à des
relations hiérarchiques dictées par une logique néolibérale qui privilégie la recherche au
détriment de la réalité, privilégie la concurrence et cherche à maximiser la production, causant
ainsi des dommages irréparables à la santé de ces individus. Dans cette perspective, nous
espérons que cette étude incitera les chercheurs à réfléchir à leurs propres pratiques, afin de
minimiser les effets des biais d'évaluation sur leur quotidien. This research is part of the research group "Politics, Management, and Human Formation," linked to the research line "History and Educational Policies." It was developed with the intention of demystifying the deviations in CAPES assessment methods and the psychosocial effects of academic productivism on research professors in the Graduate Programs in Education of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Maranhão (IFMA) and the Federal University of Maranhão (UFMA). To gather the information that constituted the corpus of this thesis, we relied on the contributions of theorists from the most diverse scientific fields, such as those from Statistics: Quételet (1835), Senra (2010, 2015), Greenacre (2017), Carzola (2008); in the field of Sociology of Quantification: Desrosières (1997, 2001, 2010, 2011, 2014), Supiot (2015), De Sousa (2011, 2015, 2022), Gingras (2014, 2015); in the field of Philosophy and Sociology: Foucault (1994, 2008); Bourdieu (2004, 2007, 2008), in the field of Educational Assessment: Lima (2016), Bianchetti and Machado (2009), Nobre and Freitas (2017) and Lima Filho (2015), in addition to other theorists who contributed to this research. We used bibliographical and documentary research and semi-structured interviews as data collection techniques. For analysis, we used the content analysis and statistical analysis techniques. There is no doubt that the demands imposed by academic productivism force researchers to seek alternatives to become increasingly efficient, and this relies on cooperation between students and faculty to create articles in graduate programs. The conclusions suggest that researchers are always subject to hierarchical relationships dictated by a neoliberal logic that insists on prioritizing research over reality itself, prioritizing competition and seeking to maximize production, ultimately causing irreparable harm to the health of these individuals. From this perspective, we hope this study will prompt researchers to reflect on their own practices, seeking to minimize the effects of assessment biases on their daily lives. |
| Palavras-chave: | Avaliação da pós-graduação; desvios; produtivismo acadêmico déviations; évaluation postuniversitaire; productivisme académique academic productivism; deviations; Postgraduate assessment |
| Área(s) do CNPq: | Sociologia da Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
| Citação: | VIEIRA, Fernanda Cristina Silva Gomes. Políticas de avaliação na Pós-Graduação Stricto Sensu e os efeitos do produtivismo na vida do pesquisador. 2025. 195 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6567 |
| Data de defesa: | 17-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Fernanda Cristina Silva Gomes Vieira.pdf | Tese de Doutorado | 2,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

