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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIEIRA, Fernanda Cristina Silva Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1999334392020516por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Antonio Paulino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512688817646871por
dc.contributor.referee1SOUSA, Antonio Paulino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512688817646871por
dc.contributor.referee2DUBLANTE, Carlos André Sousa-
dc.contributor.referee3NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee4ANJOS, Elisa Maria dos-
dc.contributor.referee5SANTOS, Helena Maria de Azevedo Coelho dos-
dc.date.accessioned2025-11-03T11:31:41Z-
dc.date.issued2025-07-17-
dc.identifier.citationVIEIRA, Fernanda Cristina Silva Gomes. Políticas de avaliação na Pós-Graduação Stricto Sensu e os efeitos do produtivismo na vida do pesquisador. 2025. 195 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6567-
dc.description.resumoEsta pesquisa faz parte do grupo de pesquisa Política, Gestão e Formação Humana, vinculada a linha de pesquisa História e Políticas Educacionais e foi desenvolvida com a intenção de desmistificar os desvios nos modos de avaliação da CAPES e os efeitos psicossociais do produtivismo acadêmico nos professores pesquisadores Programas de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Para o levantamento das informações que constituiram o corpus dessa tese, contamos com os contributos de teóricos dos mais diversos campos científicos, como do campo da Estatística: Quételet (1835), Senra (2010, 2015) Greenacre (2017), Carzola (2008); no campo da Sociologia da Quantificação: Desrosières (1997, 2001, 2010, 2011, 2014), Supiot (2015), De Sousa (2011, 2015, 2022), Gingras (2014, 2015); no campo da Filosofia e da Sociologia: Foucault (1994, 2008); Bourdieu (2004, 2007, 2008), no campo da Avaliação Educacional: Lima (2016), Bianchetti e Machado (2009), Nobre e Freitas (2017) e Lima Filho (2015), além de outros teóricos que contribuiram nesta pesquisa. Utilizamos como técnica de coleta dos dados as pesquisas bibliográficas, documentais e as entrevistas semiestruturadas. Para analisar, foi feito uso da técnica de análise de conteúdo e análise estatística. Não há dúvidas que as exigências impostas pelo produtivismo acadêmico remetem aos investigadores a buscar alternativas para se tornarem cada vez mais eficientes e isso conta com a cooperação entre alunos e professores para a criação de artigos nos programas de pós-graduação. As conclusões remetem que os pesquisadores estão sempre submetidos a relações hierárquicas dadas por uma lógica neoliberal que insiste em sobrepor a investigação acima da própria realidade, priorizando a concorrência, buscando a maximização da produção e isso acaba trazendo danos irreparáveis para a saúde desses sujeitos. Nessa perspectiva, se espera que este estudo aponte reflexões nos pesquisadores sobre as suas próprias práticas, buscando minimizar os efeitos dos desvios da avaliação em seus cotidianos.por
dc.description.abstractCette recherche s'inscrit dans le groupe de recherche « Politique, gestion et formation humaine », rattaché à l'axe de recherche « Histoire et politiques éducatives ». Elle a été développée dans le but de démystifier les écarts dans les méthodes d'évaluation du CAPES et les effets psychosociaux du productivisme académique sur les enseignants-chercheurs des programmes d'études supérieures en éducation de l'Institut fédéral d'éducation, des sciences et de la technologie du Maranhão (IFMA) et de l'Université fédérale du Maranhão (UFMA). Pour recueillir les informations qui ont constitué le corpus de cette thèse, nous nous sommes appuyés sur les contributions de théoriciens issus des disciplines scientifiques les plus diverses, notamment en statistique : Quételet (1835), Senra (2010, 2015), Greenacre (2017), Carzola (2008) ; dans le domaine de la sociologie de la quantification : Desrosières (1997, 2001, 2010, 2011, 2014), Supiot (2015), De Sousa (2011, 2015, 2022), Gingras (2014, 2015) ; dans le domaine de la philosophie et de la sociologie : Foucault (1994, 2008) ; Bourdieu (2004, 2007, 2008), dans le domaine de l'évaluation pédagogique : Lima (2016), Bianchetti et Machado (2009), Nobre et Freitas (2017) et Lima Filho (2015), en plus d'autres théoriciens qui ont contribué à cette recherche. Nous avons utilisé des recherches bibliographiques et documentaires et des entretiens semi-directifs comme techniques de collecte de données. Pour l'analyse, nous avons utilisé les techniques d'analyse de contenu et d'analyse statistique. Il ne fait aucun doute que les exigences imposées par le productivisme académique obligent les chercheurs à rechercher des alternatives pour gagner en efficacité, ce qui repose sur la coopération entre étudiants et professeurs pour la rédaction d'articles dans les programmes de troisième cycle. Les conclusions suggèrent que les chercheurs sont toujours soumis à des relations hiérarchiques dictées par une logique néolibérale qui privilégie la recherche au détriment de la réalité, privilégie la concurrence et cherche à maximiser la production, causant ainsi des dommages irréparables à la santé de ces individus. Dans cette perspective, nous espérons que cette étude incitera les chercheurs à réfléchir à leurs propres pratiques, afin de minimiser les effets des biais d'évaluation sur leur quotidien.fra
dc.description.abstractThis research is part of the research group "Politics, Management, and Human Formation," linked to the research line "History and Educational Policies." It was developed with the intention of demystifying the deviations in CAPES assessment methods and the psychosocial effects of academic productivism on research professors in the Graduate Programs in Education of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Maranhão (IFMA) and the Federal University of Maranhão (UFMA). To gather the information that constituted the corpus of this thesis, we relied on the contributions of theorists from the most diverse scientific fields, such as those from Statistics: Quételet (1835), Senra (2010, 2015), Greenacre (2017), Carzola (2008); in the field of Sociology of Quantification: Desrosières (1997, 2001, 2010, 2011, 2014), Supiot (2015), De Sousa (2011, 2015, 2022), Gingras (2014, 2015); in the field of Philosophy and Sociology: Foucault (1994, 2008); Bourdieu (2004, 2007, 2008), in the field of Educational Assessment: Lima (2016), Bianchetti and Machado (2009), Nobre and Freitas (2017) and Lima Filho (2015), in addition to other theorists who contributed to this research. We used bibliographical and documentary research and semi-structured interviews as data collection techniques. For analysis, we used the content analysis and statistical analysis techniques. There is no doubt that the demands imposed by academic productivism force researchers to seek alternatives to become increasingly efficient, and this relies on cooperation between students and faculty to create articles in graduate programs. The conclusions suggest that researchers are always subject to hierarchical relationships dictated by a neoliberal logic that insists on prioritizing research over reality itself, prioritizing competition and seeking to maximize production, ultimately causing irreparable harm to the health of these individuals. From this perspective, we hope this study will prompt researchers to reflect on their own practices, seeking to minimize the effects of assessment biases on their daily lives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-11-03T11:31:41Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Cristina Silva Gomes Vieira.pdf: 2253850 bytes, checksum: b4a7b871f10127dedec8089d981255fb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-03T11:31:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Cristina Silva Gomes Vieira.pdf: 2253850 bytes, checksum: b4a7b871f10127dedec8089d981255fb (MD5) Previous issue date: 2025-07-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação da pós-graduação;por
dc.subjectdesvios;por
dc.subjectprodutivismo acadêmicopor
dc.subjectdéviations;fra
dc.subjectévaluation postuniversitaire;fra
dc.subjectproductivisme académiquefra
dc.subjectacademic productivism;eng
dc.subjectdeviations;eng
dc.subjectPostgraduate assessmenteng
dc.subject.cnpqSociologia da Educaçãopor
dc.titlePolíticas de avaliação na Pós-Graduação Stricto Sensu e os efeitos do produtivismo na vida do pesquisadorpor
dc.title.alternativePolitiques d'évaluation dans les programmes d'études supérieures (au sens strict) et effets du productivisme sur la vie du chercheur.fra
dc.title.alternativeEvaluation policies in graduate programs (Stricto Sensu) and the effects of productivism on the researcher's life.eng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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