Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Julianne Tavares da Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1190259118913651por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6279006668275644por
dc.contributor.advisor-co1LIMA, Rarielle Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281621481381083por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6279006668275644por
dc.contributor.referee2LIMA, Rarielle Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281621481381083por
dc.contributor.referee3BANDEIRA, Arkley Marques-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764150553908789por
dc.contributor.referee4SANTOS, Francisco Gleidson Vieira dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0715892795216859por
dc.date.accessioned2025-11-03T10:55:30Z-
dc.date.issued2025-01-22-
dc.identifier.citationCARVALHO, Julianne Tavares da Silva de. De parada em parada: Uma análise da mobilidade urbana vivenciada pelas mulheres nos espaços públicos na Avenida dos Holandeses em São Luís - MA. 2025. 131 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6566-
dc.description.resumoA ausência de uma mobilidade urbana funcional em São Luís, atrelada à violência urbana, impacta de forma desproporcional as mulheres, especialmente aquelas provenientes de grupos socioeconômicos mais vulneráveis. Para aprofundar essa discussão, realizou-se esta pesquisa na Avenida dos Holandeses, englobando os bairros Ponta do Farol, Ponta d'Areia, São Marcos, Jardim Renascença, Calhau, Quintas do Calhau, Olho D’Água e Araçagi, entre março e abril de 2024. A pesquisa, de natureza quali-quantitativa, contou com a participação de 16 mulheres, por meio de questionários estruturados aplicados presencialmente e de forma virtual, complementados por observações em campo, buscando compreender suas experiências e percepções sobre mobilidade urbana e segurança, com foco em casos de assédio e importunação sexual. Os resultados evidenciaram que a infraestrutura precária da Avenida dos Holandeses contribui significativamente para a insegurança das mulheres ao utilizarem o espaço público, limitando sua mobilidade e autonomia. As participantes relataram sentir-se inseguras ao transitar pela via, corroborando estudos nacionais que apontam para a forte relação entre mobilidade urbana e violência de gênero. Essas análises reforçam a necessidade urgente de políticas públicas que priorizem a segurança e a igualdade de gênero no espaço urbano.por
dc.description.abstractThe lack of functional urban mobility in São Luís, combined with urban violence, disproportionately affects women, especially those from more vulnerable socioeconomic groups. To deepen this discussion, this research was conducted along Avenida dos Holandeses, covering the neighborhoods of Ponta do Farol, Ponta d’Areia, São Marcos, Jardim Renascença, Calhau, Quintas do Calhau, Olho D’Água, and Araçagi, between March and April 2024. The study, qualitative and quantitative in nature, involved 16 women through structured questionnaires administered both in person and online, complemented by field observations. It sought to understand their experiences and perceptions of urban mobility and safety, focusing on cases of harassment and sexual misconduct. The results revealed that the poor infrastructure of Avenida dos Holandeses significantly contributes to women’s insecurity when using public spaces, limiting their mobility and autonomy. Participants reported feeling unsafe while traveling along the avenue, corroborating national studies that highlight the strong relationship between urban mobility and gender-based violence. These findings underscore the urgent need for public policies that prioritize safety and gender equality in urban spaces.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-11-03T10:55:30Z No. of bitstreams: 1 JULIANNE TAVARES DA SILVA DE CARVALHO.pdf: 12491973 bytes, checksum: 493ab00fd9e845822d96496b3a5a2595 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-03T10:55:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JULIANNE TAVARES DA SILVA DE CARVALHO.pdf: 12491973 bytes, checksum: 493ab00fd9e845822d96496b3a5a2595 (MD5) Previous issue date: 2025-01-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMobilidade urbana;por
dc.subjectTransporte público;por
dc.subjectMulheres;por
dc.subjectAvenida dos Holandeses;por
dc.subjectSão Luís - MApor
dc.subjectUrban mobility;eng
dc.subjectPublic transportation;eng
dc.subjectWomen;eng
dc.subjectAvenida dos Holandeses;eng
dc.subjectSão Luís - MAeng
dc.subject.cnpqSociologia Urbanapor
dc.titleDE PARADA EM PARADA: Uma análise da mobilidade urbana vivenciada pelas mulheres nos espaços públicos na Avenida dos Holandeses em São Luís - MApor
dc.title.alternativeFROM STOP TO STOP: An analysis of urban mobility experienced by women in public spaces on Avenida dos Holandeses in São Luís - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANNE TAVARES DA SILVA DE CARVALHO.pdfDissertação de Mestrado12,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.