Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Marcelo Durans-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3109841108785526por
dc.contributor.advisor1ARAUJO  , Raimundo Inácio Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829574717856862por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Marcelo Pagliosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902868735068017por
dc.contributor.referee2NERIS, Wheriston Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108605127365257por
dc.contributor.referee3ARAUJO, Raimundo Inácio Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829574717856862por
dc.date.accessioned2025-10-30T18:33:48Z-
dc.date.issued2025-07-29-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Durans. A 1ª Olimpíada estadual em história do Maranhão(OEHM): Um Estudo sobre as Práticas de Ensino e Aprendizagem Histórica. 2025. 147 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6563-
dc.description.resumoEsta dissertação surge em resposta à necessidade de investigar e compreender as práticas de ensino e aprendizagem de História, com um enfoque particular na 1ª Olimpíada Estadual em História do Maranhão (OEHM), evento realizado pela primeira vez em 2023 pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA, que contou com a participação de 2.207 indivíduos, entre eles 2.127 alunos e 80 professores das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede de Educação Básica do Estado do Maranhão. O cerne desta pesquisa reside na análise das experiências de aprendizagem histórica durante a realização dessa competição, com o objetivo de compreender como esse evento científico impactou o desenvolvimento do pensamento histórico dos alunos e influenciou a prática pedagógica dos professores. A pesquisa visa responder a questões fundamentais sobre como essa competição pode estimular uma visão crítica e analítica da História, superando os limites do ensino tradicional. Além disso, procura compreender como a participação nas olimpíadas cientificas pode contribuir para a expansão do conhecimento científico dos alunos, influenciando de maneira positiva a prática pedagógica dos professores. Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar a aprendizagem histórica promovida pela 1ª OEHM, com vistas a aprofundar a compreensão sobre o papel dessa competição como uma ferramenta de divulgação científica, bem como sua contribuição para a promoção da história local e o aprimoramento do Ensino de História no estado do Maranhão. Com base na pesquisa realizada, desenvolvemos um produto educacional intitulado HistOlimpíca Digital Maranhense, que consistirá em uma seção específica voltada ao(à) docente, integrada à plataforma digital da 1ª Olimpíada Estadual em História do Maranhão (OEHM). Esta seção será dedicada à valorização e à disseminação das aprendizagens históricas promovidas pela OEHM, oferecendo diretrizes práticas para professores interessados em aplicar metodologias semelhantes em seus contextos escolares.por
dc.description.abstractThis dissertation emerges in response to the need to investigate and understand the practices of teaching and learning History, with a particular focus on the 1st State History Olympiad of Maranhão (OEHM), an event held for the first time in 2023 by the State Institute of Education, Science and Technology of Maranhão – IEMA. The event involved the participation of 2,207 individuals, including 2,127 students and 80 teachers from the 1st, 2nd, and 3rd years of high school within the Maranhão State Basic Education network. The core of this research lies in the analysis of historical learning experiences during the course of this competition, with the aim of understanding how this scientific event impacted the development of students’ historical thinking and influenced the pedagogical practice of teachers. The research seeks to address fundamental questions about how such a competition can stimulate a critical and analytical perspective of History, going beyond the limits of traditional teaching. Additionally, it aims to understand how participation in scientific olympiads can contribute to the expansion of students’ scientific knowledge while positively influencing teachers’ pedagogical approaches. Therefore, this dissertation aims to describe and analyze the historical learning promoted by the 1st OEHM, with a view to deepening the understanding of the role of this competition as a tool for scientific dissemination, as well as its contribution to the promotion of local history and the enhancement of History teaching in the state of Maranhão. Based on the research conducted, we developed an educational product entitled HistOlimpíca Digital Maranhense, which will consist of a specific site designed for teachers, linked to the digital platform of the 1st State History Olympiad of Maranhão (OEHM). This site will be dedicated to valuing and disseminating the historical learning promoted by OEHM, offering practical guidelines for educators interested in applying similar methodologies in their own school contexts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-10-30T18:33:48Z No. of bitstreams: 1 MARCELO DURANS SILVA2.pdf: 6401037 bytes, checksum: cbb0b4701527599b6193c47c2d773c77 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-30T18:33:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCELO DURANS SILVA2.pdf: 6401037 bytes, checksum: cbb0b4701527599b6193c47c2d773c77 (MD5) Previous issue date: 2025-07-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem Histórica;por
dc.subjectEducação Básica;por
dc.subjectEnsino de História;por
dc.subjectHistOlimpíca Digital Maranhense;por
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectHistorical Learning;eng
dc.subjectBasic Education;eng
dc.subjectHistory Teaching;eng
dc.subjectDigital HistOlympics from Maranhão;eng
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpor
dc.titleA 1ª OLIMPÍADA ESTADUAL EM HISTÓRIA DO MARANHÃO (OEHM): Um Estudo sobre as Práticas de Ensino e Aprendizagem Históricapor
dc.title.alternativeThe 1st State Olympiad in History of Maranhão (OEHM): A Study on History Teaching and Learning Practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELO DURANS SILVA2.pdfDissertação de Mestrado6,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.