Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6563
Tipo do documento: Dissertação
Título: A 1ª OLIMPÍADA ESTADUAL EM HISTÓRIA DO MARANHÃO (OEHM): Um Estudo sobre as Práticas de Ensino e Aprendizagem Histórica
Título(s) alternativo(s): The 1st State Olympiad in History of Maranhão (OEHM): A Study on History Teaching and Learning Practices
Autor: SILVA, Marcelo Durans 
Primeiro orientador: ARAUJO  , Raimundo Inácio Souza
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Marcelo Pagliosa
Segundo membro da banca: NERIS, Wheriston Silva
Terceiro membro da banca: ARAUJO, Raimundo Inácio Souza
Resumo: Esta dissertação surge em resposta à necessidade de investigar e compreender as práticas de ensino e aprendizagem de História, com um enfoque particular na 1ª Olimpíada Estadual em História do Maranhão (OEHM), evento realizado pela primeira vez em 2023 pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA, que contou com a participação de 2.207 indivíduos, entre eles 2.127 alunos e 80 professores das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede de Educação Básica do Estado do Maranhão. O cerne desta pesquisa reside na análise das experiências de aprendizagem histórica durante a realização dessa competição, com o objetivo de compreender como esse evento científico impactou o desenvolvimento do pensamento histórico dos alunos e influenciou a prática pedagógica dos professores. A pesquisa visa responder a questões fundamentais sobre como essa competição pode estimular uma visão crítica e analítica da História, superando os limites do ensino tradicional. Além disso, procura compreender como a participação nas olimpíadas cientificas pode contribuir para a expansão do conhecimento científico dos alunos, influenciando de maneira positiva a prática pedagógica dos professores. Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar a aprendizagem histórica promovida pela 1ª OEHM, com vistas a aprofundar a compreensão sobre o papel dessa competição como uma ferramenta de divulgação científica, bem como sua contribuição para a promoção da história local e o aprimoramento do Ensino de História no estado do Maranhão. Com base na pesquisa realizada, desenvolvemos um produto educacional intitulado HistOlimpíca Digital Maranhense, que consistirá em uma seção específica voltada ao(à) docente, integrada à plataforma digital da 1ª Olimpíada Estadual em História do Maranhão (OEHM). Esta seção será dedicada à valorização e à disseminação das aprendizagens históricas promovidas pela OEHM, oferecendo diretrizes práticas para professores interessados em aplicar metodologias semelhantes em seus contextos escolares.
Abstract: This dissertation emerges in response to the need to investigate and understand the practices of teaching and learning History, with a particular focus on the 1st State History Olympiad of Maranhão (OEHM), an event held for the first time in 2023 by the State Institute of Education, Science and Technology of Maranhão – IEMA. The event involved the participation of 2,207 individuals, including 2,127 students and 80 teachers from the 1st, 2nd, and 3rd years of high school within the Maranhão State Basic Education network. The core of this research lies in the analysis of historical learning experiences during the course of this competition, with the aim of understanding how this scientific event impacted the development of students’ historical thinking and influenced the pedagogical practice of teachers. The research seeks to address fundamental questions about how such a competition can stimulate a critical and analytical perspective of History, going beyond the limits of traditional teaching. Additionally, it aims to understand how participation in scientific olympiads can contribute to the expansion of students’ scientific knowledge while positively influencing teachers’ pedagogical approaches. Therefore, this dissertation aims to describe and analyze the historical learning promoted by the 1st OEHM, with a view to deepening the understanding of the role of this competition as a tool for scientific dissemination, as well as its contribution to the promotion of local history and the enhancement of History teaching in the state of Maranhão. Based on the research conducted, we developed an educational product entitled HistOlimpíca Digital Maranhense, which will consist of a specific site designed for teachers, linked to the digital platform of the 1st State History Olympiad of Maranhão (OEHM). This site will be dedicated to valuing and disseminating the historical learning promoted by OEHM, offering practical guidelines for educators interested in applying similar methodologies in their own school contexts.
Palavras-chave: Aprendizagem Histórica;
Educação Básica;
Ensino de História;
HistOlimpíca Digital Maranhense;
Prática Pedagógica
Historical Learning;
Basic Education;
History Teaching;
Digital HistOlympics from Maranhão;
Pedagogical Practice
Área(s) do CNPq: História Regional do Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: SILVA, Marcelo Durans. A 1ª Olimpíada estadual em história do Maranhão(OEHM): Um Estudo sobre as Práticas de Ensino e Aprendizagem Histórica. 2025. 147 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6563
Data de defesa: 29-Jul-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELO DURANS SILVA2.pdfDissertação de Mestrado6,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.