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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo sobre representação dos povos indígenas nos livros didáticos de Sociologia
Título(s) alternativo(s): A study on the representation of indigenous peoples in Sociology textbooks.
Autor: DIAS , Thiago da Conceição 
Primeiro orientador: QUEIROZ, José Benevides
Primeiro membro da banca: QUEIROZ, José Benevides
Segundo membro da banca: CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de
Terceiro membro da banca: GARCIA, Andréa Joana Sodré de Sousa
Resumo: Esta dissertação investiga como os povos indígenas são representados nos livros didáticos de sociologia utilizados no ensino médio brasileiro. Parte-se de uma lacuna relevante na literatura: apesar dos avanços nos debates sobre diversidade e inclusão, observou-se a persistência de representações estereotipadas de grupos subalternizados, como os povos indígenas. Tal cenário configura um enigma sociológico: se existe uma consciência crítica consolidada sobre os limites dessas imagens, por que elas continuam sendo reproduzidas? O presente estudo busca compreender os mecanismos sociais, simbólicos e institucionais que sustentam essa permanência, analisando como essas representações são construídas, difundidas e legitimadas no espaço escolar. O objetivo central é examinar de que maneira os povos indígenas são representados nos livros de sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições de 2012, 2015 e 2018, entendendo essas imagens como construções sociais mediadas por disputas simbólicas e enquadramentos normativos. Para contextualizar essas representações na Sociologia, foram também analisados Livros de História e documentos coloniais, como as cartas de Pero Vaz de Caminha e do Padre Manuel da Nóbrega, a fim de identificar possíveis continuidades e reformulações nos estigmas atribuídos aos povos indígenas ao longo do tempo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, conduzida por meio de uma leitura sistemática das passagens que abordam os povos originários, articulando interpretação textual e fundamentação teórica. O referencial teórico mobiliza autores clássicos e contemporâneos da sociologia, como Émile Durkheim, Norbert Elias, Erving Goffman, Pierre Bourdieu e Circe Bittencourt, entre outros. A hipótese inicial considerava a possibilidade de invisibilização dos povos indígenas nos livros analisados. Entretanto, os resultados apontaram que esses sujeitos não são invisibilizados, mas sim representados de maneira estigmatizante, ainda que por meio de discursos atualizados.
Abstract: This dissertation investigates how indigenous peoples are represented in sociology textbooks used in Brazilian high schools. It starts from a relevant gap in the literature: despite advances in debates on diversity and inclusion, stereotypical representations of subalternized groups, such as indigenous peoples, persist. This scenario poses a sociological enigma: if there is a consolidated critical awareness of the limitations of these images, why do they continue to be reproduced? This study seeks to understand the social, symbolic, and institutional mechanisms that sustain this permanence, analyzing how these representations are constructed, disseminated, and legitimized in the school environment. The central objective is to examine how indigenous peoples are represented in sociology textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD) in the 2012, 2015, and 2018 editions, understanding these images as social constructions mediated by symbolic disputes and normative frameworks. To contextualize these representations in sociology, history books and colonial documents, such as the letters of Pero Vaz de Caminha and Father Manuel da Nóbrega, were also analyzed in order to identify possible continuities and reformulations in the stigmas attributed to indigenous peoples over time. From a methodological point of view, this is a qualitative study, conducted through a systematic reading of passages that address indigenous peoples, articulating textual interpretation and theoretical reasoning. The theoretical framework draws on classic and contemporary authors in sociology, such as Émile Durkheim, Norbert Elias, Erving Goffman, Pierre Bourdieu, and Circe Bittencourt, among others. The initial hypothesis considered the possibility of the invisibility of indigenous peoples in the books analyzed. However, the results showed that these subjects are not invisible, but rather represented in a stigmatizing manner, albeit through updated discourses.
Palavras-chave: livro didático de Sociologia;
representações sociais;
povos indígenas;
Sociology textbook;
social representations;
indigenous peoples.
Área(s) do CNPq: Sociologia
Etnologia Indígena
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
Citação: DIAS , Thiago da Conceição. Um estudo sobre representação dos povos indígenas nos livros didáticos de Sociologia. 2025. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6562
Data de defesa: 29-Set-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

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