Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Airuan Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2796024418949359por
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697398324818667por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Marcelo Pagliosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902868735068017por
dc.contributor.referee2BARROS, Antonio Evaldo Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657826399373769por
dc.date.accessioned2025-10-29T14:26:44Z-
dc.date.issued2025-09-01-
dc.identifier.citationCARVALHO, Airuan Silva de. A África e os africanos entre interpretações: desmistificando o imaginário eurocêntrico a partir do ensino de história da África. 2025. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação mestrado profissional em ensino de história) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6561-
dc.description.resumoA dissertação analisa criticamente o ensino de História da África no Brasil e sua relevância para a promoção de uma educação antirracista. O autor parte do diagnóstico histórico da exclusão da população negra dos currículos escolares, apontando como a construção de uma narrativa eurocêntrica consolidou estigmas e marginalizações. Em seguida, examina as reivindicações do movimento negro por inclusão educacional e o impacto de políticas públicas, como a Lei no 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A pesquisa aprofunda a reflexão sobre os conceitos de colonialismo, colonialidade e eurocentrismo, entendidos como ideologias que inferiorizaram o continente africano e sua produção cultural. Com base em referenciais teóricos da decolonialidade e da interculturalidade, discute o potencial do ensino de História da África, especialmente a partir da coleção História Geral da África (UNESCO), para superar estereótipos e essencializações, rompendo com as narrativas hegemônicas. Como produto educacional, a dissertação propõe um guia pedagógico destinado aos professores do ensino fundamental II, com sugestões de conteúdos, atividades e metodologias que auxiliem no trabalho em sala de aula, favorecendo a construção de uma consciência histórica crítica. O estudo conclui que o ensino de História da África, fundamentado em perspectivas africanas e decoloniais, pode atuar como ferramenta central na desconstrução do imaginário eurocêntrico e na efetivação de práticas educativas emancipatórias, diversas e antirracistas.por
dc.description.abstractThis dissertation critically analyzes the teaching of African History in Brazil and its relevance for promoting anti-racist education. It begins by addressing the historical exclusion of the Black population from school curricula, highlighting how the construction of a Eurocentric narrative consolidated stigmas and marginalization. It then examines the claims of the Black movement for educational inclusion and the impact of public policies, such as Law 10.639/2003, which made the teaching of Afro- Brazilian and African History and Culture mandatory. The research further reflects on the concepts of colonialism, coloniality, and Eurocentrism, understood as ideologies that devalued the African continent and its cultural production. Drawing on theoretical frameworks of decoloniality and interculturality, it discusses the potential of teaching African History—particularly through the General History of Africa collection (UNESCO)—to overcome stereotypes and essentializations, breaking with hegemonic narratives. As an educational product, the dissertation proposes a pedagogical guide for middle school history teachers, with suggested content, activities, and methodologies to support classroom practice and foster the development of critical historical consciousness. The study concludes that teaching African History, grounded in African and decolonial perspectives, can serve as a central tool in deconstructing the Eurocentric imaginary and advancing emancipatory, diverse, and anti-racist educational practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-10-29T14:26:44Z No. of bitstreams: 1 AIRUAN_CARVALHO.pdf: 792309 bytes, checksum: 2073170e740942b12bb0226efe927a59 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-29T14:26:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AIRUAN_CARVALHO.pdf: 792309 bytes, checksum: 2073170e740942b12bb0226efe927a59 (MD5) Previous issue date: 2025-09-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de história;por
dc.subjecthistória da áfrica;por
dc.subjecteurocentrismo;por
dc.subjectdecolonialidade;por
dc.subjecteducação antirracista.por
dc.subjecthistory teaching;eng
dc.subjectafrican history;eng
dc.subjecteurocentrism;eng
dc.subjectdecoloniality;eng
dc.subjectanti-racist education.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titleA África e os africanos entre interpretações: desmistificando o imaginário eurocêntrico a partir do ensino de história da Áfricapor
dc.title.alternativeAfrica and Africans between interpretations: demystifying the Eurocentric imaginary through the teaching of African historyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AIRUAN_CARVALHO.pdfDissertação de Mestrado773,74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.