| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6549| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Narrativas de professoras da educação infantil sobre gêneros e sexualidades em uma escola pública municipal de Imperatriz/MA |
| Título(s) alternativo(s): | Narratives of early childhood education teachers about gender and sexuality in a municipal public school in Imperatriz/MA |
| Autor: | MELO, Susy Kelly Azevedo De ![]() |
| Primeiro orientador: | MOURA, Jónata Ferreira De |
| Primeiro membro da banca: | MOURA, Jónata Ferreira De |
| Segundo membro da banca: | MORAIS, Joelson de Sousa |
| Terceiro membro da banca: | NACARATO, Adair Mendes |
| Quarto membro da banca: | CASTRO, Roney Polato de |
| Resumo: | Esta pesquisa tem como tema as trajetórias de vida e formação de professoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Imperatriz/MA e suas relações com as discussões sobre gêneros e sexualidades. É um estudo vinculado ao grupo de pesquisa Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem), que se justifica pelos desafios enfrentados por docentes na condução de questões relacionadas às sexualidades e aos gêneros dentro e fora do ambiente escolar. A questão investigativa é: Como as relações de gêneros e sexualidades constituem as histórias de vida, formação e práticas pedagógicas narradas por professoras da Educação Infantil de uma escola pública da rede municipal de ensino de Imperatriz/MA? Os objetivos são: (a) Mapear as memórias dos processos constitutivos de gêneros e de sexualidades nas narrativas sobre as trajetórias de vida e de formação produzidas pelas professoras participantes; (b) Relacionar as percepções das professoras participantes sobre gêneros e sexualidades às suas narrativas sobre como abordam questões de gêneros e sexualidades no cotidiano da Educação Infantil. A pesquisa é biográfico-narrativa, com a geração de Entrevistas Narrativas para produção dos dados. As participantes da investigação são quatro professoras da Educação Infantil de uma escola pública municipal da zona urbana de Imperatriz/MA. As entrevistas gravadas e depois transcritas, são analisadas pela proposta de Fritz Schütze. Adotou-se dois eixos de análise: 1) A representação de infância das professoras e suas experiências como criança, os tempos de estudante, as marcas de gêneros e sexualidades na trajetória de vida e formação; 2) a presença das relações de gêneros e sexualidades em sala de aula, a atuação como professora da Educação Infantil e as estratégias encontradas para lidar como questões pouco problematizadas nesta etapa da educação básica. Foram identificadas marcas de gêneros e sexualidades nas trajetórias de vida e formação, tensões em relação às sexualidades, diferentes concepções de gêneros e sexualidades expressas nas narrativas, práticas que se direcionam para a ruptura com estereótipos, a formação permanente como fator de transformação e a escola como espaço marcado de contradições. Como produto educacional apresento um audiovisual do tipo curta-metragem, fruto do entrelaçamento das histórias de vida e formação das participantes, disponibilizado gratuitamente na Internet. |
| Abstract: | This research focuses on the life and educational trajectories of Early Childhood Education teachers from the public school system of Imperatriz/MA and their relation with discussions about genders and sexualities. It is a study associated with the research group Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem), justified by the challenges experienced by teachers in addressing issues related to sexualities and genders inside and outside school environment. The research question is: How do genders and sexualities relations shape life stories, academic background, professional development and pedagogical practices narrated by Early Childhood Education teachers from a public school in the local system of Imperatriz/MA? The objectives are: To map the memories of the constitutive processes of genders and sexualities in narratives about life trajectories and continuing education produced by the participating teachers. (b) To relate the participating teachers’ perceptions of genders and sexualities to their narratives about how they address these issues in the daily practice of Early Childhood Education. The research has a biographical-narrative approach, generating Narrative Interviews for data collection. The participants in the study are four Early Childhood Education teachers from a municipal public school in the urban area of Imperatriz/MA. The interviews were recorded, transcribed, and subsequently analyzed using Fritz Schütze’s approach. Two axes of analysis were adopted: 1) The representation of childhood of the teachers and their experiences as children, their time as students, the marks of genders and sexualities in the trajectory of life and education; 2) the presence of gender and sexuality relations in the classroom, the performance as a teacher of Early Childhood Education and the strategies found to deal with issues that are little problematized at this stage of basic education. Marks of genders and sexualities were identified in life and educational trajectories, including tensions regarding sexualities, diverse conceptions expressed in the teachers’ narratives, practices aimed at overcoming stereotypes, professional development as a transformative factor, and the school as a space marked by contradictions. As an educational product, an audiovisual short film is presented, resulting from the intertwining of the participants’ life stories and educational trajectories, made freely available on the Internet. |
| Palavras-chave: | gêneros; sexualidades; trajetórias docentes; educação infantil; método biográfico; genders; sexualities; educational trajectories; early childhood education; biographical method. |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGEPE |
| Citação: | MELO, Susy Kelly Azevedo De. Narrativas de professoras da educação infantil sobre gêneros e sexualidades em uma escola pública municipal de Imperatriz/MA. 2025. 171f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas - PPGEPE) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6549 |
| Data de defesa: | 25-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Susy_Kelly_Azevedo_de_Melo.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

