Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Mônica de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8965935316254066por
dc.contributor.advisor1REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242381268998292por
dc.contributor.referee1REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242381268998292por
dc.contributor.referee2CAPEL, Heloisa Selma Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0202627724737454por
dc.contributor.referee3CAMPOS, Marize Helena de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1121119695020091por
dc.date.accessioned2025-10-20T13:55:37Z-
dc.date.issued2025-07-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mônica de Sousa. Cultura visual e educação: a representação imagética dos indígenas no livro didático de história, por uma leitura decolonial. 2025. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6548-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa criticamente as representações visuais dos povos originários nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental, com base nos aportes da cultura visual e da teoria decolonial. A pesquisa parte do entendimento de que as imagens, longe de serem neutras ou meramente ilustrativas, operam como discursos visuais potentes, que constroem sentidos, reforçam silêncios e reproduzem ou tensionam imaginários coloniais. O estudo se ancora na promulgação da Lei nº 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, buscando compreender de que maneira essa legislação tem se materializado no conteúdo visual dos materiais escolares. O corpus da análise é composto pela coleção História.doc, selecionada pelo PNLD para o ciclo 2024–2027, cuja iconografia foi examinada à luz de categorias como presença, agência, estereótipos e apagamentos. A partir da crítica decolonial (Quijano, Mignolo, Walsh, Maldonado-Torres), discute-se como a colonialidade do saber e do olhar ainda estrutura representações escolares. Como desdobramento prático da pesquisa, foi desenvolvido um caderno pedagógico interativo, com roteiros de aula e propostas de leitura crítica de imagens, voltado à promoção de práticas docentes mais plurais, reflexivas e comprometidas com a justiça epistêmica e a valorização das epistemologias indígenas.por
dc.description.abstractThis dissertation critically analyzes the visual representations of indigenous peoples in elementary school history textbooks, based on the contributions of visual culture and decolonial theory. The research is based on the understanding that images, far from being neutral or merely illustrative, operate as powerful visual discourses that construct meanings, reinforce silences, and reproduce or tension colonial imaginaries. The study is anchored in the enactment of Law No. 11,645/2008, which determines the mandatory teaching of Afro Brazilian and indigenous history and culture, seeking to understand how this legislation has materialized in the visual content of school materials. The corpus of the analysis is composed of the História.doc collection, selected by the PNLD for the 2024–2027 cycle, whose iconography was examined in light of categories such as presence, agency, stereotypes, and erasures. Based on decolonial criticism (Quijano, Mignolo, Walsh, Maldonado-Torres), we discuss how the coloniality of knowledge and perspective still structures school representations. As a practical development of the research, an interactive pedagogical notebook was developed, with lesson plans and proposals for critical reading of images, aimed at promoting more plural, reflective teaching practices that are committed to epistemic justice and the valorization of indigenous epistemologies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-10-20T13:55:37Z No. of bitstreams: 1 MONICA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdf: 4889465 bytes, checksum: 45a66f6a180200069071719a1348cf1e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-20T13:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONICA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdf: 4889465 bytes, checksum: 45a66f6a180200069071719a1348cf1e (MD5) Previous issue date: 2025-07-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória;por
dc.subjectcultura visual;por
dc.subjectpovos Iidígenas;por
dc.subjectlivro didático;por
dc.subjecteducação decolonial;por
dc.subjectrepresentações visuais;por
dc.subjectlei 11.645/2008;por
dc.subjectHistory;eng
dc.subjectvisual culture;eng
dc.subjectindigenous peoples;eng
dc.subjecttextbook;eng
dc.subjectdecolonial education;eng
dc.subjectvisual representations;eng
dc.subjectlaw 11.645/2008.eng
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqAntropologiapor
dc.titleCultura visual e educação: a representação imagética dos indígenas no livro didático de história, por uma leitura decolonial.por
dc.title.alternativeVisual culture and education: the image representation of indigenous people in history textbooks, through a decolonial reading.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONICA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdfDissertação de Mestrado4,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.