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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cultura visual e educação: a representação imagética dos indígenas no livro didático de história, por uma leitura decolonial.
Título(s) alternativo(s): Visual culture and education: the image representation of indigenous people in history textbooks, through a decolonial reading.
Autor: OLIVEIRA, Mônica de Sousa 
Primeiro orientador: REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos
Primeiro membro da banca: REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos
Segundo membro da banca: CAPEL, Heloisa Selma Fernandes
Terceiro membro da banca: CAMPOS, Marize Helena de
Resumo: Esta dissertação analisa criticamente as representações visuais dos povos originários nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental, com base nos aportes da cultura visual e da teoria decolonial. A pesquisa parte do entendimento de que as imagens, longe de serem neutras ou meramente ilustrativas, operam como discursos visuais potentes, que constroem sentidos, reforçam silêncios e reproduzem ou tensionam imaginários coloniais. O estudo se ancora na promulgação da Lei nº 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, buscando compreender de que maneira essa legislação tem se materializado no conteúdo visual dos materiais escolares. O corpus da análise é composto pela coleção História.doc, selecionada pelo PNLD para o ciclo 2024–2027, cuja iconografia foi examinada à luz de categorias como presença, agência, estereótipos e apagamentos. A partir da crítica decolonial (Quijano, Mignolo, Walsh, Maldonado-Torres), discute-se como a colonialidade do saber e do olhar ainda estrutura representações escolares. Como desdobramento prático da pesquisa, foi desenvolvido um caderno pedagógico interativo, com roteiros de aula e propostas de leitura crítica de imagens, voltado à promoção de práticas docentes mais plurais, reflexivas e comprometidas com a justiça epistêmica e a valorização das epistemologias indígenas.
Abstract: This dissertation critically analyzes the visual representations of indigenous peoples in elementary school history textbooks, based on the contributions of visual culture and decolonial theory. The research is based on the understanding that images, far from being neutral or merely illustrative, operate as powerful visual discourses that construct meanings, reinforce silences, and reproduce or tension colonial imaginaries. The study is anchored in the enactment of Law No. 11,645/2008, which determines the mandatory teaching of Afro Brazilian and indigenous history and culture, seeking to understand how this legislation has materialized in the visual content of school materials. The corpus of the analysis is composed of the História.doc collection, selected by the PNLD for the 2024–2027 cycle, whose iconography was examined in light of categories such as presence, agency, stereotypes, and erasures. Based on decolonial criticism (Quijano, Mignolo, Walsh, Maldonado-Torres), we discuss how the coloniality of knowledge and perspective still structures school representations. As a practical development of the research, an interactive pedagogical notebook was developed, with lesson plans and proposals for critical reading of images, aimed at promoting more plural, reflective teaching practices that are committed to epistemic justice and the valorization of indigenous epistemologies.
Palavras-chave: História;
cultura visual;
povos Iidígenas;
livro didático;
educação decolonial;
representações visuais;
lei 11.645/2008;
History;
visual culture;
indigenous peoples;
textbook;
decolonial education;
visual representations;
law 11.645/2008.
Área(s) do CNPq: História
Educação
Antropologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: OLIVEIRA, Mônica de Sousa. Cultura visual e educação: a representação imagética dos indígenas no livro didático de história, por uma leitura decolonial. 2025. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6548
Data de defesa: 8-Jul-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

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