Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorABREU, Carlos Antonio Diniz-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7054416640439528por
dc.contributor.advisor1CAMÊLO, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117por
dc.contributor.referee1CAMÊLO, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117por
dc.contributor.referee2SILVA, Fábio Henrique Monteiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6143561297090144por
dc.contributor.referee3MOTA, Antônia da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.date.accessioned2025-10-17T17:50:00Z-
dc.date.issued2025-08-20-
dc.identifier.citationABREU, Carlos Antonio Diniz. Pelas ruas, terreiros e escolas: o tambor de crioula na prática de educação patrimonial do ensino fundamental II. 2025. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6547-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar como o Tambor de Crioula pode ser integrado à prática da Educação Patrimonial no Ensino Fundamental II, na rede pública de São Luís do Maranhão. A manifestação, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, carrega elementos históricos, religiosos e identitários fundamentais para a compreensão da formação social e cultural maranhense, especialmente no que se refere à herança afro-brasileira. A pesquisa parte da constatação de que, apesar da visibilidade do Tambor de Crioula em espaços públicos e turísticos, seu ensino nas escolas ainda é superficial, quando não ausente, reduzindo-se muitas vezes à dimensão estética, sem aprofundamento histórico ou crítico. A proposta desenvolvida buscou compreender como as práticas pedagógicas podem favorecer a preservação ativa desse patrimônio imaterial, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural dos estudantes e da valorização dos saberes tradicionais em contexto escolar. Para tanto, a metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com ênfase na revisão bibliográfica, na análise de conteúdo e na aplicação de oficinas pedagógicas em uma escola pública da capital maranhense. A fundamentação teórica abrangeu os conceitos de patrimônio cultural, educação patrimonial, identidade, memória e ensino de história, articulando autores como Ferretti, Candau, Santos e Hall. As oficinas foram realizadas com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental II da UEB Major Joaquim Augusto Mochel, utilizando como recurso didático o livro Luísa na Roda do Tambor e as Peças de um Quebra-Cabeça. A experiência incluiu atividades interativas, como a construção artesanal de tambores, produção de desenhos, leitura crítica da obra e discussões sobre o significado do Tambor de Crioula como expressão cultural e histórica. Como resultado, observou-se o aumento do engajamento e do interesse dos alunos, assim como a ampliação de sua percepção crítica sobre o patrimônio e suas raízes culturais. Ao final da pesquisa, foi desenvolvido um Produto Educacional como produto educacional, destinado a professores do Ensino Fundamental II, com orientações práticas para a inserção do Tambor de Crioula no currículo escolar por meio da Educação Patrimonial. Conclui-se que essa abordagem favorece o diálogo entre escola e comunidade, promove o reconhecimento da diversidade cultural brasileira e contribui para a construção de uma consciência histórica plural, crítica e comprometida com a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze how the Tambor de Crioula can be integrated into heritage education practices in lower secondary education (Ensino Fundamental II) within the public school system of São Luís, Maranhão. This cultural manifestation, officially recognized as an Intangible Cultural Heritage of Brazil, encompasses historical, religious, and identity elements that are essential for understanding the social and cultural formation of Maranhão, particularly regarding Afro-Brazilian heritage. The study begins with the observation that, despite the visibility of the Tambor de Crioula in public and touristic spaces, its inclusion in school education remains superficial or even absent, often reduced to its aesthetic dimension without historical or critical depth. The research aimed to understand how pedagogical practices can promote the active preservation of this intangible heritage, contributing to the strengthening of students' cultural identity and the appreciation of traditional knowledge within the school context. To achieve this, the methodological approach was qualitative, emphasizing bibliographic review, content analysis, and the implementation of pedagogical workshops in a public school in the capital city. The theoretical framework covered concepts such as cultural heritage, heritage education, identity, memory, and history teaching, drawing on authors like Ferretti, Candau, Santos, and Hall. The workshops were conducted with 8th-grade students from UEB Major Joaquim Augusto Mochel and used the book Luísa na Roda do Tambor e as Peças de um Quebra-Cabeça as a key teaching resource. The experience included interactive activities such as the handmade construction of drums, thematic drawings, critical reading of the text, and classroom discussions about the significance of the Tambor de Crioula as a cultural and historical expression. As a result, an increased level of student engagement and interest was observed, along with a deeper critical awareness of their cultural roots and the concept of heritage. At the conclusion of the study, an Educational Product was developed in the form of a pedagogical guide designed for lower secondary school teachers. It offers practical guidance on incorporating the Tambor de Crioula into the school curriculum through heritage education strategies. The findings suggest that this approach encourages meaningful dialogue between schools and communities, promotes the recognition of Brazil’s cultural diversity, and contributes to the construction of a plural, critical, and socially engaged historical consciousness focused on valuing Afro-Brazilian intangible heritage.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-10-17T17:50:00Z No. of bitstreams: 1 Carlos_Abreu.pdf: 1301831 bytes, checksum: ba1303cce79d6b18155516223fa67b57 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-17T17:50:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos_Abreu.pdf: 1301831 bytes, checksum: ba1303cce79d6b18155516223fa67b57 (MD5) Previous issue date: 2025-08-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttambor de crioula;por
dc.subjecteducação patrimonial;por
dc.subjectensino de história;por
dc.subjectpatrimônio imaterial;por
dc.subjectidentidade cultural.por
dc.subjecttambor de crioula;eng
dc.subjectheritage education;eng
dc.subjecthistory teaching;eng
dc.subjectintangible heritage;eng
dc.subjectcultural identity.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titlePelas ruas, terreiros e escolas: o tambor de crioula na prática de educação patrimonial do ensino fundamental IIpor
dc.title.alternativeOn the streets, in the terreiros and in schools: the tambor de crioula in the practice of heritage education in elementary school IIeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos_Abreu.pdfDissertação de Mestrado1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.