Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, Lucas Portela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514865933718152por
dc.contributor.advisor1COSTA, Manoel dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292894699114273por
dc.contributor.referee1COSTA, Manoel dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292894699114273por
dc.contributor.referee2CRUZ, Maria do Carmo Alves da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658169510299963por
dc.contributor.referee3PAGANI, Érica Marlúcia Leite-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4179858425802603por
dc.contributor.referee4OLIVEIRA, Kelly Almeida de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665636259576060por
dc.contributor.referee5ALLEVATO, Norma Suely Gomes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9614794595123496por
dc.date.accessioned2025-10-17T15:23:53Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.identifier.citationMORAES, Lucas Portela. Grandezas e medidas no 7° ano do ensino fundamental: uma abordagem através da resolução e elaboração de problemas em uma escola do campo de São Mateus – MA. 2025. 185 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6546-
dc.description.resumoO ensino de Grandezas e medidas no 7o ano do Ensino Fundamental apresenta desafios significativos, frequentemente relacionados à abstração dos conceitos matemáticos e à sua aplicação prática. Como alternativa a esses desafios, propõe-se uma abordagem centrada na resolução e elaboração de problemas como estratégia pedagógica para favorecer a compreensão dos objetos de conhecimento dessa temática pelos estudantes. Nesta perspectiva, esta dissertação, vinculada ao Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica, teve como objetivo analisar como estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do campo mobilizam a construção da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades relacionadas às Grandezas e medidas através da resolução e elaboração de problemas. A pesquisa foi realizada com 16 estudantes, organizados em grupos fixos, em uma escola pública do campo localizada no município de São Mateus do Maranhão. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com inspiração na pesquisa colaborativa. Foram desenvolvidas oito atividades, sendo quatro voltadas à resolução de problemas e quatro à elaboração de novos problemas, com base em situações contextualizadas e na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Os dados foram produzidos a partir das produções escritas dos estudantes, registros em diário de campo, observações, entrevistas e registros fotográficos. A análise evidenciou que os estudantes mobilizaram criatividade, utilizaram estratégias variadas e ampliaram a compreensão dos conceitos relacionados às Grandezas e medidas, demonstrando participação ativa no processo de aprendizagem. Conclui-se que a articulação entre resolução e elaboração de problemas favorece uma aprendizagem contextualizada e significativa, especialmente em contextos de escolas do campo. Como produto educacional, foi elaborado um Guia de Orientações Pedagógicas em formato de História em Quadrinhos (HQ), contendo as atividades desenvolvidas, reflexões sobre sua aplicação e orientações para professores e estudantes.por
dc.description.abstractTeaching quantities and measurements in the 7th grade of elementary school presents significant challenges, often related to the abstraction of mathematical concepts and their practical application. As an alternative to these challenges, we propose an approach centered on problem-solving and problem-solving as a pedagogical strategy to foster students' understanding of the objects of knowledge in this topic. From this perspective, this dissertation, linked to the Professional Master's in Basic Education Management, aimed to analyze how 7th-grade elementary school students in a rural public school mobilize the construction of learning and the development of skills related to quantities and measurements through problem-solving and problem-solving. The research was conducted with 16 students, organized into fixed groups, at a rural public school located in the municipality of São Mateus do Maranhão. The methodological approach adopted was qualitative, inspired by collaborative research. Eight activities were developed, four focused on problem-solving and four on developing new problems, based on contextualized situations and the Mathematics Teaching- Learning-Assessment Methodology through Problem-Solving. Data were generated from students' written work, field journal entries, observations, interviews, and photographs. The analysis showed that students mobilized creativity, used a variety of strategies, and expanded their understanding of concepts related to magnitudes and measurements, demonstrating active participation in the learning process. It is concluded that the connection between problem-solving and problem-solving promotes contextualized and meaningful learning, especially in rural schools. As an educational product, a Pedagogical Guidelines Guide was created in comic book format, containing the activities developed, reflections on their application, and guidelines for teachers and students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-10-17T15:23:53Z No. of bitstreams: 1 LUCAS_MORAES.pdf: 19291918 bytes, checksum: 9fca895b5403db69031b64205e90defd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-17T15:23:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCAS_MORAES.pdf: 19291918 bytes, checksum: 9fca895b5403db69031b64205e90defd (MD5) Previous issue date: 2025-08-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MEDICINA II/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação matemática;por
dc.subjectensino fundamental;por
dc.subjectgrandezas e medidas;por
dc.subjectescola do campo;por
dc.subjectresolução;por
dc.subjectelaboração de problemas.por
dc.subjectmathematics education;eng
dc.subjectelementary school;eng
dc.subjectmeasurements;eng
dc.subjectschool from the countryside;eng
dc.subjectproblem solving ;eng
dc.subjectproblem posing.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleGrandezas e medidas no 7° ano do ensino fundamental: uma abordagem através da resolução e elaboração de problemas em uma escola do campo de São Mateus – MApor
dc.title.alternativeQuantities and measurements in the 7th grade of elementary school: an approach through problem solving and elaboration in a rural school in São Mateus - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS_MORAES.pdfDissertação de Mestrado18,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.