Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MARQUES, Elizabeth da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4663464635531932 | por |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, Manoel dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0292894699114273 | por |
dc.contributor.referee1 | COSTA, Manoel dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0292894699114273 | por |
dc.contributor.referee2 | CRUZ, Maria do Carmo Alves da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5658169510299963 | por |
dc.contributor.referee3 | SILVA, Viviane Clotilde da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8496707762770057 | por |
dc.contributor.referee4 | OLIVEIRA, Kelly Almeida de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6665636259576060 | por |
dc.contributor.referee5 | ALLEVATO, Norma Suely Gomes | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/9614794595123496 | por |
dc.date.accessioned | 2025-10-17T14:12:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-18 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Elizabeth da Silva. Ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas docentes à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma escola municipal de Alto Alegre do Pindaré (MA). 2025. 213 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6545 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho investigou o ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase nas práticas pedagógicas de professoras dos 1o e 2o anos de uma escola pública do município de Alto Alegre do Pindaré – MA. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo geral analisar como essas docentes se relacionam com o ensino de Geometria, considerando suas práticas, percepções e os sentidos atribuídos à formação continuada. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários, entrevistas estruturadas, observações participantes e análise documental, organizados em três momentos: antes, durante e após uma formação em serviço. As atividades envolveram o levantamento dos conteúdos desenvolvidos em sala, o estudo da BNCC, o mapeamento do livro didático, a elaboração de atividades e a análise da formação a partir do retorno das participantes. Os resultados indicaram que, inicialmente, predominavam práticas tradicionais e pouco contextualizadas, em razão de lacunas na formação inicial e da ausência de formação continuada específica. A formação promovida no âmbito da pesquisa contribuiu para mudanças significativas, com a adoção de estratégias alinhadas à BNCC, como o uso de materiais concretos, propostas lúdicas e atividades interdisciplinares, favorecendo o desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos. Como produto educacional, foi elaborado um Caderno Didático-Pedagógico com sugestões de atividades e orientações práticas. Conclui-se que a formação continuada, quando contextualizada e colaborativa, é fundamental para qualificar o ensino de Geometria nos anos iniciais. Recomenda-se, para estudos futuros, investigar o uso de tecnologias digitais nessa área e ampliar a formação docente com foco em conteúdos específicos e acompanhamento pedagógico contínuo. | por |
dc.description.abstract | This study investigated the teaching of Geometry in the early years of Elementary School, with an emphasis on the pedagogical practices of 1st and 2nd grade teachers at a public school in the city of Alto Alegre do Pindaré, Maranhão. The research, which used a qualitative approach, had the general objective of analyzing how these teachers relate to the teaching of Geometry, considering their practices, perceptions and the meanings attributed to continuing education. For data collection, questionnaires, structured interviews, participant observations and document analysis were used, organized in three moments: before, during and after in-service training. The activities involved the survey of the contents developed in the classroom, the study of the BNCC, the mapping of the textbook, the elaboration of activities and the analysis of the training based on the feedback from the participants. The results indicated that, initially, traditional and poorly contextualized practices predominated, due to gaps in the initial training and the absence of specific continuing education. The training provided within the scope of the research contributed to significant changes, with the adoption of strategies aligned with the BNCC, such as the use of concrete materials, playful proposals and interdisciplinary activities, favoring the development of students' geometric thinking. As an educational product, a Didactic-Pedagogical Notebook was prepared with suggestions for activities and practical guidelines. It is concluded that continued training, when contextualized and collaborative, is essential to qualify the teaching of Geometry in the early years. It is recommended that future studies investigate the use of digital technologies in this area and expand teacher training with a focus on specific content and ongoing pedagogical monitoring. | por |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-10-17T14:12:42Z No. of bitstreams: 1 ELIZABETH_MARQUES.pdf: 31896938 bytes, checksum: 601077877ec105ac6049af72b4f07191 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-17T14:12:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELIZABETH_MARQUES.pdf: 31896938 bytes, checksum: 601077877ec105ac6049af72b4f07191 (MD5) Previous issue date: 2025-07-18 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | anos iniciais; | por |
dc.subject | prática docente; | por |
dc.subject | BNCC; | por |
dc.subject | formação continuada; | por |
dc.subject | Ensino de geometria. | por |
dc.subject | early years; | eng |
dc.subject | teaching practice; | eng |
dc.subject | BNCC; | eng |
dc.subject | continuing education; | eng |
dc.subject | teaching geometry. | eng |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.title | Ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas docentes à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma escola municipal de Alto Alegre do Pindaré (MA) | por |
dc.title.alternative | Teaching geometry in the early years of elementary school: teaching practices in light of the National Common Curricular Base (BNCC) in a municipal school in Alto Alegre do Pindaré (MA) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELIZABETH_MARQUES.pdf | Dissertação de Mestrado | 31,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.