Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARQUES, Elizabeth da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663464635531932por
dc.contributor.advisor1COSTA, Manoel dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292894699114273por
dc.contributor.referee1COSTA, Manoel dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292894699114273por
dc.contributor.referee2CRUZ, Maria do Carmo Alves da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658169510299963por
dc.contributor.referee3SILVA, Viviane Clotilde da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8496707762770057por
dc.contributor.referee4OLIVEIRA, Kelly Almeida de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665636259576060por
dc.contributor.referee5ALLEVATO, Norma Suely Gomes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9614794595123496por
dc.date.accessioned2025-10-17T14:12:42Z-
dc.date.issued2025-07-18-
dc.identifier.citationMARQUES, Elizabeth da Silva. Ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas docentes à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma escola municipal de Alto Alegre do Pindaré (MA). 2025. 213 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6545-
dc.description.resumoEste trabalho investigou o ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase nas práticas pedagógicas de professoras dos 1o e 2o anos de uma escola pública do município de Alto Alegre do Pindaré – MA. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo geral analisar como essas docentes se relacionam com o ensino de Geometria, considerando suas práticas, percepções e os sentidos atribuídos à formação continuada. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários, entrevistas estruturadas, observações participantes e análise documental, organizados em três momentos: antes, durante e após uma formação em serviço. As atividades envolveram o levantamento dos conteúdos desenvolvidos em sala, o estudo da BNCC, o mapeamento do livro didático, a elaboração de atividades e a análise da formação a partir do retorno das participantes. Os resultados indicaram que, inicialmente, predominavam práticas tradicionais e pouco contextualizadas, em razão de lacunas na formação inicial e da ausência de formação continuada específica. A formação promovida no âmbito da pesquisa contribuiu para mudanças significativas, com a adoção de estratégias alinhadas à BNCC, como o uso de materiais concretos, propostas lúdicas e atividades interdisciplinares, favorecendo o desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos. Como produto educacional, foi elaborado um Caderno Didático-Pedagógico com sugestões de atividades e orientações práticas. Conclui-se que a formação continuada, quando contextualizada e colaborativa, é fundamental para qualificar o ensino de Geometria nos anos iniciais. Recomenda-se, para estudos futuros, investigar o uso de tecnologias digitais nessa área e ampliar a formação docente com foco em conteúdos específicos e acompanhamento pedagógico contínuo.por
dc.description.abstractThis study investigated the teaching of Geometry in the early years of Elementary School, with an emphasis on the pedagogical practices of 1st and 2nd grade teachers at a public school in the city of Alto Alegre do Pindaré, Maranhão. The research, which used a qualitative approach, had the general objective of analyzing how these teachers relate to the teaching of Geometry, considering their practices, perceptions and the meanings attributed to continuing education. For data collection, questionnaires, structured interviews, participant observations and document analysis were used, organized in three moments: before, during and after in-service training. The activities involved the survey of the contents developed in the classroom, the study of the BNCC, the mapping of the textbook, the elaboration of activities and the analysis of the training based on the feedback from the participants. The results indicated that, initially, traditional and poorly contextualized practices predominated, due to gaps in the initial training and the absence of specific continuing education. The training provided within the scope of the research contributed to significant changes, with the adoption of strategies aligned with the BNCC, such as the use of concrete materials, playful proposals and interdisciplinary activities, favoring the development of students' geometric thinking. As an educational product, a Didactic-Pedagogical Notebook was prepared with suggestions for activities and practical guidelines. It is concluded that continued training, when contextualized and collaborative, is essential to qualify the teaching of Geometry in the early years. It is recommended that future studies investigate the use of digital technologies in this area and expand teacher training with a focus on specific content and ongoing pedagogical monitoring.por
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-10-17T14:12:42Z No. of bitstreams: 1 ELIZABETH_MARQUES.pdf: 31896938 bytes, checksum: 601077877ec105ac6049af72b4f07191 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-17T14:12:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELIZABETH_MARQUES.pdf: 31896938 bytes, checksum: 601077877ec105ac6049af72b4f07191 (MD5) Previous issue date: 2025-07-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanos iniciais;por
dc.subjectprática docente;por
dc.subjectBNCC;por
dc.subjectformação continuada;por
dc.subjectEnsino de geometria.por
dc.subjectearly years;eng
dc.subjectteaching practice;eng
dc.subjectBNCC;eng
dc.subjectcontinuing education;eng
dc.subjectteaching geometry.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleEnsino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas docentes à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma escola municipal de Alto Alegre do Pindaré (MA)por
dc.title.alternativeTeaching geometry in the early years of elementary school: teaching practices in light of the National Common Curricular Base (BNCC) in a municipal school in Alto Alegre do Pindaré (MA)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZABETH_MARQUES.pdfDissertação de Mestrado31,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.