Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA JUNIOR, João Vieira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5469337055893115por
dc.contributor.advisor1CARNEIRO, Monica Fontenelle-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170689209803775por
dc.contributor.referee1CARNEIRO, Monica Fontenelle-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170689209803775por
dc.contributor.referee2CHAI, Cássius Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7954290513228454por
dc.contributor.referee3SILVA, Claudiene Diniz da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/708290244586907por
dc.date.accessioned2025-10-17T13:07:22Z-
dc.date.issued2025-08-30-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, João Vieira da. Metáforas conceptuais e construção de sentidos: impactos na (des)humanização das interações no Detran - MA. 2025. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6544-
dc.description.resumoEste trabalho analisa o uso de metáforas conceptuais em discursos espontâneos, oriundos de ações educativas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). O estudo tem como tema “Metáforas Conceptuais e construção de sentidos: impactos na (des)humanização das interações no Detran-MA” e investiga o seguinte problema de pesquisa: Como as metáforas conceptuais presentes na fala de servidores e usuários no Detran influenciam a construção de sentidos, podendo promover ou dificultar uma comunicação mais inclusiva e humanizada? Tem-se como questões norteadoras: 1. Quais metáforas conceptuais são mais frequentes no discurso de servidores e usuários dos serviços do Detran (captadas em vídeos do YouTube)? 2. Como essas metáforas afetam a interação e a clareza por parte dos cidadãos? 3. Como as metáforas identificadas facilitam ou dificultam o entendimento mútuo e a eficácia da comunicação? Para a pesquisa, delineou-se o objetivo geral de analisar as metáforas conceptuais presentes nas falas de servidores e usuários do Detran - MA, disponíveis em vídeos públicos, a fim de compreender seu impacto na construção de sentidos. Como objetivos específicos, apresentam-se: 1. Coletar trechos de vídeos públicos (YouTube), relacionados à prestação de serviços do Detran - MA, transcrevendo-os e identificando metáforas conceptuais espontâneas nas falas dos entrevistados. 2. Analisar as metáforas conceptuais presentes nessas falas, relacionando-as ao aporte teórico. 3. Discutir possíveis implicações das metáforas identificadas para a comunicação humanizada, sugerindo alternativas de adequação. A pesquisa está fundamentada na Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff e Johnson, 1980), nos estudos de Kövecses (2002, 2010, 2020), Steen (2011, 2008), em Cameron e Low (1999), Cameron (2003), Reddy (1979), Carneiro (2014, 2016). A investigação utiliza abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com caráter descritivo e exploratório. Os dados foram coletados por meio da análise de dois vídeos públicos disponíveis no YouTube, nos quais ocorrem interações espontâneas entre servidores e cidadãos, como entrevistas e palestras sobre temas relacionados ao trânsito. A metodologia inclui transcrição e análise discursiva dos enunciados, com foco na identificação e interpretação de metáforas conceptuais. Os resultados obtidos permitem observar a presença de metáforas conceptuais nos discursos analisados. Os dados evidenciam a predominância de metáforas hierárquicas e que posicionam o usuário como sujeito passivo, recipiente na relação com o órgão. Nesse sentido, este estudo contribui para a ampliação das pesquisas sobre linguagem e cidadania, além de propor caminhos para a reformulação da comunicação no contexto dos atendimentos do Detran-MA.por
dc.description.abstractThis paper analyzes the use of conceptual metaphors in spontaneous speeches, originating from educational actions of the Maranhão State Department of Traffic (Detran-MA). The study has as its theme “Conceptual Metaphors and Construction of Meanings: Impacts on the (De)humanization of Interactions at Detran-MA” and investigates the following research problem: How do conceptual metaphors present in the speech of Detran employees and users influence the construction of meanings, and can they promote or hinder more inclusive and humanized communication? The guiding questions are: 1. Which conceptual metaphors are most frequent in the speech of Detran employees and users (captured in YouTube videos)? 2. How do these metaphors affect interaction and clarity on the part of citizens? 3. How do the identified metaphors facilitate or hinder mutual understanding and effective communication? The general objective of this research was to analyze the conceptual metaphors present in the speeches of Detran-MA employees and users, available in public videos, in order to understand their impact on the construction of meanings. The specific objectives are: 1. To collect excerpts from public videos (YouTube), related to the provision of services by Detran - MA, transcribe them and identifying spontaneous conceptual metaphors in the interviewees’ speech. 2. To analyze the conceptual metaphors present in these speeches, relating them to the theoretical framework. 3. To discuss possible implications of the identified metaphors for humanized communication, suggesting alternatives for adaptation. The research is based on the Theory of Conceptual Metaphor (Lakoff and Johnson, 1980), on the studies of Kövecses (2002, 2010, 2020), Steen (2011, 2008), Cameron and Low (1999), Cameron (2003), Reddy (1979), Carneiro (2014, 2016). The investigation uses a qualitative approach, of an applied nature, with a descriptive and exploratory character. The data were collected through the analysis of two public videos available on YouTube, in which spontaneous interactions between civil servants and citizens occur, such as interviews and lectures on topics related to traffic. The methodology includes transcription and discursive analysis of the statements, focusing on the identification and interpretation of conceptual metaphors. The results reveal the presence of conceptual metaphors in the analyzed discourses. The data indicate the predominance of hierarchical metaphors that position the user as a passive subject, a recipiente in the relationship with the institution. In this sense, this study contributes to the expansion of research on language and citizenship, in addition to proposing ways to reformulate communication in the context of Detran - MA services.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-10-17T13:07:22Z No. of bitstreams: 1 JOÃO_JUNIOR.pdf: 3145432 bytes, checksum: b392a1ab6d05208385f2cbddf3176e14 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-17T13:07:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOÃO_JUNIOR.pdf: 3145432 bytes, checksum: b392a1ab6d05208385f2cbddf3176e14 (MD5) Previous issue date: 2025-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmetáforas conceptuais;por
dc.subjectlinguagem institucional;por
dc.subjectatendimento público;por
dc.subjectDetran - Maranhão;por
dc.subjectvariação linguística.por
dc.subjectconceptual metaphors;eng
dc.subjectinstitutional language;eng
dc.subjectpublic services;eng
dc.subjectDetran - Maranhão;eng
dc.subjectlinguistic variation.eng
dc.subject.cnpqLinguística Aplicadapor
dc.titleMetáforas conceptuais e construção de sentidos: impactos na (des)humanização das interações no Detran - MApor
dc.title.alternativeConceptual metaphors and construction of meanings: impacts on the (de)humanization of interactions at Detran - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO_JUNIOR.pdfDissertação de Mestrado3,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.