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Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpos que falam: um olhar sobre a dança do Tambor de Crioula do Mestre Leonardo
Título(s) alternativo(s): Bodies that speak: a look at Mestre Leonardo's Tambor de Crioula dance
Autor: SANTOS, Josikerllen Cutrim 
Primeiro orientador: ZORZAL, Ricieri Carlini
Primeiro membro da banca: ZORZAL, Ricieri Carlini
Segundo membro da banca: RIBEIRO, Tânia Cristina Costa
Terceiro membro da banca: CASTRO, Renato Moreira Varoni de
Resumo: Esta dissertação, fundamentada em uma abordagem etnográfica, busca investigar os elementos da musicalidade que compõem as práticas performáticas do Tambor de Crioula de Mestre Leonardo, com base em observações realizadas durante rodas realizadas na cidade de São Luís, Maranhão, no Ciclo Junino de 2024. O foco principal recaiu sobre a análise da performance de três coreiras, explorando a relação entre a Musicalidade, a partir das Orientações Temporais de Gerard Kubik, e dos Contrastes Coreográficos de Kwabena Nketia, situada no âmbito da Corporeidade em diferentes contextos de apresentação. Além disso, foi investigada a interação dessas coreiras com os espectadores e suas histórias de vida em relação às performances visualizadas. As exposições apresentadas nesta pesquisa abordam temas como o Tambor de Crioula, memória, oralidade, ancestralidade e os outros valores civilizatórios afro-brasileiros que perpassam essa manifestação cultural.
Abstract: This dissertation, based on an ethnographic approach, seeks to investigate the elements of musicality that comprise the performance practices of Mestre Leonardo's Tambor de Crioula, based on observations made during rodas held in the city of São Luís, Maranhão, during the 2024 June Festival. The main focus was to analyze the performances of three coreiras, exploring the relationship between Musicality, based on Gerard Kubik's Temporal Orientations, and Kwabena Nketia's Choreographic Contrasts, situated within the realm of Corporeality in different performance contexts. Furthermore, the interaction of these coreiras with the spectators and their life stories in relation to the performances they watched was investigated. The exhibitions presented in this research address themes such as Tambor de Crioula, memory, orality, ancestry, and other Afro-Brazilian civilizing values ​​that permeate this cultural manifestation.
Palavras-chave: musicalidade;
tambor de crioula de, mestre Leonardo;
corporeidade;
valores civilizatórios afro-brasileiros;
musicality;
mestre Leonardo's crioula drum;
corporeality;
afro-brazilian civilizing values.
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Citação: SANTOS, Josikerllen Cutrim. Corpos que falam: um olhar sobre a dança do Tambor de Crioula do Mestre Leonardo. 2025.137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6538
Data de defesa: 30-Jan-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

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