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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6538
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Corpos que falam: um olhar sobre a dança do Tambor de Crioula do Mestre Leonardo |
Título(s) alternativo(s): | Bodies that speak: a look at Mestre Leonardo's Tambor de Crioula dance |
Autor: | SANTOS, Josikerllen Cutrim ![]() |
Primeiro orientador: | ZORZAL, Ricieri Carlini |
Primeiro membro da banca: | ZORZAL, Ricieri Carlini |
Segundo membro da banca: | RIBEIRO, Tânia Cristina Costa |
Terceiro membro da banca: | CASTRO, Renato Moreira Varoni de |
Resumo: | Esta dissertação, fundamentada em uma abordagem etnográfica, busca investigar os elementos da musicalidade que compõem as práticas performáticas do Tambor de Crioula de Mestre Leonardo, com base em observações realizadas durante rodas realizadas na cidade de São Luís, Maranhão, no Ciclo Junino de 2024. O foco principal recaiu sobre a análise da performance de três coreiras, explorando a relação entre a Musicalidade, a partir das Orientações Temporais de Gerard Kubik, e dos Contrastes Coreográficos de Kwabena Nketia, situada no âmbito da Corporeidade em diferentes contextos de apresentação. Além disso, foi investigada a interação dessas coreiras com os espectadores e suas histórias de vida em relação às performances visualizadas. As exposições apresentadas nesta pesquisa abordam temas como o Tambor de Crioula, memória, oralidade, ancestralidade e os outros valores civilizatórios afro-brasileiros que perpassam essa manifestação cultural. |
Abstract: | This dissertation, based on an ethnographic approach, seeks to investigate the elements of musicality that comprise the performance practices of Mestre Leonardo's Tambor de Crioula, based on observations made during rodas held in the city of São Luís, Maranhão, during the 2024 June Festival. The main focus was to analyze the performances of three coreiras, exploring the relationship between Musicality, based on Gerard Kubik's Temporal Orientations, and Kwabena Nketia's Choreographic Contrasts, situated within the realm of Corporeality in different performance contexts. Furthermore, the interaction of these coreiras with the spectators and their life stories in relation to the performances they watched was investigated. The exhibitions presented in this research address themes such as Tambor de Crioula, memory, orality, ancestry, and other Afro-Brazilian civilizing values that permeate this cultural manifestation. |
Palavras-chave: | musicalidade; tambor de crioula de, mestre Leonardo; corporeidade; valores civilizatórios afro-brasileiros; musicality; mestre Leonardo's crioula drum; corporeality; afro-brazilian civilizing values. |
Área(s) do CNPq: | Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
Citação: | SANTOS, Josikerllen Cutrim. Corpos que falam: um olhar sobre a dança do Tambor de Crioula do Mestre Leonardo. 2025.137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6538 |
Data de defesa: | 30-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JosikerllenSantos.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,75 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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