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Tipo do documento: Dissertação
Título: Utilização de um modelo analítico-comportamental diagnóstico de problemas organizacionais em uma coordenação de qualidade de vida de uma universidade pública 
Título(s) alternativo(s): Use of a behavioral-analytic model to diagnose organizational problems in the quality of life coordination of a public university
Autor: SOUSA, Márcio André Pereira de 
Primeiro orientador: MESQUITA, Alex Andrade
Primeiro membro da banca: MESQUITA, Alex Andrade
Segundo membro da banca: MATOS, Daniel Carvalho de
Terceiro membro da banca: RAMOS, Camila Carvalho
Quarto membro da banca: PEREIRA, Maria de Nazaré
Quinto membro da banca: COSTA, Maria de Nazaré Pereira
Resumo: A análise do comportamento (AC) estuda o comportamento humano como fenômeno previsível e passível de modificação, enquanto a gestão analítico-comportamental (GAC; organizational behavior management – OBM) aplica seus princípios ao contexto organizacional. No campo da GAC, a análise de sistemas comportamentais articula os fundamentos da AC com a teoria geral dos sistemas (TGS), propondo abordagens funcionais para a compreensão de sistemas complexos. O modelo de engenharia de sistemas comportamentais (BSEM), derivado dessa integração, organiza a análise de desempenho em seis níveis interdependentes, abrangendo desde variáveis culturais até comportamentos gerenciais. Considerando a escassez de modelos aplicados à análise funcional do desempenho em instituições públicas brasileiras, especialmente no contexto universitário, este estudo teve como objetivo verificar a utilidade diagnóstica do BSEM na identificação de variáveis que mantêm padrões problemáticos em uma unidade pública universitária. Adotou-se um delineamento qualitativo e exploratório, com triangulação de dados, integrando entrevistas semiestruturadas, análise documental e observações diretas e indiretas. A análise sistematizada segundo os seis níveis do modelo permitiu identificar contingências comportamentais e metacontingências relevantes para o desempenho institucional. Os resultados indicaram a presença de deficiências estruturais, fragilidades nos sistemas de feedback, dependência excessiva de burocracias e a necessidade de formalização de processos gerenciais. Conclui-se que o BSEM se mostrou uma ferramenta útil para o diagnóstico funcional de organizações públicas, subsidiando a formulação de intervenções alinhadas às contingências reais e à superação de práticas administrativas centradas exclusivamente no indivíduo.
Abstract: Behavior Analysis (BA) studies human behavior as a predictable and modifiable phenomenon, while organizational behavior management (OBM; organizational behavior management) applies its principles to organizational contexts. Within the field of OBM, behavioral systems analysis integrates the foundations of BA with general systems theory (GST), proposing functional approaches to understanding complex systems. The behavioral systems engineering model (BSEM), derived from this integration, organizes performance analysis across six interdependent levels, ranging from cultural variables to managerial behaviors. Considering the scarcity of applied models for functional performance analysis in brazilian public institutions, particularly within the university context, this study aimed to assess the diagnostic utility of the BSEM in identifying variables that maintain problematic patterns in a public university unit. A qualitative and exploratory design was adopted, employing data triangulation, through the integration of semi-structured interviews, document analysis, and direct and indirect observations. The systematic analysis based on the six levels of the model enabled the identification of behavioral contingencies and metacontingencies relevant to institutional performance. The results indicated the presence of structural deficiencies, weaknesses in feedback systems, excessive dependence on bureaucratic procedures, and the need for formalization of managerial processes. It is concluded that the BSEM proved to be a useful tool for functional diagnosis in public organizations, supporting the formulation of interventions aligned with actual contingencies and contributing to overcoming management practices centered exclusively on the individual.
Palavras-chave: análise do comportamento;
gestão analítico-comportamental;
modelo de engenharia de sistemas comportamentais;
metacontingências;
setor público;
behavior analysis;
organizational behavior management;
behavioral systems engineering model;
metacontingencies;
public sector.
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: SOUSA, Márcio André Pereira de. Utilização de um modelo analítico-comportamental diagnóstico de problemas organizacionais em uma coordenação de qualidade de vida de uma universidade pública. 2025. 145 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2028 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6530
Data de defesa: 30-Mai-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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