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Tipo do documento: Dissertação
Título: A escrita de si sob o viés do testemunho: memória e resistência à ditadura civil-militar nos poemas de Alex Polari e Lara de Lemos
Título(s) alternativo(s): Autoescritura desde la perspectiva del testimonio: memoria y resistencia a la dictadura cívico-militar en los poemas de Alex Polari y Lara de Lemos
Autor: SOUSA, Gustavo Silva de 
Primeiro orientador: FEITOSA, Márcia Manir Miguel
Primeiro membro da banca: FEITOSA, Márcia Manir Miguel
Segundo membro da banca: SOUSA, Arnaldo Vieira
Terceiro membro da banca: DIAS, José Alves
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a literatura de testemunho no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), a partir da poesia de Alex Polari e Lara de Lemos. Para isso, tomamos como base a análise dos poemas “As prisões - I” e “Os primeiros tempos de tortura” presentes em Inventário de cicatrizes (1978), de Polari, e “De súbito é o susto” e “Tempo malsinado”, da obra Inventário do medo (1997), de Lara de Lemos. Ambos os poetas foram perseguidos, presos e torturados pelo regime ditatorial, tornando-se sobreviventes que testemunharam, através de suas produções, a violência, o cárcere político e os horrores impostos pelo autoritarismo. Dessa forma, suas obras configuram-se como testemunhos da repressão e da resistência ao regime e suas práticas. A pesquisa busca compreender como os “inventários” desses poetas dialogam com o trauma e a memória do período. Para embasar a discussão, utilizamos teóricos da literatura de testemunho, como Seligmann-Silva (2005), Agamben (2008) e Primo Levi (2004); para análise da ditadura civil-militar e sua relação com a sociedade brasileira, recorremos a Elio Gaspari (2014) e Zuenir Ventura (2008); e, no que tange à poesia de resistência, fundamentamo-nos em Wilberth Salgueiro (2011) e Cristiano Augusto da Silva (2024).
Abstract: La presente investigación tiene como objetivo analizar la literatura de testimonio en Brasil en el contexto de la dictadura civil-militar (1964-1985), a partir de la poesía de Alex Polari y Lara de Lemos. Para esto, tomamos como base el análisis de los poemas “As prisões - I” y “Os primeiros tempos de tortura”, presentes en Inventário de cicatrizes (1978), de Polari, y “De súbito é o susto” y “Tempo malsinado”, de la obra Inventário do medo (1997), de Lara de Lemos. Ambos poetas fueron perseguidos, encarcelados y torturados por el régimen dictatorial, convirtiéndose en sobrevivientes que testimoniaron, a través de sus producciones, la violencia, el encarcelamiento político y los horrores impuestos por el autoritarismo. De esta manera, sus obras se configuran como testimonios de la represión y la resistencia al régimen y sus prácticas. La investigación busca comprender cómo los “inventarios” de estos poetas dialogan con el trauma y la memoria del período. Para fundamentar la discusión, recurrimos a teóricos de la literatura de testimonio, como Seligmann-Silva (2005), Agamben (2008) y Primo Levi (2004); para el análisis de la dictadura civil-militar y su relación con la sociedad brasileña, utilizamos a Elio Gaspari (2014) y Zuenir Ventura (2008); y, en lo que respecta a la poesía de resistencia, nos basamos en Wilberth Salgueiro (2011) y Cristiano Augusto da Silva (2024).
Palavras-chave: interdisciplinar;
ditadura;
testemunho;
poesia;
Lara de Lemos;
Alex Polari;
interdisciplinario;
dictadura;
testimonio;
poesía;
Lara de Lemos;
Alex Polari
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: SOUSA, Gustavo Silva de. A escrita de si sob o viés do testemunho: memória e resistência à ditadura civil-militar nos poemas de Alex Polari e Lara de Lemos. 2025. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6519
Data de defesa: 21-Mar-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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