Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6510
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “O nome é lição porque é uma lição de vida”: moralidades e governamentalidade no PROERD Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | “The name is a lesson because it is a life lesson”: moralities and governmentality in PROERD Maranhão |
Autor: | LISBOA, Danielle Florêncio ![]() |
Primeiro orientador: | PEREIRA, Amanda Gomes |
Primeiro coorientador: | OLIVEIRA, Jonas Henrique de |
Primeiro membro da banca: | PEREIRA, Amanda Gomes |
Segundo membro da banca: | OLIVEIRA, Jonas Henrique de |
Terceiro membro da banca: | CARREIRO, Gamaliel da Silva |
Quarto membro da banca: | GONÇALVES, Vinícius Rodrigues |
Resumo: | O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar, tem como objetivo prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. Esta pesquisa se propôs a investigar as representações construídas pelos atores sociais envolvidos na dinâmica do PROERD. Entre os objetivos específicos, destacam-se: analisar os fundamentos teóricos e práticos do programa; examinar os efeitos da presença da Polícia Militar nas escolas; e compreender como as dinâmicas do programa são percebidas por seus participantes. Metodologicamente, o estudo articula revisão bibliográfica, etnografia multissituada (Marcus, 1995) e etnografia online (Leitão & Gomes, 2017, 2022), além de conversações informais com os sujeitos da pesquisa (Fonseca, 1998). Constatou-se uma lacuna na produção acadêmica sobre o PROERD, com 49 estudos identificados na Plataforma Sucupira, todos realizados por membros da própria corporação militar, o que evidencia a necessidade de abordagens mais plurais e críticas. A análise mobiliza os conceitos de representação e estigmatização (Goffman, 2002, 2004; Hall, 2016), além da noção de governamentalidade (Foucault, 2008), que permite compreender o PROERD como tecnologia de controle pastoral, associada a práticas disciplinares (Foucault, 1987). A abordagem da “antropologia das margens” (Das & Poole, 2008) contribuiu para explicitar como comunidades periféricas experienciam a militarização da escola, em tensão com direitos sociais. Já a noção de “vida nua” (Agamben, 2004) evidenciou a redução de corpos juvenis a alvos da gestão biopolítica. Os resultados indicam que o PROERD, ao naturalizar a presença da Polícia Militar como agente educativo, contribui para a reprodução de hierarquias sociais e a marginalização de territórios empobrecidos, mascarando violências sob a retórica da proteção. A pesquisa contribui, assim, para desvelar os mecanismos de formação de condutas e a colonialidade presente nas políticas de “pacificação” (Oliveira, 2016), revelando o papel do Estado na normalização e gestão da vida social em contextos de vulnerabilidade. Este estudo pretende contribuir para o debate sobre os impactos sociais e simbólicos do PROERD, examinando suas práticas educativas, performances institucionais e seus efeitos na formação de condutas entre crianças e educadores. |
Abstract: | The Drug and Violence Resistance Education Program (PROERD), developed by the Military Police, aims to prevent drug use and violence among children and adolescents. This research set out to investigate the representations constructed by the social actors involved in the dynamics of PROERD. Among the specific objectives, the following stand out: to analyze the theoretical and practical foundations of the program; to examine the effects of the Military Police's presence in schools; and to understand how the dynamics of the program are perceived by its participants. Methodologically, the study combines a literature review, multi-sited ethnography (Marcus, 1995), and online ethnography (Leitão & Gomes, 2017, 2022), in addition to informal conversations with the research subjects (Fonseca, 1998). A gap was found in the academic production on PROERD, with 49 studies identified on the Sucupira Platform, all carried out by members of the military corporation itself, which highlights the need for more plural and critical approaches. The analysis mobilizes the concepts of representation and stigmatization (Goffman, 2002, 2004; Hall, 2016), in addition to the notion of governmentality (Foucault, 2008), which allows us to understand PROERD as a technology of pastoral control, associated with disciplinary practices (Foucault, 1987). The approach of “anthropology of the margins” (Das & Poole, 2008) contributed to explaining how peripheral communities experience the militarization of schools, in tension with social rights. The notion of “bare life” (Agamben, 2004) highlighted the reduction of young bodies to targets of biopolitical management. The results indicate that PROERD, by naturalizing the presence of the Military Police as an educational agent, contributes to the reproduction of social hierarchies and the marginalization of impoverished territories, masking violence under the rhetoric of protection. The research thus contributes to unveiling the mechanisms of behavior formation and the coloniality present in “pacification” policies (Oliveira, 2016), revealing the role of the State in the normalization and management of social life in contexts of vulnerability. This study aims to contribute to the debate on the social and symbolic impacts of PROERD, examining its educational practices, institutional performances, and its effects on the formation of behaviors among children and educators. |
Palavras-chave: | representações sociais; PROERD; controle social; Polícia Militar; Instituições. social representations; PROERD; social control; Military Police; institutions. |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS SÃO BERNARDO/CSB |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - PPGS - Imperatriz |
Citação: | LISBOA, Danielle Florêncio. “O nome é lição porque é uma lição de vida”: moralidades e governamentalidade no PROERD Maranhão. 2025. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS - Imperatriz) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6510 |
Data de defesa: | 31-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELLE_LISBOA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,47 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.