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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6508
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise da comparação entre atividade física, níveis de ansiedade e depressão e função autonômica em responsáveis de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista –TEA |
Título(s) alternativo(s): | Comparison analysis between physical activity, anxiety and depression levels, and autonomic function in caregivers of children and adolescents with autism spectrum disorder –ASD |
Autor: | SANTOS, Jeliel Ferreira dos ![]() |
Primeiro orientador: | MOSTARDA, Cristiano Teixeira |
Primeiro membro da banca: | MOSTARDA, Cristiano Teixeira |
Segundo membro da banca: | DIAS, Carlos José Moraes |
Terceiro membro da banca: | SOARES JÚNIOR, Nivaldo de Jesus Silva |
Quarto membro da banca: | ARAÚJO, Jéssica Mayara Mendes |
Resumo: | Objetivo: identificar o efeito da prática de atividade física nos níveis de estresse cardíaco, ansiedade e depressão em pais ou responsáveis de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). Materiais e métodos: Estudo transversal, descritivo, com abordagem quali-quantitativa, aprovado pelo Comitê de Ética (Plataforma Brasil). A amostra (n=60), foi composta por pais ou responsáveis por crianças e adolescentes (1 a 18 anos) com diagnóstico de TEA (GPT), atendidos em um centro terapêutico de São Luís-MA entre fevereiro e junho de 2024. Como controle, utilizou-se pais ou responsáveis por crianças e adolescentes sem TEA (GPST). Foram excluídos participantes sem diagnóstico confirmado de TEA ou com condições que impedissem a participação. Foram aplicados os inventários Beck de Ansiedade (BAI) e Depressão (BDI), além do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ – versão curta). A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) foi avaliada por eletrocardiograma de 12 derivações e analisada por software específico (Wincardio®). Os dados foram analisados com testes estatísticos apropriados, adotando-se p < 0,05 como significativo, e o tamanho do efeito foi calculado por Cohen’s. As análises estatísticas foram realizadas no software Jamovi. Resultados: Os grupos GPT e GPST foram semelhantes em relação a sexo, idade, IMC e pressão arterial. No entanto, apenas o GPT apresentou casos de diabetes. O GPT apresentou níveis significativamente mais elevados de estresse cardíaco, sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, o GPT demonstrou menor engajamento em atividade física, com maior proporção de participantes sedentários ou irregularmente ativos. Observou-se ainda redução significativa da variabilidade da frequência cardíaca no GPT, com menor modulação parassimpática (HF) e diminuição nas bandas de LF, VLF, Total Power. Conclusão: os resultados apontam que pais de crianças com TEA apresentam maior vulnerabilidade psicológica, menor engajamento em atividade física e disfunção autonômica associada ao estresse crônico, em comparação a pais de crianças com desenvolvimento típico. Tais achados reforçam a necessidade de estratégias interdisciplinares de cuidado e suporte à saúde física e mental desses cuidadores. |
Abstract: | Objective: To identify the effect of physical activity on cardiac stress, anxiety, and depression levels in parents or guardians of children and adolescents with autism spectrum disorder (ASD). Materials and methods: Cross-sectional, descriptive study with a qualitative and quantitative approach, approved by the Ethics Committee (Plataforma Brasil). The sample (n=60), for convenience, included one parent or guardian of children and adolescents (1 to 18 years old) diagnosed with ASD (GPT), treated at a therapeutic center in São Luís-MA between February and June 2024. As a control, parents or guardians of children and adolescents without ASD (GPST) were used. Participants without a confirmed diagnosis of ASD or with conditions that prevented participation were excluded. The Beck Anxiety Inventories (BAI) and Depression Inventories (BDI) were applied, in addition to the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ – short version). Heart rate variability (HRV) was assessed by a 12-lead electrocardiogram and analyzed using specific software (Wincardio®). Data were analyzed with appropriate statistical tests, adopting p < 0.05 as significant, and the effect size was calculated by Cohen’s. Statistical analyses were performed using Jamovi software. Results: The GPT and GPST groups were similar in terms of sex, age, BMI, and blood pressure. However, only GPT had cases of diabetes. The GPT had significantly higher levels of cardiac stress, symptoms of anxiety and depression. In addition, GPT demonstrated lower engagement in physical activity, with a higher proportion of sedentary or irregularly active participants. A significant reduction in heart rate variability was also observed in GPT, with lower parasympathetic activity (HF), lower autonomic modulation (LF, VLF, Total Power), and higher sympathetic activation, indicating a pattern of chronic stress and low physiological resilience. Conclusion: The results indicate that parents of children with ASD present greater psychological vulnerability, less engagement in physical activity, and autonomic dysfunction associated with chronic stress compared to parents of children with typical development. These findings reinforce the need for interdisciplinary strategies for care and support for these caregivers' physical and mental health. |
Palavras-chave: | Transtorno do espectro autista – TEA cuidador; ansiedade. depressão; atividade física; função autonômica. Autism spectrum disorder; caregiver; anxiety; depression; physical activity; autonomic function; Physical Activity |
Área(s) do CNPq: | Medicina |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
Citação: | SANTOS, Jeliel Ferreira dos. Análise da comparação entre atividade física, níveis de ansiedade e depressão e função autonômica em responsáveis de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista –TEA. 2025. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6508 |
Data de defesa: | 22-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Jeliel_Santos.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,47 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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