Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6500
Tipo do documento: Dissertação
Título: Decaimentos radioativos: desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de ciências na educação básica guiada pelo conceito de zona de desenvolvimento proximal
Título(s) alternativo(s): Radioactive decay: development of a didactic sequence for teaching science in basic education guided by the concept of zone of proximal development
Autor: SOUSA JÚNIOR, Gerson Gomes de 
Primeiro orientador: GARCEZ, Karl Marx Silva
Primeiro membro da banca: GARCEZ, Karl Marx Silva
Segundo membro da banca: PINTO NETO, Antônio
Terceiro membro da banca: COUTINHO, Samir Silva
Resumo: Este trabalho tem como foco a investigação sobre a eficácia de uma sequência didática voltada para o ensino de decaimentos radioativos, fundamentada nos princípios da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky. A proposta visa contribuir para o entendimento dos processos radioativos entre estudantes do ensino fundamental, enfatizando como o aprendizado pode ser potencializado quando ocorre com suporte pedagógico adequado, seja por meio do instrutor ou de interações colaborativas entre os colegas. A ZDP é utilizada como uma lente teórica para guiar a sequência didática, estabelecendo atividades que consideram o nível atual de compreensão dos alunos e os desafiam a progredir em direção a níveis mais avançados. A sequência didática foi cuidadosamente planejada para incluir atividades práticas e interativas que promovem a reflexão individual e a construção coletiva do conhecimento. Dentro do conteúdo proposto, os alunos exploram conceitos como os decaimentos alfa, beta e gama, além do conceito de meia-vida. Este processo também conta com recursos visuais e simulações, além de questionários objetivos em diferentes fases da sequência (prévios, intermediários e finais), que ajudam a monitorar o progresso dos alunos e a adaptação dos métodos pedagógicos conforme necessário. O estudo segue uma abordagem metodológica mista, que combina análises qualitativas e quantitativas para obter uma visão abrangente dos resultados. A análise quantitativa envolve o cálculo de médias, porcentagens e desvio padrão nas respostas dos questionários, permitindo uma avaliação precisa do progresso dos alunos. Por outro lado, a análise qualitativa explora as percepções dos estudantes sobre a própria aprendizagem, oferecendo uma compreensão mais rica de como os conceitos foram assimilados ao longo do processo. Os resultados obtidos demonstraram um aumento significativo no número de acertos dos alunos entre o questionário prévio e o questionário final, evidenciando a eficácia da sequência didática aplicada. Além disso, esse progresso indica que a atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) foi essencial para a superação de dificuldades iniciais, contribuindo para um aprendizado mais duradouro e significativo de conteúdos complexos no ensino de Ciências.
Abstract: This dissertation focuses on investigating the effectiveness of a didactic sequence aimed at teaching radioactive decay, based on Vygotsky’s principles of the Zone of Proximal Development (ZPD). The proposal seeks to contribute to the understanding of radioactive processes among elementary school students, emphasizing how learning can be enhanced when supported by appropriate pedagogical guidance, whether through the instructor or through collaborative peer interactions. The ZPD is used as a theoretical lens to guide the didactic sequence, establishing activities that take into account the students’ current level of understanding and challenge them to progress toward more advanced levels. The didactic sequence was carefully planned to include practical and interactive activities that promote individual reflection and collective knowledge construction. Within the proposed content, students explore concepts such as alpha, beta, and gamma decay, in addition to the concept of half-life. This process also includes visual resources and simulations, as well as objective questionnaires administered at different stages of the sequence (initial, intermediate, and final), which help monitor student progress and adapt pedagogical methods as needed. The study follows a mixed-methods approach, combining qualitative and quantitative analyses to obtain a comprehensive view of the results. The quantitative analysis involves calculating means, percentages, and standard deviations from the questionnaire responses, allowing for an accurate assessment of student progress. On the other hand, the qualitative analysis explores students’ perceptions of their own learning, providing a deeper understanding of how the concepts were assimilated throughout the process. The results showed a significant increase in the number of correct answers between the initial and final questionnaires, demonstrating the effectiveness of the applied didactic sequence. Furthermore, this progress indicates that acting within the Zone of Proximal Development (ZPD) was essential for overcoming initial difficulties, contributing to more lasting and meaningful learning of complex content in science education.
Palavras-chave: decaimentos radioativos;
sequência didática;
ensino de ciências.
radioactive decay;
didactic sequence;
science teaching
Área(s) do CNPq: Ensino-aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: SOUSA JÚNIOR, Gerson Gomes de. Decaimentos radioativos: desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de ciências na educação básica guiada pelo conceito de zona de desenvolvimento proximal. 2025. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6500
Data de defesa: 5-Jun-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERSON_SOUSA_ JÚNIOR.pdfDissertação de Mestrado1,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.