Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Fernanda Rodrigues-
dc.contributor.advisor1ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938411783822467por
dc.contributor.referee1ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938411783822467por
dc.contributor.referee2ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee3CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee4SILVEIRA, Francisca Morais da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0012238764045677por
dc.contributor.referee5RODRIGUES, Samya Fernanda Nunes-
dc.date.accessioned2025-09-16T19:36:56Z-
dc.date.issued2025-07-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda Rodrigues. O processo de alfabetização de crianças com deficiência visual na Escola de Cegos do Maranhão. 2025. 207 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6498-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de alfabetização de crianças com deficiência visual, por meio da análise da prática pedagógica dos/as professores/as da Escola de Cegos do Maranhão – ESCEMA, com vistas à construção de um Caderno de Orientações Pedagógicas para apoiar o ensino dessas crianças. Para isso, a metodologia adotada baseou-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, seguindo o desenvolvimento de um trabalho colaborativo. O lócus da pesquisa foi a ESCEMA, e os instrumentos de coleta de dados incluíram o acompanhamento das atividades realizadas nas salas de aula e entrevistas com professoras e coordenadoras da escola. Participaram da pesquisa cinco professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e duas coordenadoras pedagógicas. Para obter uma compreensão mais aprofundada do processo de alfabetização dessas crianças na ESCEMA, acompanhou-se a prática pedagógica realizada nesse ambiente. Constatou-se que, para a alfabetização de crianças com deficiência visual, é de suma relevância o acesso ao conhecimento produzido socialmente, por meio da leitura e escrita em Braille, bem como do uso de estratégias, recursos e metodologias que promovam sua inserção em uma aprendizagem significativa, pautada em suas potencialidades. Além disso, com base nos dados coletados e nas análises realizadas, produziu-se, como produto educacional, um Caderno de Orientações Pedagógicas intitulado "Alfabetização de Crianças com Deficiência Visual: Orientações, Estratégias e Recursos para Educadores", destinado a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material fornece diretrizes e estratégias para apoiar a alfabetização dessas crianças e promover a inclusão escolar de forma eficaz. Espera-se que esse recurso contribua significativamente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desses estudantes, garantindolhes acesso a uma educação de qualidade e a oportunidades equitativas de desenvolvimento acadêmico e social.por
dc.description.abstractThe aim of this research is to investigate the literacy process of visually impaired children by analyzing the pedagogical practice of teachers at the Maranhão School for the Blind (ESCEMA), with a view to building a Pedagogical Guidelines Notebook to support the teaching of these children. To this end, the methodology adopted was based on a case study with a qualitative approach, following the development of collaborative work. The research site was ESCEMA, and the data collection instruments included monitoring the activities carried out in the classrooms and interviews with the school's teachers and coordinators. Five teachers who work in the early years of elementary school and two pedagogical coordinators took part in the research. In order to gain a deeper understanding of the literacy process of these children at ESCEMA, the pedagogical practice carried out in this environment was monitored. It was found that access to socially produced knowledge through reading and writing in Braille, as well as the use of strategies, resources and methodologies that promote their inclusion in meaningful learning, is of paramount importance for the literacy of visually impaired children. based on their potential. In addition, based on the data collected and the analysis carried out, an educational product was produced, a Pedagogical Guidelines Booklet entitled “Literacy for Children with Visual Impairments: Guidelines, Strategies and Resources for Educators”, aimed at teachers in the early years of elementary school. The material provides guidelines and strategies to support the literacy of these children and promote effective school inclusion. It is hoped that this resource will make a significant contribution to improving the teaching and learning process for these students, guaranteeing them access to quality education and equitable opportunities for academic and social development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-09-16T19:36:56Z No. of bitstreams: 1 FERNANDA RODRIGUES SANTOS.pdf: 19577080 bytes, checksum: 851f27ba8aad0d7ec08251ff728c648b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-16T19:36:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERNANDA RODRIGUES SANTOS.pdf: 19577080 bytes, checksum: 851f27ba8aad0d7ec08251ff728c648b (MD5) Previous issue date: 2025-07-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão escolar;por
dc.subjectdeficiência visual;por
dc.subjectalfabetizaçãopor
dc.subjectSchool inclusion;eng
dc.subjectvisual impairment;eng
dc.subjectliteracyeng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA DE CEGOS DO MARANHÃOpor
dc.title.alternativeTHE LITERACY PROCESS FOR CHILDREN WITH VISUAL IMPAIRMENT AT THE MARANHÃO SCHOOL FOR THE BLINDeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA RODRIGUES SANTOS.pdfDissertação de Mestrado19,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.