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Tipo do documento: Dissertação
Título: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA DE CEGOS DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): THE LITERACY PROCESS FOR CHILDREN WITH VISUAL IMPAIRMENT AT THE MARANHÃO SCHOOL FOR THE BLIND
Autor: SANTOS, Fernanda Rodrigues
Primeiro orientador: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Primeiro membro da banca: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Segundo membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de
Quarto membro da banca: SILVEIRA, Francisca Morais da
Quinto membro da banca: RODRIGUES, Samya Fernanda Nunes
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de alfabetização de crianças com deficiência visual, por meio da análise da prática pedagógica dos/as professores/as da Escola de Cegos do Maranhão – ESCEMA, com vistas à construção de um Caderno de Orientações Pedagógicas para apoiar o ensino dessas crianças. Para isso, a metodologia adotada baseou-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, seguindo o desenvolvimento de um trabalho colaborativo. O lócus da pesquisa foi a ESCEMA, e os instrumentos de coleta de dados incluíram o acompanhamento das atividades realizadas nas salas de aula e entrevistas com professoras e coordenadoras da escola. Participaram da pesquisa cinco professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e duas coordenadoras pedagógicas. Para obter uma compreensão mais aprofundada do processo de alfabetização dessas crianças na ESCEMA, acompanhou-se a prática pedagógica realizada nesse ambiente. Constatou-se que, para a alfabetização de crianças com deficiência visual, é de suma relevância o acesso ao conhecimento produzido socialmente, por meio da leitura e escrita em Braille, bem como do uso de estratégias, recursos e metodologias que promovam sua inserção em uma aprendizagem significativa, pautada em suas potencialidades. Além disso, com base nos dados coletados e nas análises realizadas, produziu-se, como produto educacional, um Caderno de Orientações Pedagógicas intitulado "Alfabetização de Crianças com Deficiência Visual: Orientações, Estratégias e Recursos para Educadores", destinado a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material fornece diretrizes e estratégias para apoiar a alfabetização dessas crianças e promover a inclusão escolar de forma eficaz. Espera-se que esse recurso contribua significativamente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desses estudantes, garantindolhes acesso a uma educação de qualidade e a oportunidades equitativas de desenvolvimento acadêmico e social.
Abstract: The aim of this research is to investigate the literacy process of visually impaired children by analyzing the pedagogical practice of teachers at the Maranhão School for the Blind (ESCEMA), with a view to building a Pedagogical Guidelines Notebook to support the teaching of these children. To this end, the methodology adopted was based on a case study with a qualitative approach, following the development of collaborative work. The research site was ESCEMA, and the data collection instruments included monitoring the activities carried out in the classrooms and interviews with the school's teachers and coordinators. Five teachers who work in the early years of elementary school and two pedagogical coordinators took part in the research. In order to gain a deeper understanding of the literacy process of these children at ESCEMA, the pedagogical practice carried out in this environment was monitored. It was found that access to socially produced knowledge through reading and writing in Braille, as well as the use of strategies, resources and methodologies that promote their inclusion in meaningful learning, is of paramount importance for the literacy of visually impaired children. based on their potential. In addition, based on the data collected and the analysis carried out, an educational product was produced, a Pedagogical Guidelines Booklet entitled “Literacy for Children with Visual Impairments: Guidelines, Strategies and Resources for Educators”, aimed at teachers in the early years of elementary school. The material provides guidelines and strategies to support the literacy of these children and promote effective school inclusion. It is hoped that this resource will make a significant contribution to improving the teaching and learning process for these students, guaranteeing them access to quality education and equitable opportunities for academic and social development.
Palavras-chave: Inclusão escolar;
deficiência visual;
alfabetização
School inclusion;
visual impairment;
literacy
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SANTOS, Fernanda Rodrigues. O processo de alfabetização de crianças com deficiência visual na Escola de Cegos do Maranhão. 2025. 207 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6498
Data de defesa: 10-Jul-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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