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dc.creatorPESTANA, Rogério Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0221683561244789por
dc.contributor.advisor1TORRES JÚNIOR, Audálio Rebelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5754302161987633por
dc.contributor.referee1TORRES JÚNIOR, Audálio Rebelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5754302161987633por
dc.contributor.referee2DIAS, Francisco José da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200107984177615por
dc.contributor.referee3LIMA, Shigeaki Leite de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754927233855300por
dc.date.accessioned2025-09-16T18:26:43Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.citationPESTANA, Rogério Santos. Análise das tensões em cabos de amarração: Um estudo no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira no Píer 4 em São Luís - MA. 2024. 65 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6496-
dc.description.resumoSituado no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, o Píer 4 possui um dos mais modernos sistemas de amarração de navios. Isso se faz necessário devido às fortes correntes e à grande variação de marés locais. Desenvolvido para manter navios atracados e em segurança durante suas operações, esse sistema combina as amarrações de bordo, cabos que saem do navio para terra, e a amarração de terra, guinchos de onde são enviados os cabos de terra para bordo. Este presente material trata dos assuntos relacionados às cargas de tensão aplicadas aos cabos dos navios, focando no monitoramento e controle das amarrações e na comparação desta com os procedimentos operacionais específicos. O estudo tem como proposta, analisar e quantificar estas tensões durante a estadia de navios no Píer 4 do TMPM, visando otimizar as práticas de amarração, o cumprimento de normas, otimizar a eficiência operacional e garantir a segurança das operações portuárias. A metodologia envolve a coleta de dados das tensões em cabos de amarração por meio de instrumentação adequada e análises estatísticas. Também considera a revisão de boas práticas portuárias e regulamentos de segurança marítima. Esperasse que os resultados da pesquisa levantem informações relevantes para o Terminal, permitindo melhoria nas operações do sistema de amarração, assim como no monitoramento em tempo real dos cabos, o que ajuda na tomada de decisão quando os ajustes necessários precisam ser feitos. Isso contribui para minimizar o risco de acidentes, prevenir danos à infraestrutura e à embarcação, além de evitar atrasos operacionais.por
dc.description.abstractLocated at the Ponta da Madeira Maritime Terminal, Pier 4 has one of the most modern ship mooring systems. This is necessary due to the strong currents and the wide variation in local tides. Developed to keep ships attracted and safe during their operations, this system combines onboard moorings, cables that leave the ship to land, and shore moorings, winches from which cables are sent from land to board. This material deals with issues related to tension loads applied to ships' cables, focusing on monitoring and controlling moorings and comparing this with specific operational procedures. The study aims to analyze and quantify these expenses during the stay of ships at Pier 4 of the TMPM, improving mooring practices, compliance with standards, improving operational efficiency and ensuring the safety of port operations. The methodology involves collecting data on tensions in mooring cables through detailed instrumentation and statistical analyses. Also consider reviewing good port practices and maritime safety regulations. It is expected that the research results will provide relevant information for the Terminal, allowing improvements in the operations of the mooring system, as well as real-time monitoring of the cables, which helps in decisionmaking when necessary, adjustments need to be made. This helps to minimize the risk of accidents, prevent damage to infrastructure and shipping, and avoid operational delays.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-09-16T18:26:43Z No. of bitstreams: 1 Rogério Santos Pestana.pdf: 2962953 bytes, checksum: 418ac3752883912797099f2c45cf95ed (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-16T18:26:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rogério Santos Pestana.pdf: 2962953 bytes, checksum: 418ac3752883912797099f2c45cf95ed (MD5) Previous issue date: 2024-06-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmanobras;por
dc.subjecttensões;por
dc.subjectcabos de amarração;por
dc.subjectterminal marítimo;por
dc.subjectatracação;por
dc.subjectdesatracação;por
dc.subjectsegurança portuáriapor
dc.subjectmaneuvers;eng
dc.subjecttensions;eng
dc.subjectmooring cables;eng
dc.subjectmaritime terminal;eng
dc.subjectberthing;eng
dc.subjectunberthing;eng
dc.subjectport securityeng
dc.subject.cnpqEstruturas Navais e Oceânicaspor
dc.titleAnálise das tensões em cabos de amarração: Um estudo no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira no Píer 4 em São Luís - MApor
dc.title.alternativeAnalysis of tensions in mooring lines: A study at the Ponta da Madeira Maritime Terminal at Pier 4 in São Luís, MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA

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