Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGalabo, Rosendy Jess Fernandezpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516248774960312por
dc.contributor.advisor1SOARES NETO, Carlos de Sallespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee1Diniz, Raimundo Lopespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9755992709224022por
dc.date.accessioned2016-08-18T12:52:14Z-
dc.date.available2015-01-08pt_BR
dc.date.issued2014-04-04pt_BR
dc.identifier.citationGALABO, Rosendy Jess Fernandez. PATTERNS OF INTERACTION DESIGN FOR APPLICATIONS TRADE SHOW WITH FOCUS ON USER EXPERIENCE. 2014. 212 f. Dissertação (Mestrado em DESIGN DE PRODUTOS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/648-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo desenvolver uma linguagem de padrões de design para comércio televisivo que auxilie designers e desenvolvedores na concepção de aplicativos com melhores experiências para o usuário. Para alcançar o objetivo da pesquisa, ela foi dividida em três fases. Na primeira fase, foi realizado um estudo analítico em doze aplicações existentes de comércio televisivo com objetivo de identificar o processo de compra realizado e os elementos das interfaces com os usuários utilizados para efetuar uma compra. Na fase seguinte, três sessões de grupo de foco compostos por 26 participantes foram realizados a fim de que fossem coletadas ideias e expectativas antes do uso de uma aplicação de comércio televisivo com o intuito de levantar hipóteses a serem testadas na etapa seguinte. Na terceira fase, um experimento foi realizado com 8 voluntários que consistiu em apresentar vídeos de demonstrações de uso com diversas soluções encontradas nas etapas anteriores, e então, coletar suas opiniões de forma a caracterizar cada solução encontrada. Nessa fase também foi possível definir perfis de usuários que poderão auxiliar os designers e desenvolvedores em conjunto com a linguagem de padrões de design. Os resultados obtidos nessas três fases foram organizados em um framework para padrões de design que formata os resultados obtidos nas três fases da pesquisa em um contexto, problema e solução. O uso de um formato de padrões de design possibilita designers e desenvolvedores a se orientarem na concepção de aplicativos de comércio televisivo com melhores experiências para usuários.por
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to develop a design pattern language for television commerce that can support designers and developers to create applications with positive user experiences. The research is divided into three phases. In the first phase, it was performed an analysis in twelve existing t-commerce applications in order to identify the purchase process and the elements of graphical user interface used to do online shopping. In the next phase, three focus group sessions composed by 26 participants was performed in order to collect ideas and expectations resulted from anticipated use of application t-commerce for formulating hypotheses to be tested in the next phase. In the third phase, an experiment with 8 volunteers have been performed and it is consisted to show videos demonstrations with various solutions found in the previous phases and then gather their opinions to characterize each solution found. Also, at that phase, it was possible to define users profiles which will assist designers and developers alongside the design pattern language. The results obtained in these three phases were organized into a framework for design patterns that formats the results in a context, problem and solution. The pattern design framework allows helping designers and developers in the design of t-commerce application with improved user experiences.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-18T12:52:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Rosendy Jess Fernandez Galabo.pdf: 13544833 bytes, checksum: bb584605237660d4dda102069ef5eb98 (MD5) Previous issue date: 2014-04-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDESIGN DE PRODUTOSpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteração humano-computadorpor
dc.subjectOrientações de designpor
dc.subjectLinguagem de padrõespor
dc.subjectExperiência do usuáriopor
dc.subjectTV digitalpor
dc.subjectHuman-computer interactioneng
dc.subjectDesign guidanceeng
dc.subjectPattern languageeng
dc.subjectUser experience (UX)eng
dc.subjectDigital TVeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpor
dc.titlePADRÕES DE DESIGN DE INTERAÇÃO PARA APLICATIVOS DE COMÉRCIO TELEVISIVO COM FOCO NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIOpor
dc.title.alternativePATTERNS OF INTERACTION DESIGN FOR APPLICATIONS TRADE SHOW WITH FOCUS ON USER EXPERIENCEeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Rosendy Jess Fernandez Galabo.pdf13,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.