Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOELHO, Larissa Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5698076743230022por
dc.contributor.advisor1BRUZACA, Ruan Didier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6275535687919566por
dc.contributor.advisor-co1COSTA, Yuri Michael Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7987544224880905por
dc.contributor.referee1BRUZACA, Ruan Didier-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6275535687919566por
dc.contributor.referee2COSTA , Yuri Michael Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7987544224880905por
dc.contributor.referee3COSTA, Saulo Barros da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2891144328258908por
dc.date.accessioned2025-09-10T18:30:04Z-
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.citationCOELHO, Larissa Carvalho. Política pública educacional quilombola em Itapecuru-Mirim/MA: uma análise a partir da perspectiva das lideranças quilombolas (2019-2024). 2025.136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6487-
dc.description.resumoAs comunidades quilombolas de Itapecuru-Mirim/MA vivenciam conflitos históricos relacionados ao racismo, à invisibilidade institucional, à disputas territoriais e à negação de seus modos de vida. No campo educacional, essas comunidades vêm reivindicando uma política pública que respeite sua ancestralidade, cultura e autodeterminação. Este estudo respondeu ao problema de pesquisa centralizado na pergunta: em que medida a política pública educacional quilombola em Itapecuru-Mirim atende às reivindicações das lideranças quilombolas? Analisa a política pública educacional escolar quilombola nas comunidades de Itapecuru-Mirim/MA a partir das reivindicações das lideranças quilombolas. Especificamente, discute o histórico, contextos e conquistas da luta das comunidades quilombolas como sujeitas de políticas públicas, com ênfase nas políticas públicas educacionais; compreende quais reivindicações norteiam a luta pela educação escolar quilombola das comunidades de Itapecuru-Mirim/MA; e investiga o cenário da política pública educacional escolar quilombola em Itapecuru-Mirim frente às reivindicações das comunidades. A justificativa reside na urgência de ouvir as vozes quilombolas na formulação e implantação de políticas educacionais, reconhecendo-as como sujeitos políticos que constroem saberes próprios e resistem à colonialidade do saber e do poder. O referencial teórico-metodológico articula o materialismo histórico-dialético marxista à abordagem decolonial, para compreender o capitalismo, a colonialidade e o racismo como sistemas opressores em relação aos modos de vida quilombolas, e destacar a luta pela educação como um ato político de resistência. A pesquisa configurou-se qualitativa, complementada por dados quantitativos. Foram realizadas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo, esta última por meio de entrevistas semiestruturadas com lideranças, professores quilombolas e servidor da SEDUC/MA. Os resultados evidenciam que as três principais reivindicações realizadas pelas lideranças quilombolas de Itapecuru-Mirim são: a valorização da transmissão dos conhecimentos dos anciãos através da oralidade e as práticas culturais das comunidades inseridas no programa e calendário escolar; o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira; e a priorização de professores quilombolas das próprias comunidades; e que, apesar de avanços legais conquistados a partir da luta das comunidades quilombolas, as políticas educacionais não atendem de forma suficiente a essas reivindicações, de modo que os quilombolas de Itapecuru-Mirim seguem lutando por educação escolar quilombola ancorada em sua ancestralidade, território e coletividade.por
dc.description.abstractThe quilombola communities of Itapecuru-Mirim/MA experience historical conflicts related to racism, institutional invisibility, land disputes, and the denial of their ways of life. In the field of education, these communities have been demanding public policies that respect their ancestry, culture, and self-determination. This study focused on the central research question: to what extent does the quilombola educational public policy in Itapecuru-Mirim meet the demands of quilombola leaders? Its general objective was to analyze the quilombola educational public policy in the communities of Itapecuru-Mirim/MA based on the demands of these leaders. The specific objectives were: to discuss the historical trajectory, contexts, and achievements of the struggle of quilombola communities for specific school education in Brazil; to understand which demands guide the struggle for quilombola school education in the communities of Itapecuru-Mirim/MA; and to investigate the scenario of quilombola educational public policy in Itapecuru-Mirim in light of those demands. The study is justified by the urgency of listening to quilombola voices in the formulation of educational policies, recognizing them as political subjects who produce their own knowledge and resist the coloniality of power and knowledge. The theoretical-methodological framework articulates Marxist historical-dialectical materialism with the decolonial approach, to understand capitalism, coloniality, and racism as oppressive systems over quilombola ways of life, and to highlight the struggle for education as a political act of resistance. This is a qualitative research, complemented by quantitative data. The study used bibliographic research, documentary analysis, and fieldwork, the latter through semi-structured interviews with quilombola leaders, quilombola teachers, and a staff member from the Maranhão State Department of Education (SEDUC/MA). The findings show that the three main demands made by quilombola leaders in Itapecuru-Mirim are: the valorization of the transmission of elders' knowledge through oral tradition and the inclusion of community cultural practices in the school program and calendar; the teaching of Afro-Brazilian History and Culture; and the prioritization of quilombola teachers from the communities themselves. Despite legal advances achieved through the struggle of quilombola communities, educational policies have not sufficiently addressed these demands. As such, the quilombolas of Itapecuru-Mirim continue to fight for an education rooted in their ancestry, territory, and collective identity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-09-10T18:30:04Z No. of bitstreams: 1 Larissa_Coelho.pdf: 7374421 bytes, checksum: 156f3b5172f8895b8bce7c340961f954 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-10T18:30:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Larissa_Coelho.pdf: 7374421 bytes, checksum: 156f3b5172f8895b8bce7c340961f954 (MD5) Previous issue date: 2025-07-30eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DIREITO/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação escolar quilombola;por
dc.subjectreivindicações;por
dc.subjectcapitalismo;por
dc.subjectracismo;por
dc.subjectcolonialidade.por
dc.subjectquilombola School Education;eng
dc.subjectdemands;eng
dc.subjectcapitalism;eng
dc.subjectracism;eng
dc.subjectcoloniality.eng
dc.subject.cnpqPolíticas Públicaspor
dc.subject.cnpqAntropologia Educacionalpor
dc.titlePolítica pública educacional quilombola em Itapecuru-Mirim/MA: uma análise a partir da perspectiva das lideranças quilombolas (2019-2024)por
dc.title.alternativeQuilombola public educational policy in Itapecuru-Mirim/MA: an analysis from the perspective of quilombola leaders (2019-2024)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa_Coelho.pdfDissertação de Mestrado7,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.