Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGARCIA, Letícia Alaniz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787413326530135por
dc.contributor.advisor1SILVA, José de Ribamar Sá-
dc.contributor.referee1SILVA, José de Ribamar Sá-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0418404538115970por
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Maria do Socorro Sousa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4538063821382720por
dc.contributor.referee3BOTELHO, Raimundo Edson Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140241149639520por
dc.date.accessioned2025-09-10T18:21:09Z-
dc.date.issued2025-07-29-
dc.identifier.citationGARCIA, Letícia Alaniz. Agricultura familiar e acesso ao mercado institucional: Uma análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Unidade Regional de Educação de São Luís, Maranhão, no período de 2021 a 2024. 2025. 115 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6486-
dc.description.resumoA presente dissertação investiga o acesso de agricultores e agricultoras familiares ao mercado institucional no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Unidade Regional de Educação de São Luís (URE São Luís), ligada à Secretaria de Estado de Educação do Maranhão, no período de 2021 a 2024. Orientada pelo método materialista histórico e dialético, buscou-se compreender a agricultura familiar pelo debate teórico e também a partir da sua configuração atual no Brasil e no Maranhão. Pelo resgate do histórico da política de alimentação escolar, demonstrou-se que a inclusão da agricultura familiar deriva do reconhecimento da importância desse segmento social, fruto de mobilizações políticas intensificadas a partir da década de 1990. A partir da análise de documentos oficiais e da pesquisa de campo, o estudo mostra que o acesso ao mercado estudado se encontra restrito aos grupos formais consolidados, com capacidade logística de aquisição de alimentos e de transporte, de forma que a política não explora a diversidade da agricultura familiar e precisa de mecanismos complementares e não previstos nas normativas, como acordos entre os agricultores familiares, para resultados menos excludentes.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates the access of family farmers to the institutional market established within the scope of the National School Feeding Program (PNAE) in the São Luís Regional Education Unit (URE São Luís), which is part of the Maranhão State Department of Education, during the period from 2021 to 2024. Guided by the historical and dialectical materialist method, the study seeks to understand family farming through theoretical debates as well as its current configuration in both the Brazilian and Maranhão contexts. By tracing the history of the school feeding policy, it is demonstrated that the inclusion of family farming results from the recognition of this social segment’s importance, shaped by political mobilizations since the 1990s. Based on the analysis of official documents and field research, the study shows that access to the institutional market under investigation is largely restricted to consolidated formal groups with logistical capacity and transportation. Consequently, the policy fails to encompass the diversity of family farming and requires complementary mechanisms, like agreements among family farmers, in order to achieve less exclusionary outcomes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-09-10T18:21:09Z No. of bitstreams: 1 LETÍCIA ALANIZ GARCIA.pdf: 2190971 bytes, checksum: 21487c6a7d6182bc9c46f0a32ee5fa07 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-10T18:21:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LETÍCIA ALANIZ GARCIA.pdf: 2190971 bytes, checksum: 21487c6a7d6182bc9c46f0a32ee5fa07 (MD5) Previous issue date: 2025-07-29eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlimentação Escolar;por
dc.subjectMercado Institucional;por
dc.subjectAgricultura Familiarpor
dc.subjectSchool Feeding;eng
dc.subjectFamily Farming;eng
dc.subjectInstitutional marketseng
dc.subject.cnpqEconomia dos Programas de Bem-Estar Socialpor
dc.titleAGRICULTURA FAMILIAR E ACESSO AO MERCADO INSTITUCIONAL: Uma análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Unidade Regional de Educação de São Luís, Maranhão, no período de 2021 a 2024por
dc.title.alternativeFamily Farming and Access to the Institutional Market: An analysis of the Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) in the São Luís, Maranhão, from 2021 to 2024eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA ALANIZ GARCIA.pdfDissertação de Mestrado2,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.