Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNÓBREGA, Alan Torres de Andrade-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6343328765503715por
dc.contributor.advisor1TORRES JÚNIOR, Audálio Rebelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5754302161987633por
dc.contributor.referee1TORRES JUNIOR, Audalio Rebelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5754302161987633por
dc.contributor.referee2DIAS, Francisco José da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200107984177615por
dc.contributor.referee3LIMA, Shigeaki Leite de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754927233855300por
dc.date.accessioned2025-09-05T13:22:12Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.citationNÓBREGA, Alan Torres de Andrade. Análise de comportamento de embarcações no complexo estuarino de São Marcos, à vista de um local port service. 2024. 60 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6471-
dc.description.resumoMuitas são as variáveis envolvidas nos processos de navegação. É de fundamental importância que elas sejam conhecidas e que se tenha ciência do seu grau de influência aos desvios que infringem as normas marítimas internacionais e boas práticas de marinharia. O presente trabalho visa analisar o comportamento das embarcações com destino ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM) após a chegada ao canal de acesso, e buscará encontrar um padrão que leve à materialização das ocorrências que oferecem risco à navegação. Para que isso aconteça, se faz necessário conhecer o processo produtivo de maneira abrangente, trazendo as características do Complexo Estuarino de São Marcos (CESM), seus aspectos climáticos através do levantamento de dados meteoceanográficas (marés e correntes), além de fatores intrínsecos às atividades que na maioria das vezes não são observados, como particularidades dos armadores, embarcações e tripulações. O trabalho mostrará a relevância mundial de TMPM, destacando a necessidade de haver condições propícias para o atendimento aos navios, visando sempre a segurança e a minimização de riscos. Sob a ótica de um Local Port Service (LPS), um tecnológico sistema de monitoramento marítimo, ocorrerá a elaboração de avaliações, que se bem interpretadas, poderão gerar não apenas ações reativas, mas de caráter preventivo e contínuo, como a revisão de procedimentos para se trabalhar nas principais fragilidades e promover a melhoria contínua.por
dc.description.abstractThere are many variables involved in navigation processes. It is of fundamental importance that they are known and that they are aware of their degree of influence on deviations that violate international maritime standards and good seamanship practices. The present work aims to analyze the behavior of vessels destined for the Ponta da Madeira Maritime Terminal (TMPM) after arrival at the access channel, and will seek to find a pattern that leads to the materialization of occurrences that pose a risk to navigation. For this to happen, it is necessary to understand the production process in a comprehensive way, bringing the characteristics of the São Marcos Estuarine Complex (CESM), its climatic aspects through the survey of meteoceanographic data (tides and currents), in addition to factors intrinsic to the activities that are most often not observed, such as particularities of shipowners, vessels and crews. The work will show the global relevance of TMPM, highlighting the need for favorable conditions for servicing ships, always aiming for safety and minimizing risks. From the perspective of a Local Port Service (LPS), a technological maritime monitoring system, assessments will be prepared, which if well interpreted, may generate not only reactive actions, but of a preventive and continuous nature, such as the review of procedures for work on the main weaknesses and promote continuous improvement.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-09-05T13:22:12Z No. of bitstreams: 1 Alan Torres de Andrade Nóbrega.pdf: 2367257 bytes, checksum: 75a7ae7ee4abd2172758733b8d4edb26 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-05T13:22:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alan Torres de Andrade Nóbrega.pdf: 2367257 bytes, checksum: 75a7ae7ee4abd2172758733b8d4edb26 (MD5) Previous issue date: 2024-06-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNavegação;por
dc.subjectterminal;por
dc.subjectmeteoceanográficas;por
dc.subjectLPSpor
dc.subjectNavigation;eng
dc.subjectterminal;eng
dc.subjectmeteoceanographic;eng
dc.subjectLPSeng
dc.subject.cnpqOceanografia Físicapor
dc.titleANÁLISE DE COMPORTAMENTO DE EMBARCAÇÕES NO COMPLEXO ESTUARINO DE SÃO MARCOS, À VISTA DE UM LOCAL PORT SERVICEpor
dc.title.alternativeANALYSIS OF VESSEL BEHAVIOR IN THE SÃO MARCOS ESTUARINE COMPLEX, IN VIEW OF A PORT SERVICE LOCATIONeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alan Torres de Andrade Nóbrega.pdfDissertação de Mestrado2,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.