Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6469
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM |
Título(s) alternativo(s): | Similarity of Triangles in Elementary School: Teaching Strategies and Their Contributions to Learning |
Autor: | BOAS, Núbia César Villas ![]() |
Primeiro orientador: | AMARAL, Luís Fernando Coelho |
Primeiro membro da banca: | AMARAL, Luís Fernando Coelho |
Segundo membro da banca: | SOUZA, Valeska Martins de |
Terceiro membro da banca: | SILVA FILHO, João Coelho |
Resumo: | Esta dissertação investiga o ensino da semelhança de triângulos no Ensino Fundamental, utilizando a teoria dos níveis de pensamento geométrico de Van Hiele articulada à abordagem da Etnomatemática. O estudo foi realizado em uma escola quilombola, com o objetivo de compreender como essas referências teóricas e culturais contribuem para o desenvolvimento do raciocínio geométrico dos alunos, respeitando seu contexto sociocultural. A metodologia envolveu uma intervenção pedagógica composta por cinco encontros, nos quais foram aplicadas atividades práticas e reflexivas para diagnosticar e promover o avanço nos níveis de pensamento geométrico dos estudantes. Os resultados indicaram que, embora inicialmente os alunos apresentassem um nível reduzido de compreensão geométrica, houve progresso significativo ao longo das atividades. A valorização dos saberes culturais por meio da Etnomatemática mostrou-se fundamental para o engajamento dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade local. Conclui-se que a combinação dessas abordagens favorece o ensino da geometria, promovendo avanços conceituais e maior interesse dos alunos pelo conteúdo. Espera-se que este estudo contribua para futuras pesquisas sobre metodologias inovadoras e contextualizadas no ensino da matemática, especialmente em comunidades culturalmente diversas. |
Abstract: | This dissertation investigates the teaching of triangle similarity in elementary education, using Van Hiele’s theory of geometric thought levels combined with the Ethnomathematics approach. The study was conducted in a quilombola school, aiming to understand how these theoretical and cultural references contribute to the development of students’ geometric reasoning while respecting their sociocultural context. The methodology involved a pedagogical intervention consisting of five sessions, during which practical and reflective activities were applied to diagnose and promote students’ progress in geometric thinking levels. Results indicated that, although students initially showed a limited level of geometric understanding, significant progress was observed throughout the activities. Valuing cultural knowledge through Ethnomathematics proved essential for student engagement, making learning more meaningful and connected to the local reality. It is concluded that combining these approaches enhances geometry teaching, fostering conceptual advances and increased student interest in the content. This study is expected to contribute to future research on innovative and contextualized methodologies in mathematics education, especially in culturally diverse communities. |
Palavras-chave: | Ensino de Geometria; Semelhança de Triângulos; Van Hiele; Etnomatemática; Aprendizagem Geometry Teaching; Triangle Similarity; Van Hiele; Ethnomathematics; Learning |
Área(s) do CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | BOAS, Núbia César Villas. Semelhança de triângulos no ensino fundamental: Estratégias de ensino e suas contribuições para aprendizagem. 2025. 67 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6469 |
Data de defesa: | 1-Ago-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Núbia César Villas Boas.pdf | Dissertação de Mestrado | 5,42 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.