Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6469
Tipo do documento: Dissertação
Título: SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM
Título(s) alternativo(s): Similarity of Triangles in Elementary School: Teaching Strategies and Their Contributions to Learning
Autor: BOAS, Núbia César Villas 
Primeiro orientador: AMARAL, Luís Fernando Coelho
Primeiro membro da banca: AMARAL, Luís Fernando Coelho
Segundo membro da banca: SOUZA, Valeska Martins de
Terceiro membro da banca: SILVA FILHO, João Coelho
Resumo: Esta dissertação investiga o ensino da semelhança de triângulos no Ensino Fundamental, utilizando a teoria dos níveis de pensamento geométrico de Van Hiele articulada à abordagem da Etnomatemática. O estudo foi realizado em uma escola quilombola, com o objetivo de compreender como essas referências teóricas e culturais contribuem para o desenvolvimento do raciocínio geométrico dos alunos, respeitando seu contexto sociocultural. A metodologia envolveu uma intervenção pedagógica composta por cinco encontros, nos quais foram aplicadas atividades práticas e reflexivas para diagnosticar e promover o avanço nos níveis de pensamento geométrico dos estudantes. Os resultados indicaram que, embora inicialmente os alunos apresentassem um nível reduzido de compreensão geométrica, houve progresso significativo ao longo das atividades. A valorização dos saberes culturais por meio da Etnomatemática mostrou-se fundamental para o engajamento dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade local. Conclui-se que a combinação dessas abordagens favorece o ensino da geometria, promovendo avanços conceituais e maior interesse dos alunos pelo conteúdo. Espera-se que este estudo contribua para futuras pesquisas sobre metodologias inovadoras e contextualizadas no ensino da matemática, especialmente em comunidades culturalmente diversas.
Abstract: This dissertation investigates the teaching of triangle similarity in elementary education, using Van Hiele’s theory of geometric thought levels combined with the Ethnomathematics approach. The study was conducted in a quilombola school, aiming to understand how these theoretical and cultural references contribute to the development of students’ geometric reasoning while respecting their sociocultural context. The methodology involved a pedagogical intervention consisting of five sessions, during which practical and reflective activities were applied to diagnose and promote students’ progress in geometric thinking levels. Results indicated that, although students initially showed a limited level of geometric understanding, significant progress was observed throughout the activities. Valuing cultural knowledge through Ethnomathematics proved essential for student engagement, making learning more meaningful and connected to the local reality. It is concluded that combining these approaches enhances geometry teaching, fostering conceptual advances and increased student interest in the content. This study is expected to contribute to future research on innovative and contextualized methodologies in mathematics education, especially in culturally diverse communities.
Palavras-chave: Ensino de Geometria;
Semelhança de Triângulos;
Van Hiele;
Etnomatemática;
Aprendizagem
Geometry Teaching;
Triangle Similarity;
Van Hiele;
Ethnomathematics;
Learning
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: BOAS, Núbia César Villas. Semelhança de triângulos no ensino fundamental: Estratégias de ensino e suas contribuições para aprendizagem. 2025. 67 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6469
Data de defesa: 1-Ago-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Núbia César Villas Boas.pdfDissertação de Mestrado5,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.