Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBOAS, Núbia César Villas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8224220113680461por
dc.contributor.advisor1AMARAL, Luís Fernando Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0080630814123976por
dc.contributor.referee1AMARAL, Luís Fernando Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0080630814123976por
dc.contributor.referee2SOUZA, Valeska Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749585288939624por
dc.contributor.referee3SILVA FILHO, João Coelho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8407354545744277por
dc.date.accessioned2025-09-05T12:04:55Z-
dc.date.issued2025-08-01-
dc.identifier.citationBOAS, Núbia César Villas. Semelhança de triângulos no ensino fundamental: Estratégias de ensino e suas contribuições para aprendizagem. 2025. 67 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6469-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o ensino da semelhança de triângulos no Ensino Fundamental, utilizando a teoria dos níveis de pensamento geométrico de Van Hiele articulada à abordagem da Etnomatemática. O estudo foi realizado em uma escola quilombola, com o objetivo de compreender como essas referências teóricas e culturais contribuem para o desenvolvimento do raciocínio geométrico dos alunos, respeitando seu contexto sociocultural. A metodologia envolveu uma intervenção pedagógica composta por cinco encontros, nos quais foram aplicadas atividades práticas e reflexivas para diagnosticar e promover o avanço nos níveis de pensamento geométrico dos estudantes. Os resultados indicaram que, embora inicialmente os alunos apresentassem um nível reduzido de compreensão geométrica, houve progresso significativo ao longo das atividades. A valorização dos saberes culturais por meio da Etnomatemática mostrou-se fundamental para o engajamento dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade local. Conclui-se que a combinação dessas abordagens favorece o ensino da geometria, promovendo avanços conceituais e maior interesse dos alunos pelo conteúdo. Espera-se que este estudo contribua para futuras pesquisas sobre metodologias inovadoras e contextualizadas no ensino da matemática, especialmente em comunidades culturalmente diversas.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates the teaching of triangle similarity in elementary education, using Van Hiele’s theory of geometric thought levels combined with the Ethnomathematics approach. The study was conducted in a quilombola school, aiming to understand how these theoretical and cultural references contribute to the development of students’ geometric reasoning while respecting their sociocultural context. The methodology involved a pedagogical intervention consisting of five sessions, during which practical and reflective activities were applied to diagnose and promote students’ progress in geometric thinking levels. Results indicated that, although students initially showed a limited level of geometric understanding, significant progress was observed throughout the activities. Valuing cultural knowledge through Ethnomathematics proved essential for student engagement, making learning more meaningful and connected to the local reality. It is concluded that combining these approaches enhances geometry teaching, fostering conceptual advances and increased student interest in the content. This study is expected to contribute to future research on innovative and contextualized methodologies in mathematics education, especially in culturally diverse communities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-09-05T12:04:55Z No. of bitstreams: 1 Núbia César Villas Boas.pdf: 5549928 bytes, checksum: aa40d6b831d1717ae6bf71b9f2f4812e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-05T12:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Núbia César Villas Boas.pdf: 5549928 bytes, checksum: aa40d6b831d1717ae6bf71b9f2f4812e (MD5) Previous issue date: 2025-08-01eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Geometria;por
dc.subjectSemelhança de Triângulos;por
dc.subjectVan Hiele;por
dc.subjectEtnomatemática;por
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectGeometry Teaching;eng
dc.subjectTriangle Similarity;eng
dc.subjectVan Hiele;eng
dc.subjectEthnomathematics;eng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleSEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEMpor
dc.title.alternativeSimilarity of Triangles in Elementary School: Teaching Strategies and Their Contributions to Learningeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Núbia César Villas Boas.pdfDissertação de Mestrado5,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.