Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6467
Tipo do documento: Dissertação
Título: ARTE/EDUCAÇÃO ESCOLAR E SOCIAL: Práticas artísticas como recursos metodológicos para auxiliar crianças vítimas de violência do ensino fundamental do 1º e 2º ano
Título(s) alternativo(s): ART/SCHOOL AND SOCIAL EDUCATION: Artistic practices as methodological resources to help children who are victims of violence in elementary school grades 1st and 2nd
Autor: FERNANDES, Luzangela Cristina da Silva Leite 
Primeiro orientador: SILVEIRA, Francisca Morais da
Primeiro membro da banca: SILVEIRA, Francisca Morais da
Segundo membro da banca: PORTO, Íris Maria Ribeiro
Terceiro membro da banca: ROCHA, Maira Teresa Gonçalves
Quarto membro da banca: LEAL, Carlos Santos
Quinto membro da banca: FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o uso de práticas artísticas como recursos metodológicos para auxiliar crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental que são vítimas de violência. O problema central da investigação foi: Como organizar práticas artísticas e pedagógicas para subsidiar o enfrentamento à violência física e emocional contra crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental? O objetivo geral foi a investigação das contribuições das práticas artísticas e pedagógicas para o trabalho com crianças em uma escola do município de Raposa-MA, resultando na elaboração de um Manual Pedagógico com orientações teóricas e metodológicas para o enfrentamento da violência no ambiente escolar. Os objetivos específicos incluíram: contextualizar a importância do ensino de arte na educação infantil e sua contribuição para o desenvolvimento das crianças; explorar a Sociologia e a Psicologia da Arte como suporte teórico para identificar e auxiliar crianças em situações de violência; aplicar metodologias e técnicas artísticas em sala de aula como recurso pedagógico; e identificar, por meio dessas práticas, crianças que pudessem estar sofrendo algum tipo de violência. Sua metodologia adotada foi qualitativa, ancorada na sociologia e psicologia da arte e da educação. Entre os principais referenciais teóricos destacaramse: Legislação: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069/1990. Autores: Ana Mae Tavares Barbosa (Abordagem Triangular, 1980), Giulio Carlo Argan e Maurizio Fagiolo (1994), Jean-Luc Chalumeau (“Teoria da Arte”, 1997), Cynthia A. Freeland (“Teoria da Arte: Uma breve introdução”, 2007), Maria Felisminda de Rezende Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2009), Anamélia Bueno Buoro (2009), e Viktor Lowenfeld e W. Lambert Brittain (1977). Referências artísticos: Pablo Picasso (1881–1973), Edvard Munch (1863–1944), Tarsila do Amaral (1886–1973) e Cândido Portinari (1903–1962). O produto da pesquisa foi um Manual Pedagógico para educadores. Esse manual incluiu contextualização sobre a violência infantil e seus impactos comportamentais; atividades artísticas voltadas para ajudar crianças a expressarem experiências de violência e orientações para educadores sobre identificação e abordagem de casos de violência; configurando-se como uma ferramenta essencial para capacitar educadores, promover o enfrentamento à violência infantil e conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e garantir o desenvolvimento saudável das crianças.
Abstract: This research focuses on the use of artistic practices as methodological resources to assist children in the 1st and 2nd years of elementary school who are victims of violence. The central issue of the investigation was: How to organize artistic and pedagogical practices to support the confrontation of physical and emotional violence against children in the 1st and 2nd years of elementary school? The general objective was to investigate the contributions of artistic and pedagogical practices for working with children in a school in the municipality of Raposa-MA, resulting in the development of a Pedagogical Manual with theoretical and methodological guidelines for confronting violence in the school environment. The specific objectives included: contextualizing the importance of art education in early childhood education and its contribution to children's development; exploring the Sociology and Psychology of Art as theoretical support to identify and assist children in situations of violence; applying artistic methodologies and techniques in the classroom as a pedagogical resource; and identifying, through these practices, children who might be experiencing some form of violence. The methodology adopted was qualitative, grounded in the sociology and psychology of art and education. Among the main theoretical references, the following stand out: Legislation: Statute of the Child and Adolescent (ECA) – Law No. 8.069/1990. Authors: Ana Mae Tavares Barbosa (Triangular Approach, 1980), Giulio Carlo Argan and Maurizio Fagiolo (1994), Jean-Luc Chalumeau (“Theory of Art”, 1997), Cynthia A. Freeland (“Theory of Art: A Brief Introduction”, 2007), Maria Felisminda de Rezende Fusari and Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2009), Anamélia Bueno Buoro (2009), and Viktor Lowenfeld and W. Lambert Brittain (1977). Artistic references: Pablo Picasso (1881–1973), Edvard Munch (1863–1944), Tarsila do Amaral (1886–1973), and Cândido Portinari (1903–1962). The product of the research was a Pedagogical Manual for educators. This manual included contextualization on child violence and its behavioral impacts; artistic activities aimed at helping children express experiences of violence and guidelines for educators on identifying and addressing cases of violence; thereby constituting an essential tool to empower educators, promote the confrontation of child violence, and raise awareness in society about the importance of protecting and ensuring the healthy development of children.
Palavras-chave: Arte;
práticas artísticas;
violência;
recursos metodológicos
Art;
artistic practices;
violence;
methodological resources
Área(s) do CNPq: Psicologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: FERNANDES, Luzangela Cristina da Silva Leite. Arte/educação escolar e social: Práticas artísticas como recursos metodológicos para auxiliar crianças vítimas de violência do ensino fundamental do 1º e 2º ano. 2025. 131 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6467
Data de defesa: 13-Mai-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUZANGELA CRISTINA DA SILVA LEITE FERNANDES.pdfDissertação de Mestrado13,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.